Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Ensino tradicionalista ou inovador?


Tenho por hábito guardar alguns artigos que me vão interessando aqui e além. E há pouco tempo estive a rever um artigo publicado na revista Sábado em Janeiro de 2005, escrito por António Sarmento.

O artigo era sobre escolas que praticam estratégias e métodos de ensino inovadores, e, sobre a escola da Ponte, referia-se:

"De facto, as formas de ensinar são inovadoras. As crianças têm a liberdade para escolher o que querem aprender: o Programa é aprovado pelo ME, mas o método de ensino é diferente. De 15 em 15 dias, os alunos preenchem uma ficha onde definem o plano de estudos para esse período. Isto é dentro da mesma sala de aula um aluno pode estudar português e outro inglês. E no final fazemos uma auto-avaliação do nosso trabalho, explica Inês de 8 anos.
Este método existe por cá à 30 anos. Na escola da Ponte não há livro de ponto para marcar falta aos estudantes, raramente se fazem testes e as crianças podem levantar-se da cadeira para tirarem dúvidas com outros colegas. "Desta forma aprendem a gerir o seu tempo, a planificar as tarefas e a gerir situações imprevisíveis", (...)

Não era isto o verdaddeiramente desejável no Ensino de uma forma geral??? Porquê que só em algumas escolas (muitas delas particulares) é que tais métodos são postos em prática??

Mais para a frente, no mesmo artigo, surge um pequeno quadro comparando os métodos de ensino "Frente a Frente":

Tradicional:

- Ensino com base na memorização.
- O professor é que define os temas.
- O programa das disciplinas é seguido à risca.
- Os livros e os cadernos são a principal ferramenta de trabalho.
- Não há o hábito de organizar debates com os alunos.

Inovador:
- As crianças escolhem os temas a estudar.
- Organizam debates e realizam trabalhos em grupo.
- As letras do abecedário são aprendidas em conjunto na frase.
- Os alunos cantam e fazem peças de teatro.

Então? Escolhem o método tradicionalista ou o inovador?? Já sei que andam pressionados com as planificações e o programa para cumprir...mas será que não podemos cumprir com estes objectivos pondo em prática o método inovador?(e faltam imensos pontos na listagem acima...).

Quantos de nós, no estágio, fazemos imensas coisas diferentes e, mais ou menos, conseguimos inovar e ser "construtivistas" e "sócio-construtivistas" e, de repente, passados uns anitos lá se vai o que aprendemos nas Escolas Superiores de Educação e Faculdades??!!

Quantos de nós fazemos ou tentamos fazer coisas diferentes, verdadeiramente adaptadas a cada turma, coisas que, por vezes (a maior parte das vezes), não deveriamos fazer "copy paste" dos anos anteriores..."ah eu já tinha isto do ano passado...tá feito!".

É assim que vamos tornar a nossa sociedade inovadora, diferente, auto-crítica, tecnológica... ??

Mãos à obra, inovem (para quem não está a inovar) - podem consultar na net imensas ideias, ponham os alunos a trabalhar em pares (mesmo na Matemática), façam com eles trabalhos investigativos e deslumbrem-se com as suas conclusões...é que eles são seres pensantes!!
Para quem já inova ...continuem a inovar!! SEMPRE!!

PS - e por vezes, mesmo aqueles alunos "indisciplinados" saiem-se muito bem com estes métodos "diferentes".

Sem comentários: