Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

A prodigiosa aventura das plantas de Jean - Marie Pelt e Jean - Pierre Cuny

Hoje decidi partilhar um livro magnífico, já tem uns anitos valentes, mas continua a ser muito engraçado e pode ser aproveitado aqui e além para aulas de Ciências da Natureza, ora vejam se não tenho razão...

Quando queremos falar das plantas nas nossas aulas, que tal dar um "cheirinho" de evolução dos seres vegetais? E este livro que vos apresento está recheado de textos engraçadíssimos que podem ser adaptados para fichas de trabalho muito interessantes, em que podemos colocar os alunos a interpretar e a conhecer um pouco mais da origem e evolução dos vegetais.

" Capítulo I - À procura da primeiríssima planta:
No qual se descobre que o ceú é azul porque o mar é verde. Que o aparecimento do oxigénio foi uma catástrofe ecológica. Que é à força de muito apanhar que se aprende como é a vida. Que os índios do mundo vegetal vivem em reservas e que os chineses descobriram a abominável alga das neves."

E é assim que começa o Capítulo I do livro, só por este começo abre logo o apetite! Ou não? Mais um bocadito...

"Um caule de musgo isolado já é uma planta em miniatura. É aí que está a proeza, a invenção do caule e das folhas. Para se perceber a que ponto se trata de uma proeza basta ver, em comparação, a morfologia das algas, essas avós marítimas dos musgos. Têm formas muito diversas, por vezes muito belas, mas nelas não se diferenciam nitidiamente as folhas e o caule!

Para viver dentro de água não precisam de complicar a vida! Basta flutuarem molemente, agarradas por um pé, um pé que não é uma raíz mas simplesmente uma fixação."

Atenção que as algas - vêm, ainda, em muitos manuais de ciências, como pertencendo ao reino das plantas, mas tal não é correcto porque muitas pertencem ao reino dos protistas e poucas têm uma relação evolutiva com as plantas ditas "superiores". Podem espreitar este artigo da wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alga

Também é interessante verificar que existe uma classificação mais actual dos seres vivos, relativamente àquela que vem nos manuais e que é mais corrente (a que classifica os seres vivos em 5 reinos), no entanto, estes novos conhecimentos (que não são assim tão novos como isso!), ainda não são incluidos nos manuais de ciências! Para conhecer um pouco mais sobre este assunto convido-vos a espreitarem o site http://www.cientic.com/tema_monera_jorn12.html.
Este livro também é bom para aqueles que acham que esta coisa da botânica é uma seca e não desperta interesse nenhum...leiam, vão-se rir e chorar por mais!!

1 comentário:

Maria Inácio disse...

Olá Girafa Cor de Rosa!
Passei para agradeçer a visita as minhas Vivências.
Fiquei contente de saber que gostou.
As visitas sao sempre bem vindas!!!!!
Um beijo e que fique bem!
Tambem voltarei aqui.