Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dias assim...


Ando um pouquito cansada, e parece-me que os dias mal me deixam respirar. Vou lendo vorazmente o livro de Daniel Pennac "Mágoas na Escola", sempre que me posso sentar nos transportes públicos - a caminho da escola ou à vinda para casa.


Já perto da escola, no autocarro, a minha função de mãe - professora faz-se ouvir aos muitos alunos que estão a bloquear a porta de entrada do autocarro:


- "Vamos meninos, há mais espaço lá atrás, andem, não fiquem a entupir a entrada!!"


Outra senhora que entrou atrás de mim, barafusta ferozmente contra aquelas crianças que não "sabem" que devem deixar a entrada do autocarro mais desafogada...vejo os olhares de reprovação à senhora, e digo-lhes:


- "Ela tem razão, andem lá, andem lá!"

Ao final do dia, com a cabeça à volta de ideias para cativar os meus meninos dos PCAs, lá arranjo qualquer coisa que me faz ter esperança, eventualmente poderão achar interessante, quem sabe!


Todos os dias tento absorver todos os pedaços que os fazem sorrir, que os cativam, algo que os motive, que os mantenha ocupados e que lhes dê algumas competências...


Já noite dentro, ainda há pouco, surge uma música que me sossega o coração e me tranquiliza o dia...deixo-a aqui porque de facto me faz sentir muito bem. Espero que gostem...






Pedaço do livro de Daniel Pennac - Mágoas na Escola


"Eu era, portanto, um mau aluno. Na minha infância, chegava todos os dias a casa perseguido pela escola. As minhas cadernetas reflectiam a censura dos professores. Quando não era o pior da turma, era o penúltimo. (Bravo!) Impenetrável à aritmética primeiro, à matemática em seguida, profundamente disortográfico, refractário à memorização das datas e à localização dos pontos geográficos, inapto para a aprendizagem de línguas estrangeiras, considerado preguiçoso (lições não estudadas, deveres por fazer), levava para casa notas lamentáveis que nem a música, uma qualquer actividade desportiva ou extracurricular, de resto, conseguia remediar."
Fico a reflectir numa frase que o autor tem no livro, que me faz concluir que a escola não consegue "apanhar" todas as formas de "inteligência" dos seus alunos, pois o autor, agora professor e antes "cábula" escreveu:
"O nascimento da delinquência está no inestimento secreto de todas as faculdades da inteligência na astúcia."

1 comentário:

CCF disse...

Dá que pensar :)
Há tanto ainda por explicar, por saber, por resolver!
bjinho
~CC~