Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

domingo, 14 de outubro de 2007

Leiam às vossas crianças!

Na semana passada a minha filhota mais nova, que anda no 1º ano do 1º Ciclo (era mais fácil dizer 1ª classe!) veio para casa toda contente com um livro debaixo do braço a dizer:

- mãe já comprei um livro na "bublioteca"!
- filha, não podes "comprar" livros na biblioteca! requisitas livros, mas não os compras, é apenas emprestado. Não é "bublioteca" é biblioteca!

E à noite, enfiei-me na cama dela e li o livro acompanhada pelos olhos atentos e o silêncio dela a devorar cada pedaço da leitura que fazia! E estes momentos com os nossos filhos são aqueles que mais tarde vamos recordar com imenso gosto e vão-nos fazer ter saudades...sim porque o tempo VOA!! Nós bem tentamos agarrá-lo com a mão, mas ele escorre-nos pelos dedos!
O livro que eu li à minha criança foi um do António Mota, excelente escritor para crianças, tem coisas muito giras, vale mesmo a pena.
Fica apenas um pedacito pequeno do livro dele: "Se tu visses o que eu vi":

Numa casa muito estranha


Numa casa muito estranha

toda feita de chocolate

vivia uma bruxa castanha

que adorava o disparate


Punha os copos no fogão

as panelas na banheira

os sapatos nas gavetas

as meias na frigideira;

escrevia com fios de água

dormia sempre de pé

cozinhava numa cama

e comia no bidé.


Varria a casa com garfos

limpava o pó com farinha

deitava cem gatos na sala

e dormia na cozinha



in "Se tu visses o que eu vi" de António Mota



Desde pequeninos que os meus filhotes estão habituados aos livros, porque uma das primeiras coisas que eu fazia quando mudava de cidade era ir conhecer a biblioteca e fazer cartões de leitor para todos. Ao Sábado à tarde fazemos excursão até à biblioteca e trazemos 3x3 = 9 livros para casa!! 3 livros por cartão!


É engraçado verificar a reacção de quem está do lado de lá do balcão, depende da cidade e da biblioteca! Em Coimbra as senhoras do balcão da biblioteca já me conheciam! Estavam habituadas à minha presença, e o atendimento era excelente, era normalíssimo levar 9 livros (até 12 porque nessa altura o núcleo familiar era maior!). Sabiam dar informações, eram super competentes e eficientes e a biblioteca, em si, muito organizada e tem tudo!
Agora, na cidade onde estou de momento, já houve de tudo!! Depende também de quem atende...nos primeiros tempos tinham lá umas senhoras que, valha-me Deus!! Para além da simpatia não reinar a incompetência também estáva presente! E a reacção era no mínimo interessante, com duas pedras na mão diziam logo:


- A Senhora só pode levar 3 livros por cartão!
- Eu sei, dizia eu, tenho 3 cartões!


E elas, coitadas, faziam uma cara de tédio e aborrecimento porque já lhes estava a dar trabalho a mais! Por vezes, era eu que tinha que fazer as requisições todas à mão, porque o sistema informático "estava com problemas"!


Dava comigo a pensar que, se fosse com outros, dificilmente o gosto pela leitura e os livros perduravam muito tempo com atendimento tão "eficiente" e sobretudo "simpático" (isto da simpatia nos locais públicos e mesmo em superficies comerciais tem muito que se lhe diga...).


Mas façam isso! Requisitem, vale a pena! mesmo se as pessoas que estão do lado de lá do balcão da biblioteca da vossa cidade ou local onde moram, sejam antipáticas e ineficientes, puxem por elas, exijam USEM e ABUSEM dos livros e destas infraestruturas maravilhosas que já temos em tantas partes do país... e para quem tem crianças, é excelente, porque não há plano de leitura que valha se os pequenotes não forem maravilhados com os livros desde a mais tenra idade... vir para casa com 9 livros infantis, desconhecidos e recheados de histórias de encantar e fazer sonhar é algo que marca e fica para sempre! E há quem diga que favorecem momentos de partilha únicos, que desenvolvem competências, etc, etc. LEIAM com e para os vossos filhos eles vão gostar e vocês também!!

3 comentários:

Serenidade disse...

Eu uso e abuso dos livros...é tão bom:)

Serenos sorrisos

Branca disse...

Olá passei cá para te conhecer e agradecer a visita no meu sopro... :)
Volta quando quiseres ao meu cantinho!

É verdade, essa falta de simpatia é comum na maioria das bibliotecas e se pedes ajuda porque não conheces o sistema, porque é uma biblioteca que não conheces parece que estamos a "matar" alguém, lá vão eles a arrastar os pés e dizem secamente: "A secção de saúde é aqui, agora procure o livro que quer, tem aí a referência!"
Sem mais comentários...

Sem dúvida que esses são optimos momentos passados em família, os meus pais não tinham esse hábito mas eu costumava ler para uns primos que moram perto dos meus pais e os seus olhos brilhavam tanto com o decorrer da história e aquela hora lá estavam eles com um livro na mão à porta da minha casa, era gratificante para mim e para eles...
Um dia, quando tiver filhos, vou fazer tal e qual como tu fazes...

Gosto do teu cantinho, volto mais vezes!

Beijinhos e boa semana :)

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Serenidade: não admira que abuses dos livros...a escrever assim tão bem no teu blogue...só podia!! Continua! Gosto de te ler e obrigada pela tua visita ao meu humilde cantinho!!

Branca: é tão bom saber que nos vêem!! Que lêem os nossos textos e que ainda por cima gostam do nosso cantinho!! Que bom! Obrigada, vou tentar não frustar as expectativas e "alimentar" este meu espaço o melhor que possa e saiba!