Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

domingo, 25 de maio de 2008

Ontem apeteceu-me...


Chovia a potes, ou, "cats and dogs", como preferirem. Aquele tempinho que não apetece nada sair de casa! Mas eu saí porque fui dar umas explicações de Matemática.

Deixei os meninos em casa dos avós, fui dar a tal explicação e depois passei na biblioteca para entregar livros que as crianças tinham requisitado, ia a sair novamente quando verifiquei que estava mesmo a chover bem e eu não tinha chapéu de chuva! Retomei ao interior da biblioteca e desta feita entrei na parte dos adultos (isto é, versus infantil, que é onde entro sempre, esquecendo-me que existe a outra parte).

Tive uma ideia brilhante...e se eu fosse buscar um livro para o devorar de uma ponta à outra, como já há muito tempo não o faço?!

Não obstante a carrada de coisas que tenho para fazer e a carrada de livros que tenho cá em casa para ler, assim fiz. Passei o olhar às prateleiras e sustive-me na literatura Sul Americana, penso mesmo que a minha preferida. Isabel Allende foi o que escolhi, a par de Laura Esquível são as escritoras que mais admiro.
Já li "Paula" e queria ler muito mais dela e parei no "Retrato Sépia". Trouxe para casa qual tesouro debaixo do braço.

Deitei-me no sofá, esqueci-me do mundo lá fora e dos meus afazeres. As crianças continuavam em casa dos avós (eu aproveitei estes poucos momentos para mim:).


Abri o livro e lá fui eu na aventura de ler.
Partilho algumas linhas agora:

" Tao Chi' en levantava-se antes do amanhecer e ia até ao jardim onde fazia os seus exercícios marciais para manter o corpo em forma e o espírito desanuviado. A seguir meditava durante meia hora e depois acendia o fogo na chaleira. Acordava Eliza com um beijo na cara e uma chávena de chá verde, que ela sorvia lentamente na cama."
Estou a gostar, mas entretanto tive de retomar os meus afazeres, mas foi bom embrenhar-me num livro outra vez!

20 comentários:

Paulo Tomás Neves disse...

Os livros são viagens, e os excertos partilhados são uma espécie de fotografias que mostramos aos amigos.
Obrigado pela foto :-)

Eumesma disse...

E ás vezes é tão bom nos alhearmos de tudo, das obrigações, do mundo lá fora, nem que seja por umas horas, não é?? :-)

E os livros tem esse poder, esse fascinio, de nos "transportarem" para outros mundos...

Bjs

mjf disse...

Olá!
Fizes-te muito bem...por vezes precisamos de nos isolar e mimar-nos com coisas que nos dºao prazer...;=) e tu ficas-te muito bem acompanhada

Beijocas
Boa semana

Enfim... disse...

tambem comprei um livro este fim semana lol

a chuva faz destas coisas , looool

beijinhos
boa semana

Filoxera disse...

Duas preferências que partilho: idas regulares à biblioteca e literatura sul-americana. Sobretudo Isabel Allende e G. Garcia Marquez.
Beijos.

1/4 de Fada disse...

É tão bom começar um livro... E então com a casa só para nós! Foi uma escolha muito boa, vais gostar, já li e é muito bom, aluás como todos da autora - não li os últimos, a falta de tempo é medonha! Adorei o post, é muito a minha vida, com a diferença que os meus filhos já são mais velhos.

Alda Serras disse...

Isabel Allende também é uma das minhas autoras preferidas. Já li esses dois de que falas. Tenho "A Soma dos Dias" em cima da mesa-de-cabeceira à espera de melhores dias para ser lido (ofereceram-mo no Natal).

Deixei-te um desafio no meu cantinho. Passa por lá e apanha a corrente, se quiseres.

Boa semana!

sonia disse...

Tà-se mesmo a ver o meu P. acordar-me com um beijo na cara e um chà!!lol

Fizeste bem, para sermos melhores mães temos de ser primeiro melhores pessoas. Eles agradecem e agente então...aqueles momentos so para nos..;hmm uma delicia. Mas depois também é bom ouvir os passos a subirem e aquele grito estridente MAMAAAAAAAAAAAA hehehe
beijinhos

Blue Angel disse...

Que giro! Também são duas das escritoras que mais gosto de ler. Li “A Casa dos espíritos” (por ter uma personagem chamada Nivea) e desde aí tenho lido imensos livros dela! Ofereceram-me agora a "A soma dos Dias" mas ainda não tive oportunidade de ler. Da Laura Esquível, o que mais gostei até hoje foi " Tão Veloz como o Desejo" e é maravilhoso.
A par com elas, adoro Paulo Coelho e Sveva Casati Modignani!

Um beijo

Nivea

Maria disse...

Ler é tão bom.. não só para "espairecer" como parece mesmo que entramos noutro mundo :)
um beijinho.

Pitanga Doce disse...

Mas que vergonha!! Despachas os filhos na casa dos avós e deitas-te no sofá a ler. hehehehehehehe

Olha não fazes idéia de quantas vezes, aí em PT tive que entrar na loja dos chineses por não ter levado guarda-chuva.

beijos e boa leitura.

BlueVelvet disse...

E fizeste muito bem.
Nada como passar um dia a fazer o que nos apetece.
E ler dá-nos tudo: o sonho, a viagem, a paz, o conhecimento.
Dias Felizes

tulipa disse...

Sabe bem
quando ficamos
assim
tranquilamente,
sem esperar nada,
apenas ali
para o que acontecer...

PARABÉNS por ter tomado essa decisão, de vez em quando, temos que esquecer um pouco os afazeres domésticos e...deixarmo-nos ir, conforme nos APETECE.

Beijinhos.

BC disse...

Vim ver o que tinhamos de novo para ler e só agora reparei que o meu comentário não passou.
Não me lembro do que disse, mas provavelmente, que sabe tão bem termos os nossos momentos de reflexão, em sossego e ler um bom livro,voarmos por aí até onde o vento nos levar....
:)

Blue Eyes disse...

Antes demais...obrigada pelo poema "aqui ao lado", Lágrima de Preta de António Gedeão...tinha-o lido quando era pequena (é pá agora já sou grande...) e foi tão giro chegar aqui e relembrá-lo!
Pois é amiga...sou uma desgraça...quando o ZP não está tenho que estudar (que sina a minha...eternamente estudante!), mas sabe realmente bem um tempinho para fazermos o que nos der 'na gana'!

Bom fim-de-semana amiga.*** grandes para os 3.

Anónimo disse...

Olá minha linda, tudo bem?
Tenho andado ausente porque o pc esteve avariado, enfim.
Agora já vou andar mais por aqui.
Um grande beijo e bom fim-de-semana.

Filoxera disse...

Não há novidades, mas aproveito para deixar um beijo e dizer que lá no meu canto é dia de festa.

Anónimo disse...

Isabel Allende é, sem dúvida, a minha autora preferida! Se gostaste do "Paula", lê o último - "A Soma dos Dias", que relata os momentos vividos por esta família peculiar que é a da autora, desde a morte de Paula.

Um beijinho
Boas leituras!

suruka disse...

Pronto ja me abriste o apetite.

Olá minha amiguinha
Pelo menos uma vez por mês vou tentar fazer-te uma visita.
Ler, relembrar e deixar um beijinho
Suruka

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

paulo: os livros são de facto viagens que nos dão asas para voarmos para onde quisermos! É tão bom viajar através de um livro! Bjs.

eumesma: ora viva!! Por onde anda a menina que já há tanto tempo não a via por cá?! já lá fui ao teu cantinho deixar 1 bjinho, na verdade eu tb ando meia desaparecida!!Bjs.

mjf: e assim construirmos um "eu" mais feliz e sólido, porque de facto precisamos tb de um tempinho para nós! Bjs.

Enfim: é a magia da chuva:-)!!

Filoxera: idas regulares à biblioteca sim!! e literatura sul americana sempre, uma delícia, estas autoras estão cheias de uma carga emocional misturada com uma grande sensualidade que me agrada bastante. Transmitem as coisas de uma forma muito especial. Bjs.

1/4 de fada: os meus filhotes estão a crescer todos os dias "intensamente" portanto a minha vida em breve vai ser ainda mais semelhante à tua...e eu com mais cabelos brancos é claro:-). Bjs.!


Bell: mil perdões, vou lá já, mais vale tarde do que nunca!! Ando muito desaparecida:). Bjs!

Sonia: O teu P. pode não acordar-te com um chá quente, mas é bom que acorde pelo menos com um beijo na cara:)))! É que os miminhos nunca fizeram mal a ninguém, então vindos de quem se ama, têm um sabor especial...E sim é bom ouvir um Mãaaaaaaaaaaaa chegáaaaaaamosssss! Hehehehe! :)). Bjs.

Blue angel: A Laura Esquível é a minha autora preferida, mais ainda que a Isabel Allende, talvez porque foi quem comecei a ler primeiro, com o "como água para chocolate" que ADOREI, é de uma intensidade que só ela, mistura emoções, amor e comida, fantástico. Tb já li esse que referes e continuei a gostar da mesma forma. Bjs.

nostálgica: ora bem vinda a este espaço e volta sempre. Irei ao teu concerteza em breve. É isso que dizes...entramos noutros mundos, vivemos outras experiências, vestimos outras peles! Bjs.

Pitanga: hehehehe! curiosamente tb eu comprei um na semana pessada, numa loja dos chineses! Beijocas.PS - os avós tb merecem a presença dos meus filhos:)) (desculpas para ficar só:)!

Tulipa: estas decisões às vezes são mesmo necessárias até para retomarmos energias, recarregarmos baterias...Bjs.

Blue velvet: durou pouco...eles vieram mais cedo que eu pensava!!Mas foi bom e foi bom tê-los de volta tb:) Bjs.

bc: desculpa! Estou em falta para convosco..é que não tenho vindo aqui nem aos vossos cantinhos, mas vou compensar-vos em breve. Bjs.

Bleu eyes: ainda bem que gostaste de rever o poema do António Gedeão, que aliás tem coisas mto bonitas. Uma beijoca para todos aí de casa.

Pérola: tb eu ando desaparecida, mas desta feita não pelo PC, que se tem portado bem! É que eu não tenho tido tempo nem muita disposição. BJs.

Cris: tenho que ler! E sabes que Paula é o meu primeiro nome(por isso o li com mais curiosidade)!! BEijocas (P.S - gostei que passasses por aqui há muito não te lia!Bjs.

Suruka: Viva amigo! Sim que seja grande esse apetite porque vale mesmo a pena, aliás, acho que deixei o blogue para trás para ler intensamente em todos os pedacinhos livres que tinha! Já o acabei, demorei uma semana, não foi menos porque tive aulas e afares vários à mistura! Bjs.