Entre uma acta, uma convocatória, um documento importante para a Direcção de Turma e um pensamento de: como será que lhes vou explicar a colocar números decimais numa recta graduada se não os sabem colocar por ordem crescente..ou antes, não sabem o que é "crescente" ou "decrescente"!!!
Entre um pensamento...porque é que eles só gostam de andar em conflitos permanentes?! E que estratégias vou arranjar para que estas crianças se cativem cada vez mais pela aprendizagem...
Surge também aquele momento em que no "jogo" da tabuada (sim, porque 90 min é muito para estas crianças dentro da sala de aula sem quebrar dinâmicas e criar outras...), o R. ganhou!!
- Professora, ganhei! Traz-me um chupa - chupa?
- Sim R. tiveste 5 pontos, acertaste em quase tudo o que te perguntei, terás o teu chupa chupa...
Mas o que é mais curioso no meio disto dito é que as soluções ou parte delas vão-se criando na minha cabeça:
Entre um pensamento...porque é que eles só gostam de andar em conflitos permanentes?! E que estratégias vou arranjar para que estas crianças se cativem cada vez mais pela aprendizagem...
Surge também aquele momento em que no "jogo" da tabuada (sim, porque 90 min é muito para estas crianças dentro da sala de aula sem quebrar dinâmicas e criar outras...), o R. ganhou!!
- Professora, ganhei! Traz-me um chupa - chupa?
- Sim R. tiveste 5 pontos, acertaste em quase tudo o que te perguntei, terás o teu chupa chupa...
Mas o que é mais curioso no meio disto dito é que as soluções ou parte delas vão-se criando na minha cabeça:
- Para os números decimais faço uma recta "gigante" colo-a no quadro, sorteio números ao calhas e eles vão lá colocá-los, gostam de colar papeis com bostik no quadro...
- Para o comportamento, vamos criar uma tabela com sorrisos e caras tristes (sim sim à primária :-) )...quem acumular mais sorrisos leva mini prenda no final do mês...
- Para os conflitos estudaremos os processos, veremos para onde encaminhá-los, pode ser que outros técnicos possam aconselhar e indicar melhores estratégias, ou auxiliar de alguma forma...
São tentativas, se não resultarem surgirão outras melhores, com certeza!
E a caminhar se faz caminho...nos meus percursos.
P.S - o A. já se entusiasmou pela Matemática, hoje veio com uma máquina pequenina de calcular e disse com um sorriso estampado no rosto:
- Professora, comprei hoje de manhã!!
E rapidamente o sorriso dele era o meu também :-)! - de notar que ele usa a máquina para confirmar os cálculos, não para os fazer!!
"...I can see the world in a different light"
3 comentários:
Amiga é bom 'sentir' o entusiasmo que pões nas 'coisas'... é bom sentir que começas a ter o feedback dessas crianças! E bom sentir que não desistes, mesmo com todas as adversidades.
Beijo grande para os 3.
dá uma motivação extra ao vermos um aluno entusiasmado, nao dá? mesmo que os outros 429 nao liguem nenhuma ou pouco queiram saber, se aparece um destes eleva-nos a moral de tal forma que ficamos em bicos de pés a tentar chegar às estrelas.
Lindo texto, cheio de ideias e de conclusões cómicas.
Gostei nenúfar cor-de-rosa.
( passo por aqui muitas vezes mas nem sempre deixo comentários)
Um bom sábado
Filomena
Enviar um comentário