Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

domingo, 20 de janeiro de 2008

O tema ÁGUA e algumas ligações interessantes...


Estava hoje a pesquisar informações sobre a água e o seu ciclo, porque tenho uma explicanda do 4º ano com várias dificuldades no Estudo do Meio, quando pensei que teria muito gosto em partilhar aqui algumas ideias sobre o assunto.

O tema "água" é abordado em vários níveis de ensino e é uma excelente oportunidade para incutir determinados comportamente e interiorizações sobre o assunto.

Como todos sabem, apesar da água ser um recurso renovável, se for continuamente sujeita a fontes poluentes e maus tratos permanentes não há capacidade por parte da mãe natureza de voltar a repor indefinidadente e, como se nada fosse, este recurso INDISPENSÁVEL à vida.
Ora, o que acontece é que muitos ainda não se aperceberam que a protecção da água cabe a cada um de nós individualmente e que se não o fizermos de forma sistemática e CONSCIÊNTE, são as gerações vindouras bem próximo da nossa, que sofrem a falta dela, e de que maneira!! Aliás, também não é novidade para ninguém que este recurso escasseia em muitas partes do mundo, e que são verdadeiras obras de engenharia que muitas vezes permitem a utilização para todos deste liquído fundamental à vida.

Tem piada, sem graça nenhuma, que é em situações de seca que o país se lembra que são precisas tomar medidas para educar os cidadãos e consciencializar para a poupança de água! Mas é preciso fazê-lo SEMPRE e desde já.

Os professores são classe priviligiada para o fazer, como muitos sabem, porque estão à frente deles, de forma diária, muitas crianças e jovens, que depois, eles próprios, passam a informação lá em casa.

Por pensar que é assunto que envolve "pano para mangas" e um sem mundo de possibilidades na prática lectiva, deixo aqui o fruto das minhas pesquisas, isto é, os links mais interessantes que encontrei acerca do assunto, e olhem que bem interessantes...ESPREITEM:








8 comentários:

O Profeta disse...

Estou a escrever uma peça de teatro que tem tudo a ver com isso...


Inventei uma cidade colorida
Pintei um lago ao pé da tua porta
Coroei-te com diadema de sal
Lancei à sorte esta folha já morta


Boa semana



Doce beijo

tsiwari disse...

E eu que tb vi tudo isso...


um rapazinho no 4.º ano, uma professora destes tempos, um trabalho de casa com os pais,... padagogias modernas e vai daí toca a ensinar TIC (aplicadas!) ao menino. Muita pesquisa na net e um ppt para apresentar na escolinha.

e revi Papiniano Carlos ;)

_E se eu fosse puta...Tu lias?_ disse...

Bom tema e sensibilização!

Quem dera que todos os professores vestissem assim a camisola;)

Saravá!

beijinhos muitos

clorinda disse...

É tarde, mas acabo de visitar o seu blog, gosto muito!
continue a partilhar o que a vida tem de melhor, ao fim e ao cabo, não custa nada. É como o sorriso, enriquece quem o oferece e faz feliz quem o recebe.
Clo

A Professorinha disse...

A minha primeira paixão foi o ensino primário (como se chamva na altura). Sonhava com ensinar a ler e a escrever... Ainda mais a minha mãe era professora primária...

Mas ela disse-me para seguir para o secundário... E cá estou eu... Também estou bem, mas nunca perderei aquela vontade de poder ensinar a ler...

Beijos

MIMO-TE disse...

Excelente trabalho, com as crianças e o que nos deixas aqui! :)

Miguinha tu és por vocação...
Que bom!

Bjo
Mimo-te

Mocho Falante disse...

De facto é um excelente tema e nunca é demais lembrar e chamar a atenção da resposanbilidade de cada um para a preservação dos recursos naturais

beijocas

caditonuno disse...

água neste tempo de sol??? era o que faltava!