Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Dia Mundial da Alimentação

Hoje é Dia Mundial da Alimentação! O problema da obesidade nos países em desenvolvimento está-se a tornar assustador, particularmente quando este problema afecta muito a camada infantil e juvenil! Esta coisa da TV e playsation a mais é uma grande chatice!
Fiquei preocupada um dia destes quando um primo me disse que a filhota dele (com 12 anos) não sabia andar de bicicleta (nem com rodinhas!) mas que conhecia e se movimentava bem nas cidades virtuais da net (aquelas em que o boneco que somos nasce, come, vai às compras, ao cinema, anda de bicicleta, casa, tem filhos, cresce, etc, etc) eu que nem sabia o que isso era!!

No meu tempo...(pareço uma velhota a falar!) não havia cá playsations nem coisas do género! Corria-se, andáva-se de bicicleta, conversáva-se com os amigos, saltava-se à corda, jogáva-se ao berlinde, VIVIA-SE AO AR LIVRE, essa coisa da obesidade não tinha hipótese nenhuma com tanto pulo!

Faço lembrar que a alimentação saudável não significa passar fome! Para mim, alimentação saudável é mais interiorizar algumas regras a ter quando se servem refeições: acompanhar cada refeição como uma coisa verde (vegetal) sempre, incluir a sopa (sempre ou quase sempre), fruta (de preferência no início das refeições e não no fim, abolir os referigerantes e coisas do género, águinha senhores que é muito boa!! (os adultos podem incluir o vinho, está bem!). De vez em quando, (não sempre!!) incluir uma sobremesa doce e o sumito tão adorado pela criançada, isto só para eles não se vingarem!!

A minha filha lá foi com uma peça de fruta na lancheira (porque hoje é dia mundial da alimentação), mas devia ser hoje e todos os dias! Assim como o dia da mãe, do pai, o Natal, o dia dos namorados (principalmente este!!), dia da criança, do não fumador, do coração...etc

Um bom DIA DA ALIMENTAÇÃO para todos!

Deixo links sobre o assunto...






2 comentários:

Serenidade disse...

Pois que todos os dias sejam dia mundial da alimentação.
No meu tempo andava-se de bicicleta, saltava-se às cordas, jogava-se ao elástico, ao fuebol e com sem bola...etc e faziam-se piqueniques com fruta, pão, marmelada caseira... etc... tudo saudável e eramos crianças robustas...

Serenos sorrisos

A Professorinha disse...

E às vezes é tão fácil uma alimentação saudável!!... E nós nem sequer temos a noção do mal que comemos...

Fica bem