Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

domingo, 4 de outubro de 2009

"Voltar" com poemas


"Só o funcionamento de uma máquina pode ser previsto, o do homem não. O homem é imprevisível. O homem é sempre um canal aberto... uma fonte de mil e uma potencialidades.

Muitas portas se abrem e muitas alternativas apresentam-se a cada passo - e tu tens que escolher, tens que sentir. Mas, se amas a tua vida, o que desejas virá. "


Texto adaptado daqui








Na semana que passou, muitos foram os momentos mágicos que foram acontecendo, partilho dois:

A propósito de uma actividade que fiz com os alunos de Percursos Alternativos aconteceu que uma menina, que diriam com imensas dificuldades de aprendizagem, daquelas que toda a gente é capaz de vulgarmente dizer: "será difícil fazer alguma coisa" a não ser "empurrá-la" para um curso dos CEF ou coisa do género, dizia eu, essa mesma menina, declarou-me, assim simplesmente:


- Professora eu gosto de poemas...passo muitas horas a encontrá-los na net..
- A sério?? Que bom - disse eu - e de quem são os poemas que gostas mais??
- O quê?
- Quem os escreve?? Costumas ver o "autor"? Quem escreve esses poemas? Tens que começar a reparar...ahhh e quero que me tragas um dos teus (porque ela também os escreve!!).
- Está bem - disse ela.

E parece-me que consegui ver um brilho pequenino no olhar...

Outro momento que me aconteceu, foi na sala de professores...em conversa com as colegas eu dizia não ter muitos anos de serviço (falava-se de salários..)...

- E então o que eras antes de ser professora??? Pergunta-me a colega.

- Para aí maquilhadora - estéticista, não?? (Não me deixando responder).

- Dei uma sonora gargalhada -

Baixinho, disse eu:

- Engª Florestal...

- É que pintas tãoo bem os olhos!! Já ontem reparei que a tonalidade que usaste era tal e qual a da camisola...mas realmente Engª florestal não tem nada a ver com pintura de olhos!!

Risos...

Se me ouvisse a pensar, ouviria que eu gosto que os meus alunos me vejam bonita, gosto de lhes transmitir uma imagem com alguma harmonia, gosto de lhes transmitir tranquilidade nas suas vidas tão intranquilas (as de muitos deles), e sim, talvez me ouvisse dizer que no ambiente, a Terra, a natureza, nos oferece uma série de tonalidades, uma paleta de cores, com as quais gosto de me apresentar...afinal são essas mesmas cores que alegram os dias.

- Sabes - disse eu -no fim de semana, não sou nada assim!!!!!!

E mais aconteceu, eram só uns pedacitos que aqui queria deixar.

2 comentários:

開拓王 disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mario Aller disse...

Todo un descubrimento este lugar secreto. Virei máis veces, din que en sitios así atópanse verdadeiros tesouros...
:-)