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Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Ideias simples para inovar no ensino da Matemática e das Ciências


Escrevi um post há alguns dias atrás sobre inovação no ensino e acredito que um professor dentro (ou fora) da sala de aula tem que fazer pouco diferente do habitual para inovar, apenas tem de pensar de que forma poderá leccionar os conteúdos para que haja uma aprendizem mais efectiva, mais significativa para os alunos.

Pequenas coisas provavelmente fazem a diferença, umas destas "pequenas" coisas é, por exemplo, numa aula de matemática pedir aos alunos para trabalharem dois a dois (o que não é difícil porque a sua disposição normal dentro da sala já é esta e por isso não existem grandes transtornos). Depois com tarefas interessantes abordar conteúdos que apelem à exploração e investigação, colocá-los a fazer pequenos relatórios, a organizarem informações em tabelas, etc...não menos importante é, tal como referenciam vários autores, criar espaços onde o aluno tenha possibilidade de comunicar as suas ideias tanto ao professor como ao seu par e colegas de turma. Devem assim existir "espaços" para os alunos explorarem, formularem problemas, desenvolverem estratégias, comunicarem, etc.

Como gostaria muito de fazer "diferente" quando der as minhas aulas de Matemática e Ciências, estudo avidamente outras possibilidades de ensinar, de modo a que as minhas mensagens (leia-se conteúdos) passem de forma efectiva, então, descobri algumas coisas que podem mostrar um pouco aquilo que acho ser o ideal, espreitem: "Da fantasia à abstracção...
Partilhado por Teresa Marques
e também o blogue: http://matteia.blogspot.com/ que acho estar com informações e ideias magníficas, para as aulas de Matemática do 5º e 6º ano.

A avaliação é também algo que podemos inovar...que tal em vez das habituais fichas de trabalho e de avaliação fazer portefólios?! Ou cartazes, ou outro tipo de instrumentos de avaliação? espreitem este artigo sobre a avaliação através de portefólios, acho que vão gostar: A avaliação através de portefólio. Muitíssimo mais havia a dizer sobre este tema - o da inovação, o de tentar ser diferente para que os alunos COMPREENDAM e não decorem ou memorizem. Deixo aqui a quem queira o desafio de lançarem "sementes", de darem ideias, indicarem sites/blogues, de partilharem experiências de algo que fizeram "diferente" e se teve ou não bom acolhimento por parte dos alunos, comprometo-me a juntar essas ideias e fazer um post com elas para que todos possam aceder a elas e praticá-las se assim quiserem.

Deixo duas ideias minhas do ano passado em Matemática, com o Tangram em que o guião de perguntas foi o seguinte:

Investiga a relação que existe entre as áreas:

Do triângulo maior e do triângulo médio;
Do triângulo maior e do triângulo menor;
Do triângulo menor e do triângulo médio;

Investiga a relação que existe entre as áreas:

Do triângulo menor e do quadrado;
Do triângulo menor e do paralelogramo;
Do triângulo menor e do triângulo médio;

Constrói as figuras representadas no papel que foi distribuído ao teu grupo de trabalho.

Depois os alunos colocaram os seus trabalhos no placard da sala.

Outra, foi ter trabalhado com o Microsoft Excel quando falámos de estatística, e com os dados da turma (idades, profissão desejada, desportos praticados, etc) os alunos fizeram gráficos e interpretaram-nos e comunicaram resultados aos colegas (adoraram esta aula!).

Em Ciências com textos diversos sobre a reprodução dos animais e um guião de perguntas os alunos foram construindo cartazes por grupo de trabalho, no final apresentaram aos colegas e explicaram cada um dos cartazes. Reparei que estavam activos e havia barulho, mas estavam a trabalhar uns com os outros.

Acredito assim que existem formas diferentes de dar aulas, recorrendo menos ao manual, menos ao "treino", "menos ao mais do mesmo", e cada turma é um mundo diferente, se umas coisas funcionam para uns para outros não funcionam de facto, mas funcionam outras e o construtivismo e o sócio-construtivismo é possível, sim, há que ser insistente e persistente e não desistir de tentar chegar até eles, motivando, apelando à exploração, à curiosidade, etc...

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