Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

sábado, 31 de outubro de 2009

Muito Assustadorrrrrrr uhhhhhhh......



Feliz dia das bruxas e bruxos (já agora).

Eu vou voar por aí....

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Somewhere over the rainbow

Longe de estar perto...


Quatro pessoas diferentes, sentadas em cadeiras frente a frente, encontraram-se no mesmo momento, no mesmo transporte, no mesmo dia à mesma hora...quatro pessoas diferentes.


Uma tentava uma chamada ao telemóvel, outro entrou com ele agarrado ao ouvido, em amena cavaqueira com alguém que o ouvia do outro lado, outra atendeu um telefonema já a meio do caminho.


O único que não tocou foi o meu, a única que não chamou fui eu, a única que não digitou para alguém ler do outro lado.


Quatro vidas diferentes, encontraram-se frente a frente, separadas por escassos centímetros entre si..e no entanto, isoladas umas das outras, distantes, muito mais perto das pessoas com quem contactavam naquele momento.


Quantas vezes estamos perto e tão distante ao mesmo tempo??


Quantas vezes estamos distantes e tão perto ao mesmo tempo?!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Isto sim, é a realidade - Luisa Castel Branco (Destak)



Costumo ler o Destak no meu transporte matinal...hoje arrepiou-me esta notícia, nem real me parece, mas infelizmente foi o que de facto aconteceu...


Há algum tempo atrás, num blogue que visito com regularidade, tinha lido isto que achei profundamente triste, no entanto, esta notícia que hoje enfrentei nas páginas do DESTAK é ainda mais tenebrosa..trata-se de dois anos sem darem pela falta de uma pessoa, como é possível vivermos tão alheados dos outros?!


Quando acabei de a ler, pela manhã ainda mal acordada, levantei os olhos das letras e senti uma onda de consideração pelos outros que tinha ao meu lado, no mesmo transporte que eu, a caminho dos seus locais de trabalho..que vidas estavam ali por trás daqueles rostos? Existirá sempre alguém que queira saber de nós quando deixarmos de aparecer no dia-a-dia de quem se cruza connosco?! Como será medida essa "falta"? Quantos dias bastarão para que alguém dê conta?!..Enfim, não posso deixar de pensar nos que, verdadeiramente estão isolados de tudo e de todos, concerteza até de si próprios..


As minhas desculpas, hoje não fui cor-de-rosa, quem sabe amanhã voltarei a ser?! Às vezes também me apetece agitar as águas para que as ondas assim formadas limpem mentes e sacudam neurónios, mesmo até os meus!!

domingo, 18 de outubro de 2009

Encantos musicais só com a voz

Quase no início da próxima semana de trabalho, deixo aqui uma partilha do meu filho de 12 anos...

-mãe...hoje o nosso professor de música deu-nos a conhecer um grupo que faz apresentações só com voz, sem qualquer instrumento...vocal people!

E depois foi comigo ao youtube para me mostrar o tal grupo.

Achei-os muito bons e, por outro lado, verifico que o meu filhote anda encantado com as aulas de música, porque me vai contando umas coisitas daqui e dali que tem aprendido.

Ora digam lá se não é possível encantar e cativar os nossos alunos?! São pequenas-grandes coisas, apenas, que fazem a diferença...

Boa semana de trabalho!


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Limelight


Entre uma acta, uma convocatória, um documento importante para a Direcção de Turma e um pensamento de: como será que lhes vou explicar a colocar números decimais numa recta graduada se não os sabem colocar por ordem crescente..ou antes, não sabem o que é "crescente" ou "decrescente"!!!

Entre um pensamento...porque é que eles só gostam de andar em conflitos permanentes?! E que estratégias vou arranjar para que estas crianças se cativem cada vez mais pela aprendizagem...

Surge também aquele momento em que no "jogo" da tabuada (sim, porque 90 min é muito para estas crianças dentro da sala de aula sem quebrar dinâmicas e criar outras...), o R. ganhou!!

- Professora, ganhei! Traz-me um chupa - chupa?
- Sim R. tiveste 5 pontos, acertaste em quase tudo o que te perguntei, terás o teu chupa chupa...

Mas o que é mais curioso no meio disto dito é que as soluções ou parte delas vão-se criando na minha cabeça:





- Para os números decimais faço uma recta "gigante" colo-a no quadro, sorteio números ao calhas e eles vão lá colocá-los, gostam de colar papeis com bostik no quadro...

- Para o comportamento, vamos criar uma tabela com sorrisos e caras tristes (sim sim à primária :-) )...quem acumular mais sorrisos leva mini prenda no final do mês...

- Para os conflitos estudaremos os processos, veremos para onde encaminhá-los, pode ser que outros técnicos possam aconselhar e indicar melhores estratégias, ou auxiliar de alguma forma...


São tentativas, se não resultarem surgirão outras melhores, com certeza!



E a caminhar se faz caminho...nos meus percursos.




P.S - o A. já se entusiasmou pela Matemática, hoje veio com uma máquina pequenina de calcular e disse com um sorriso estampado no rosto:



- Professora, comprei hoje de manhã!!


E rapidamente o sorriso dele era o meu também :-)! - de notar que ele usa a máquina para confirmar os cálculos, não para os fazer!!







"...I can see the world in a different light"



domingo, 11 de outubro de 2009

Bom dia com alegria!

E hoje, a música da manhã é dos Fleetwood Mac... vi o clip quando fui beber o "café da praxe" (sem café pela manhã apaga-se-me a existência, eu sei que não devia, é um defeito, também tinha que ter algum não?! Hehehe).

Está um dia lindo, aproveitem-no!!


sábado, 10 de outubro de 2009

Papelada oca


Há pouco uma amiga enviou-me uma sms:

- se ainda estiverem acordados, passem por cá à noite, temos sobremesa!!

Resposta minha:

- Nos próximos tempos não vou estar disponível...desculpa, mil perdões...talvez lá para o Natal :-)!!

É que as escolas insistem em colocar os professores muito ocupados com papeis e normalmente estes papéis até já existem feitos, em vários dossiers, mas com outro tipo de palavreado, ou seja, os papéis multiplicam-se...

Ora, com Direcção de Turma e sem dia livre na semana para preparar seja o que for...restam algumas tardes que, na semana passada, foram devoradas com reuniões!!

Desejo-vos um bom fim de semana, que o meu vai ser embrulhado em papelada oca.

E deixo-vos um conto de fadas:


terça-feira, 6 de outubro de 2009

Há dias assim...

Há quem diga que as emoções são para ser vividas...e não partilhadas..

Talvez, eu ainda não consigo essa nobreza de alma e por isso as partilho - as emoções.

Talvez as devesse deixar arrefecer na minha mente (que é lugar frio ao invés do coração, pois que a sua missão é raciocinar)...

Hoje, queria uma tela branca onde pudesse escrever de novo o dia, mas ele foi acontecendo, da maneira que aconteceu e eu tive que o aceitar, tal e qual..ao fim, ao fazer o balanço, porque tornava-se evidente ter que o fazer...preferi salientar o que aconteceu de bom nos meus percursos:

- O R. pediu desculpa ao A. (depois de terem andado à estalada);
- A A. escreveu o sumário com letra linda e aplicou-se na ficha de Matemática;
- A J. desenhou e coloriu um desenho sobre "como eu devo reagir quando me chamam nomes";
- O B. conseguiu estar empenhado numa ficha de Ciências;
- A turma "conheceu" a sua nova Directora de Turma e ficou feliz....

Vou escrever em letras gordas e carregadas: o R. pediu desculpa ao A. e vou colar na parede da sala se aula, pois é um trunfo.

Os gritos, os berros, o mau estar, definitivamente não resultam com estes meninos, eles também precisam urgentemente de uma nova tela para pintar...amanhã talvez!


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Feliz dia professores!!

"Somos Professores? Muito Mais!
Somos educadores? Mais ainda!
Somos vendedores de sonhos!
Vendemos sonhos para o deprimido se animar,
para o tímido ousar, para o ansioso ficar tranquilo,
para o poeta se inspirar e para o pensador criticar e criar.

Sem sonhos somos servos!
Sem sonhos obedecemos a ordens!
Que vocês alunos sejam grandes sonhadores!
E se sonharem não tenham medo de caminhar!
E se caminharem não tenham medo de tropeçar!
E se tropeçarem não tenham medo de chorar!
Levantem-se pois não há caminhos sem acidentes.
Dêem sempre uma oportunidade a vocês próprios.
Pois a liberdade só é real se após falharmos tivermos o direito de recomeçar."

Augusto Cury

Kanon in D-Dur / Johann Pachelbel

domingo, 4 de outubro de 2009

"Voltar" com poemas


"Só o funcionamento de uma máquina pode ser previsto, o do homem não. O homem é imprevisível. O homem é sempre um canal aberto... uma fonte de mil e uma potencialidades.

Muitas portas se abrem e muitas alternativas apresentam-se a cada passo - e tu tens que escolher, tens que sentir. Mas, se amas a tua vida, o que desejas virá. "


Texto adaptado daqui








Na semana que passou, muitos foram os momentos mágicos que foram acontecendo, partilho dois:

A propósito de uma actividade que fiz com os alunos de Percursos Alternativos aconteceu que uma menina, que diriam com imensas dificuldades de aprendizagem, daquelas que toda a gente é capaz de vulgarmente dizer: "será difícil fazer alguma coisa" a não ser "empurrá-la" para um curso dos CEF ou coisa do género, dizia eu, essa mesma menina, declarou-me, assim simplesmente:


- Professora eu gosto de poemas...passo muitas horas a encontrá-los na net..
- A sério?? Que bom - disse eu - e de quem são os poemas que gostas mais??
- O quê?
- Quem os escreve?? Costumas ver o "autor"? Quem escreve esses poemas? Tens que começar a reparar...ahhh e quero que me tragas um dos teus (porque ela também os escreve!!).
- Está bem - disse ela.

E parece-me que consegui ver um brilho pequenino no olhar...

Outro momento que me aconteceu, foi na sala de professores...em conversa com as colegas eu dizia não ter muitos anos de serviço (falava-se de salários..)...

- E então o que eras antes de ser professora??? Pergunta-me a colega.

- Para aí maquilhadora - estéticista, não?? (Não me deixando responder).

- Dei uma sonora gargalhada -

Baixinho, disse eu:

- Engª Florestal...

- É que pintas tãoo bem os olhos!! Já ontem reparei que a tonalidade que usaste era tal e qual a da camisola...mas realmente Engª florestal não tem nada a ver com pintura de olhos!!

Risos...

Se me ouvisse a pensar, ouviria que eu gosto que os meus alunos me vejam bonita, gosto de lhes transmitir uma imagem com alguma harmonia, gosto de lhes transmitir tranquilidade nas suas vidas tão intranquilas (as de muitos deles), e sim, talvez me ouvisse dizer que no ambiente, a Terra, a natureza, nos oferece uma série de tonalidades, uma paleta de cores, com as quais gosto de me apresentar...afinal são essas mesmas cores que alegram os dias.

- Sabes - disse eu -no fim de semana, não sou nada assim!!!!!!

E mais aconteceu, eram só uns pedacitos que aqui queria deixar.

"Iqueia" ou "I quê à"??!

Por achar que este homem tem uma inteligência fantástica à qual mistura carradas de bom humor e também porque me sabe mesmo bem rir com as coisas que ele diz e escreve..deixo aqui um pequeno "retrato" do IKEA que recebi no meu e-mail.

Reparem que eu gosto bastante das coisas do IKEA, mas confesso que a única coisa grande que comprei (ou seja, o único puzzle) foi uma cama, o resto foi tudo "raia miúda"!

Os problemas dos clientes do IKEA começam no nome da loja. Diz-se«Iqueia» ou «I quê à»? E é «o» IKEA ou «a» IKEA»?São ambiguidades que me deixam indisposto. Não saber a pronúncia correcta do nome da loja em que me encontro inquieta-me. E desconhecer o género a que pertence gera em mim uma insegurança que me inferioriza perante os funcionários. Receio que eles percebam, pelo meu comportamento, que julgo estar no «I quê à», quando, para eles, é evidente que estou na «Iqueia».

As dificuldades, porém, não são apenas semânticas mas também conceptuais. Toda a gente está convencida de que o IKEA vende móveis baratos, o que não é exactamente verdadeiro. O IKEA vende pilhas de tábuas e molhos de parafusos que, se tudo correr bem e Deus ajudar, depois de algum esforço hão-de transformar-se em móveis baratos. É uma espécie de Lego para adultos. Não digo que os móveis do IKEA não sejam baratos. O que digo é que não são móveis. Na altura em que os compramos, são um puzzle. A questão, portanto, é saber se o IKEA vende móveis baratos ou puzzles caros.

Há dias, comprei no IKEA um móvel chamado Besta. Achei que combinava bem com a minha personalidade. Todo o material de que eu precisava e que tinha de levar até à caixa de pagamento pesava seiscentos quilos. Percebi melhor o nome do móvel. É preciso vir ao IKEA com uma besta de carga para carregar a tralha toda até à registadora. Este é um dos meus conselhos aos clientes do IKEA: não vá para lá sem duas ou três mulas. Eu alombei com a meia tonelada. O que poupei nos móveis, gastei no ortopedista. Neste momento, tenho doze estantes e três hérnias.

É claro que há aspectos positivos: as tábuas já vêm cortadas, o que é melhor do que nada. O IKEA não obriga os clientes a irem para a floresta cortar as árvores, embora por vezes se sinta que não faltará muito para que isso aconteça. Num futuro próximo, é possível que, ao comprar um móvel, o cliente receba um machado, um serrote e um mapa de determinado bosque na Suécia onde o IKEA tem dois ou três carvalhos de baixo de olho que considera terem potencial para se transformarem numa mesa-de-cabeceira engraçada. Por outro lado, há problemas de solução difícil. Os móveis que comprei chegaram a casa em duas vezes.

A equipa que trouxe a primeira parte já não estava lá para montar a segunda, e a equipa que trouxe a segunda recusou-se a mexer no trabalho que tinha sido iniciado pela primeira. Resultado: o cliente pagou dois transportes e duas montagens e ficou com um móvel incompleto.
Se fosse um cliente qualquer, eu não me importaria. Mas como sou eu, aborrece-me um bocadinho. Numa loja que vende tudo às peças (que, por acaso, até encaixam bem umas nas outras) acaba por ser irónico que o serviço de transporte não encaixe bem no serviço de montagem. Idiossincrasias do comércio moderno. Que fazer, então? Cada cliente terá o seu modo de reagir. O meu é este: Para a próxima, pago com um cheque todo cortado aos bocadinhos e junto um rolo de fita gomada e um livro de instruções. Entrego metade dos confetti num dia e a outra metade no outro. E os suecos que montem tudo, se quiserem receber.

Ricardo Araújo recebido por e-mail (não o Ricardo e sim o texto :-).

Parece tudo tão fácil...se calhar até é!! Pelo menos para os Japoneses!!


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

E ela disse que sim...

Apesar de não encontrar um clip agradável da música que hoje partilho, arrisco e coloco aqui, porque me soube tão bem ouvir bem cedinho pela manhã:



Espero que gostem tanto quanto eu!