Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

sábado, 19 de setembro de 2009

Ano lectivo novo, vida nova!


Bem, achei que não conseguia escrever mais aqui, mas a escrita e a partilha são mais fortes que eu e não vale a pena resistir, porque afinal até pode ser que as ideias e as partilhas possam fazer sorrir os outros, os meus dias tornam-se assim mais leves e luminosos.

Fiquei colocada dia 9 - 09 - 09, achei piada à data. Algures na blogosfera li que este era um dia considerado como de sorte para os Chineses..ora eu devo ter algo de chinesa também (até já me disseram isto :-) ).

Estou longe, mas dá ficar na mesma casa. Apanho o comboio, duas linhas de metro e depois autocarro. Tenho uma amiga que me disse: "Heee mulher valente, só te falta apanhar o barco e o avião!!" :-)!!


Tenho PCAs - Percurso Curricular Alternativo, o que me pareceu um desafio interessante, agora o que me parece é que poucos acreditam que estes meninos possam aprender alguma coisa..."é aguentá-los", nada mais atrofiante para a minha pessoa. Eu acredito em cada um daqueles seres, cada um daqueles indíviduos pode dar muito mais e portanto há que TRABALHAR com eles e ACREDITAR que conseguem. Há que capacitá-los para aproveitarem o que poderem aproveitar da vida.

Muitos deles têm um grande problema: baixa auto-estima, frases do tipo:


"eu sou burro", "eu não sou capaz", "eu não consigo" são muito frequentes. Também há muitas desistências de pequenas tarefas que vamos realizando, ao minímo erro surge logo: "Professora e agora?? Eu não sou capaz de fazer isto, agora não faço!!!"


São doses enormes de compreensão, amizade e paciência que tenho que ter.

Um dia destes, ao ler umas avaliações de anos anteriores, que tinha dos próprios alunos às minhas aulas e à minha postura enquanto professora (faço sempre questão de lhes perguntar e pedir-lhes por escrito, ao fim do ano lectivo), li uma coisa que me agradou imenso...a maior parte deles tinha escrito: "A professora é muito divertida, fazemos muitas coisas engraçadas e gostei muito das aulas de Ciências..."


É isso que sinto dever ser para estes meninos...divertida e tornar a aprendizagem em algo que eles gostem profundamente.


Ahhhh, quando algum dos colegas me diz: "entrei a matar, fiz uma cara de má e correu bem", eu sorrio para dentro, mostro um sorriso amarelo para fora e penso: caramba, não tenho nada, mas mesmo nada a ver com isto!!!! Se ainda há gente a pensar que o distanciamento a frieza e a cara de má conquistam alguma coisa, lamento informar...mas não estão lá muito bem encaminhados...é urgente que comecem a acreditar nos alunos que têm à frente e a "esquecer" os passados "negros" que tenham atrás, algures no seu percurso escolar.

Este é um ano novo, apaguem tudo para começarem a acreditar que eles vão conseguir aprender coisas importantes para a vida deles, e mais que isso - é urgente ensinar a gostar de aprender, se conseguirem isso, conseguem os mais nobres resultados.



Tenho uma turma "regular" do 6º ano - Ciências da Natureza. Fizemos um jogo de apresentação, conversámos bastante uns com os outros para nos conhecermos um pouco mais. Pedi-lhes que cada um deles me fizesse uma pergunta, ao que um deles me colocou a da idade...tinha que ser!!!


Perguntei palpites...nenhum deles me disse a idade correcta...alguns deram 10 anos a menos :-)) ahhh, como fiquei feliz!!!

Bom ano lectivo para todos os que estão agora a começar!! Vou tentar ser regular nas minhas partilhas porque afinal também me sinto bem a fazê-las.

2 comentários:

Blue Eyes disse...

Amiga começas da melhor maneira... também concordo que ACREDITAR é um começo! Há-de haver turmas muito difíceis, há-de haver dias em que apetece desistir, há-de haver dias de frustração completa... mas quando se gosta do que se faz, como se vê bem que é o teu caso!, temos a tarefa um bocadinho facilitada não é?!

Bom ano lectivo... que consigas despertar emoções e gosto pela aprendizagem, não direi em todos, em alguns daqueles meninos e meninas!

Beijinho grande Sra Professora.

Carla disse...

Que tudo corra pelo melhor esta ano lectivo!!

Tens ai um belo desafio !

bj