Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

domingo, 6 de dezembro de 2009

Christmas Carol de Charles Dickens

A
Se tivesse que eleger um conto que representasse o espírito de Natal e que me tivesse marcado na minha infância/adolescência eu escolheria este que hoje partilho....

Há muitos anos atrás, ainda era eu menina e moça, ofereceram-me um livro de banda desenhada que se chamava "Um Conto de Natal", tratava-se de uma adaptação do Christmas Carol de Charles Dickens). Talvez tenha sido o livro mais lido por mim ao longo dos anos...adorava o livro, perdi a conta ao número de vezes que o li, encantava-me a história dos espíritos que visitavam o velho avarento, mau e rabugento Scrooge. Delirava com a caracterização do espírito do presente, folião, tremia com a presença do espírito do futuro...

Perdi (não sei como) o rasto ao livro, tenho pena porque queria passar testemunho aos meus filhos...

Já tinha falado da história ao meu filho de 12 anos, transmiti-lhe o gosto que tinha pela história. Assim que apareceu nos cinemas quisemos os dois ir vê-lo, juntaram-se a minha mãe e a minha filhota.

O filme é passado em Inglaterra, séc. XVIII, em plena época Natalícia, com neve que nos entra pelos olhos dentro (já que só se pode ver a 3D). Tive que ir explicando à minha filha o que iria acontecendo, pois não considero que seja muito infantil, é um filme para gente mais crescida e há partes que podem assustar os mais novos. Ouvi crianças a choramingar no cinema porque apareciam fantasmas representantes da dor e martírio das maldades que fizeram durante a vida...não eram imagens bonitas e entravam pela sala de cinema tal o realismo das imagens a 3D.

O conteúdo da história é para mim a imagem que todos deveriamos ter do Natal: uma época em que a alegria e amor pelo próximo deve prevalecer e em que podemos reflectir nos caminhos que desejamos escolher, tendo sempre presente de que, a qualquer altura, podemos refazer as nossas escolhas e opções, porque nos são dadas as oportunidades que forem necessárias para o fazer...

O filme nada é de especial, até porque já tinha lido o livro, mais rico para mim. Agora o "inside", esse sim é significativo, por isso, convido-vos, pelo menos, a lerem a história e eventualmente, depois, verem o filme.

Pedaço da história tirado daqui:

"Scrooge é um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.

Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e por isso três espíritos o visitariam."





3 comentários:

Mocho Falante disse...

ora viva

de facto é uma história intemporal, daqueles que sem dúvida vai perdurar ao longo dos tempos.

Beijocas

Filoxera disse...

Não penso levar os meus; quando era miúda fiquei impressionada com a história...
Beijos.

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Mochito: é sim, sem tempo e marcante para todo o sempre :-). Bjs

Filoxera: Não leves não que realmente não é nada para crianças..mas dá que pensar e a história vale a pena! Bjs.