sábado, 27 de outubro de 2007
Quem ensina destas coisas "lindas" às criancinhas??!!
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Os AMIGOS
Hoje partilho convosco palavras mágicas sobre os amigos...essas pessoas tão necessárias! Vejam se não são deliciosas estas palavras que expressam tantos sentimentos:
terça-feira, 23 de outubro de 2007
A prodigiosa aventura das plantas de Jean - Marie Pelt e Jean - Pierre Cuny
Quando queremos falar das plantas nas nossas aulas, que tal dar um "cheirinho" de evolução dos seres vegetais? E este livro que vos apresento está recheado de textos engraçadíssimos que podem ser adaptados para fichas de trabalho muito interessantes, em que podemos colocar os alunos a interpretar e a conhecer um pouco mais da origem e evolução dos vegetais.
" Capítulo I - À procura da primeiríssima planta:
No qual se descobre que o ceú é azul porque o mar é verde. Que o aparecimento do oxigénio foi uma catástrofe ecológica. Que é à força de muito apanhar que se aprende como é a vida. Que os índios do mundo vegetal vivem em reservas e que os chineses descobriram a abominável alga das neves."
domingo, 21 de outubro de 2007
O que me faz SORRIR...
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Gesto simples e no entanto belo!
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Ideias simples para inovar no ensino da Matemática e das Ciências
Pequenas coisas provavelmente fazem a diferença, umas destas "pequenas" coisas é, por exemplo, numa aula de matemática pedir aos alunos para trabalharem dois a dois (o que não é difícil porque a sua disposição normal dentro da sala já é esta e por isso não existem grandes transtornos). Depois com tarefas interessantes abordar conteúdos que apelem à exploração e investigação, colocá-los a fazer pequenos relatórios, a organizarem informações em tabelas, etc...não menos importante é, tal como referenciam vários autores, criar espaços onde o aluno tenha possibilidade de comunicar as suas ideias tanto ao professor como ao seu par e colegas de turma. Devem assim existir "espaços" para os alunos explorarem, formularem problemas, desenvolverem estratégias, comunicarem, etc.
Como gostaria muito de fazer "diferente" quando der as minhas aulas de Matemática e Ciências, estudo avidamente outras possibilidades de ensinar, de modo a que as minhas mensagens (leia-se conteúdos) passem de forma efectiva, então, descobri algumas coisas que podem mostrar um pouco aquilo que acho ser o ideal, espreitem: "Da fantasia à abstracção...
Partilhado por Teresa Marques e também o blogue: http://matteia.blogspot.com/ que acho estar com informações e ideias magníficas, para as aulas de Matemática do 5º e 6º ano.
A avaliação é também algo que podemos inovar...que tal em vez das habituais fichas de trabalho e de avaliação fazer portefólios?! Ou cartazes, ou outro tipo de instrumentos de avaliação? espreitem este artigo sobre a avaliação através de portefólios, acho que vão gostar: A avaliação através de portefólio. Muitíssimo mais havia a dizer sobre este tema - o da inovação, o de tentar ser diferente para que os alunos COMPREENDAM e não decorem ou memorizem. Deixo aqui a quem queira o desafio de lançarem "sementes", de darem ideias, indicarem sites/blogues, de partilharem experiências de algo que fizeram "diferente" e se teve ou não bom acolhimento por parte dos alunos, comprometo-me a juntar essas ideias e fazer um post com elas para que todos possam aceder a elas e praticá-las se assim quiserem.
Deixo duas ideias minhas do ano passado em Matemática, com o Tangram em que o guião de perguntas foi o seguinte:
Investiga a relação que existe entre as áreas:
Do triângulo maior e do triângulo médio;
Do triângulo maior e do triângulo menor;
Do triângulo menor e do triângulo médio;
Investiga a relação que existe entre as áreas:
Do triângulo menor e do quadrado;
Do triângulo menor e do paralelogramo;
Do triângulo menor e do triângulo médio;
Constrói as figuras representadas no papel que foi distribuído ao teu grupo de trabalho.
Depois os alunos colocaram os seus trabalhos no placard da sala.
Outra, foi ter trabalhado com o Microsoft Excel quando falámos de estatística, e com os dados da turma (idades, profissão desejada, desportos praticados, etc) os alunos fizeram gráficos e interpretaram-nos e comunicaram resultados aos colegas (adoraram esta aula!).
Em Ciências com textos diversos sobre a reprodução dos animais e um guião de perguntas os alunos foram construindo cartazes por grupo de trabalho, no final apresentaram aos colegas e explicaram cada um dos cartazes. Reparei que estavam activos e havia barulho, mas estavam a trabalhar uns com os outros.
Acredito assim que existem formas diferentes de dar aulas, recorrendo menos ao manual, menos ao "treino", "menos ao mais do mesmo", e cada turma é um mundo diferente, se umas coisas funcionam para uns para outros não funcionam de facto, mas funcionam outras e o construtivismo e o sócio-construtivismo é possível, sim, há que ser insistente e persistente e não desistir de tentar chegar até eles, motivando, apelando à exploração, à curiosidade, etc...
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Dia Mundial da Alimentação
No meu tempo...(pareço uma velhota a falar!) não havia cá playsations nem coisas do género! Corria-se, andáva-se de bicicleta, conversáva-se com os amigos, saltava-se à corda, jogáva-se ao berlinde, VIVIA-SE AO AR LIVRE, essa coisa da obesidade não tinha hipótese nenhuma com tanto pulo!
Faço lembrar que a alimentação saudável não significa passar fome! Para mim, alimentação saudável é mais interiorizar algumas regras a ter quando se servem refeições: acompanhar cada refeição como uma coisa verde (vegetal) sempre, incluir a sopa (sempre ou quase sempre), fruta (de preferência no início das refeições e não no fim, abolir os referigerantes e coisas do género, águinha senhores que é muito boa!! (os adultos podem incluir o vinho, está bem!). De vez em quando, (não sempre!!) incluir uma sobremesa doce e o sumito tão adorado pela criançada, isto só para eles não se vingarem!!
A minha filha lá foi com uma peça de fruta na lancheira (porque hoje é dia mundial da alimentação), mas devia ser hoje e todos os dias! Assim como o dia da mãe, do pai, o Natal, o dia dos namorados (principalmente este!!), dia da criança, do não fumador, do coração...etc
Um bom DIA DA ALIMENTAÇÃO para todos!
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
O pecado da gula
domingo, 14 de outubro de 2007
Leiam às vossas crianças!
Na semana passada a minha filhota mais nova, que anda no 1º ano do 1º Ciclo (era mais fácil dizer 1ª classe!) veio para casa toda contente com um livro debaixo do braço a dizer:
Numa casa muito estranha
toda feita de chocolate
vivia uma bruxa castanha
que adorava o disparate
Punha os copos no fogão
as panelas na banheira
os sapatos nas gavetas
as meias na frigideira;
escrevia com fios de água
dormia sempre de pé
cozinhava numa cama
e comia no bidé.
Varria a casa com garfos
limpava o pó com farinha
deitava cem gatos na sala
e dormia na cozinha
in "Se tu visses o que eu vi" de António Mota
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Ensino tradicionalista ou inovador?
- O professor é que define os temas.
- O programa das disciplinas é seguido à risca.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Só uma perguntinha...
As emoções...
domingo, 7 de outubro de 2007
Em vez de ir dormir estou para aqui a escrever...está-se a tornar um vício!!
sexta-feira, 5 de outubro de 2007
Início de fim de semana prolongado...
Cá por casa fizemos um bolo com aquele preparado maravilhoso que a farinha branca de neve (desculpem a publicidade) lançou no mercado, do tipo: "junte 4 ovos, 1 dl de leite, misture bem com o preparado do pacote e leve ao forno durante 35 min"...et voilá...um bolo de Moka quentinho, pronto a comer, depois vimos um DVD alugado do tipo comédia ligiera ("à dúzia sai mais barato") e no finalzinho do dia fomos ao parque infantil, andar de baloiço, etc (as crianças é claro pq eu já sou grandinha e havia mta gente a ver!!).
E nesta altura em que escrevo e apesar do dia ter sido bom, ter corrido bem...sinto um amargo de boca e uma angústia geral (ou se calhar estou apenas triste), mas escrever isto faz bem e alivia...e mais uma vez...há que ser positiva...afinal até tenho muitaaa sorte...e continuo a escrever aqui (ahn?! nada mau!!). Um BOM FIM DE SEMANA!!!
quinta-feira, 4 de outubro de 2007
Isto de ter um blogue é coisa complicada e outros desabafos...
Eis senão quando me apeteceu escrever...
Houve uma altura que até comecei, mas rapidamente larguei! Será que é desta que vou escrever diariamente?! Aqui?? Neste espaço, onde ninguém me vê, mas todos o podem fazer? Isto é, não me vêem a mim exteriormente, mas podem espreitar para dentro, e segundo muita gente é o conteúdo que importa!
Ai que isto está muito filosófico...promete...ou talvez não!
Seja como for, é um espaço meu, onde tenho oportunidade de desabafar e quiçá conversar e trocar opoiniões com gente que, tal como eu, gosta de partilhar pensamentos neste espaço imenso...vou tentar ser assídua, vou tentar dizer algo quase ou mesmo todos os dias...há sempre alguma coisa interessante a partilhar/desabafar...