Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Um lago encantado



Nas minhas digressões pela net encontrei este texto que coloco aqui em baixo. Gostei tanto dele que não resisti a trazê-lo para aqui:


Um mundo de fantasia - a fada dos nenúfares

"Em alguns lagos há nenúfares. Os nenúfares são plantas aquáticas, que dão flores muito bonitas. No mundo da fantasia existe o lago dos nenúfares cor-de-rosa onde vive uma fada muito linda. Foi a Rainha das Fadas que lá a colocou, para que ela mantenha o lago limpo, lindo e cheio de nenúfares. A Fada dos Nenúfares tem umas asas verdes como as águas do lago. Todas as madrugadas, quando acorda, lava o rosto com a água fria do lago, penteia os longos cabelos com os dedos e lá vai ela de nenúfar em nenúfar. Trata das grandes flores quietas e redondas. Por vezes vem um vento forte que faz enrolar as grandes flores e a pequena fada toda se afadiga a po-las de novo direitinhas. Por vezes, sobre as suas águas e, por breves instantes, uma ou outra borboleta pousa numa flor grande e rosa. O lago é muito frequentado durante o dia pelos gnomos, duendes e pelos meninos que para lá vão com os seus barquinhos da papel fazer corridas. E à noite é a vez das outras fadas e dos elfos que se sentam nas margens e ali trocam beijos e juras de amor. A Fada do lago dos nenúfares fica muito quietinha, escondida nas suas asas e pergunta a si mesma, quando será que encontrará o amor. Tem calma pequena fada, a tua vez chegará. "
Texto encontrado aqui:


domingo, 27 de setembro de 2009

Coisas de mulheres maduras :-)



- Emprestas-me o relógio bonito que te ofereceram, aos corações e cheio de cores? - Eu
- Só se me prometeres que quando eu tiver, para aí uns 20 anos, dás-me aqueles teus sapatos cor -de-rosa de salto alto! - S. (ainda com 8 anos)
- Combinado!! - Eu

Assim se fez um acordo entre mãe e filha.


E não, o relógio não é assim tão infantil :-) e ainda que o fosse ...por aí também não se mede a "maturidade" de alguém que vai querer sempre ser um pouco criança! Estejam descansados que sou uma pessoa muito séria e madura :-)) hehehe!!



sábado, 26 de setembro de 2009



- Nunca lá chegarei, professor.

- Que dizes?

- Nunca lá chegarei!

- Aonde queres ir?

- A lado nenhum! Não quero ir a lado nenhum!

- Então porque tens medo de não lá chegar?

- Não é o que quero dizer!

- Que queres dizer?

- Nunca lá chegarei é tudo!

- Escreve no quadro: nunca lá chegarei.

Nunca laxegarei.

- Enganaste-te. Esqueceste-te do advérbio de lugar "lá". Explicar-te-ei mais tarde os advérbios. E o verbo é o verbo chegar, com "ch". Corrige.

Nunca lá chegarei.

- Está bem. Que indica esse "lá", na tua opinião?

- Não sei.

- Que significa?

- Não sei.

- Pois bem, temos mesmo de descobrir o que significa, porque é dele que tens medo, desse "lá".

......................


In "Mágoas na Escola" de Daniel Pennac



quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sobre maturidade...


Estava à espera do meu transporte para casa quando li este pedaço do livro "Mágoas na Escola" de Daniel Pennac, só não desatei às gargalhadas por pouco :-). Não contava com este final. Achei que devia partilhar, por um lado para vos fazer sorrir, por outro, para reflectir:

"Há o pai, irritado, que me afirma categórico:
- o meu filho tem falta de maturidade.
Um homem ainda jovem, sentado muito direito, sem amarrotar os vincos do seu fato. Hirto na cadeira, declara logo de início que o filho tem falta de maturidade. É uma constatação. Não requer interrogações nem comentários. Exige uma solução, ponto final. Ainda assim, pergunto qual a idade do filho em questão.
Resposta imediata:
- já tem onze anos.
É um dia em que não me sinto em forma. Talvez tenha dormido mal. Coloco a cabeça entre as mãos, acabando enfim por declarar, qual Rasputine infalível:
- Tenho a solução.
O homem ergue o sobrolho. Olhar satisfeito. Bem, estamos entre profissionais. Então, a solução?
Transmito-lha:
- Espere.
Ele não se mostra contente. A conversa não irá muito mais longe.
- Enfim o rapaz não pode passar o tempo a brincar!
No dia seguinte, cruzo-me com o pai na rua. O mesmo fato, a mesma rigidez, a mesma pasta.
Mas desloca-se de trotineta.
Juro que é verdade."

E hoje voltou a passar na rádio uma música da qual gosto bastante...hummmm sabe tão bem ouvi-la:


Chuva de Prata - Gal Costa





quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Dias assim...


Ando um pouquito cansada, e parece-me que os dias mal me deixam respirar. Vou lendo vorazmente o livro de Daniel Pennac "Mágoas na Escola", sempre que me posso sentar nos transportes públicos - a caminho da escola ou à vinda para casa.


Já perto da escola, no autocarro, a minha função de mãe - professora faz-se ouvir aos muitos alunos que estão a bloquear a porta de entrada do autocarro:


- "Vamos meninos, há mais espaço lá atrás, andem, não fiquem a entupir a entrada!!"


Outra senhora que entrou atrás de mim, barafusta ferozmente contra aquelas crianças que não "sabem" que devem deixar a entrada do autocarro mais desafogada...vejo os olhares de reprovação à senhora, e digo-lhes:


- "Ela tem razão, andem lá, andem lá!"

Ao final do dia, com a cabeça à volta de ideias para cativar os meus meninos dos PCAs, lá arranjo qualquer coisa que me faz ter esperança, eventualmente poderão achar interessante, quem sabe!


Todos os dias tento absorver todos os pedaços que os fazem sorrir, que os cativam, algo que os motive, que os mantenha ocupados e que lhes dê algumas competências...


Já noite dentro, ainda há pouco, surge uma música que me sossega o coração e me tranquiliza o dia...deixo-a aqui porque de facto me faz sentir muito bem. Espero que gostem...






Pedaço do livro de Daniel Pennac - Mágoas na Escola


"Eu era, portanto, um mau aluno. Na minha infância, chegava todos os dias a casa perseguido pela escola. As minhas cadernetas reflectiam a censura dos professores. Quando não era o pior da turma, era o penúltimo. (Bravo!) Impenetrável à aritmética primeiro, à matemática em seguida, profundamente disortográfico, refractário à memorização das datas e à localização dos pontos geográficos, inapto para a aprendizagem de línguas estrangeiras, considerado preguiçoso (lições não estudadas, deveres por fazer), levava para casa notas lamentáveis que nem a música, uma qualquer actividade desportiva ou extracurricular, de resto, conseguia remediar."
Fico a reflectir numa frase que o autor tem no livro, que me faz concluir que a escola não consegue "apanhar" todas as formas de "inteligência" dos seus alunos, pois o autor, agora professor e antes "cábula" escreveu:
"O nascimento da delinquência está no inestimento secreto de todas as faculdades da inteligência na astúcia."

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tentem lá dançar assim...




E finalmente consegui ver o Dirty Dancing era até uma vergonha, já que sempre que me falavam no filme, eu nada dizia, a não ser, lamento mas não vi!!
E o que eu gostava mesmo muito era de saber dançar assim, penso que nem com as minhas aulas de danças latinas lá chego (ainda por cima agora ando a faltar!). Podem-me explicar como é que se aprende tão rápido assim a dançar, tal qual como a moça do filme?? Será que é preciso um Patrick Swayze?!


Afinal até há cafés à borla!


Pelas 7 e pouco da manhã ....

- "Menina escusa de tirar a carteira que hoje o café é grátis! É a câmara que paga"!!

Ora, fiquei duplamente feliz, primeiro porque ser chamada de "menina" quase aos 40, não é para qualquer um!! Depois, porque um cafezinho de borla pela manhã é o dia a sorrir-nos!!


Se eu fosse daquelas pessoas sempre com a pulga atrás da orelha dizia, ou antes, pensava: não há cafés de graça, mas como não sou, a manhã correu muito bem! :-)




sábado, 19 de setembro de 2009

Goodbye Stranger - Supertramp


Aqui está uma das bandas que me agradam mesmo muito..hoje ouvi-os na rádio e lá fui a cantarolar dentro do carro...

Para além desta existe outra que é das poucas que consigo cantar quase na íntegra (grande feito para mim que sou opaca às memorizações, sejam elas quais forem!!)



É esta:



"Wont you sign up your name, wed like to feel youre
Acceptable, respecable, presentable, a vegtable!"
lálálá...

"Wont you please, please tell me what weve learned
I know it sounds absurd
But please tell me who I am"....

Excelente letra, música belíssima...

Bom fim de semana!!

Ano lectivo novo, vida nova!


Bem, achei que não conseguia escrever mais aqui, mas a escrita e a partilha são mais fortes que eu e não vale a pena resistir, porque afinal até pode ser que as ideias e as partilhas possam fazer sorrir os outros, os meus dias tornam-se assim mais leves e luminosos.

Fiquei colocada dia 9 - 09 - 09, achei piada à data. Algures na blogosfera li que este era um dia considerado como de sorte para os Chineses..ora eu devo ter algo de chinesa também (até já me disseram isto :-) ).

Estou longe, mas dá ficar na mesma casa. Apanho o comboio, duas linhas de metro e depois autocarro. Tenho uma amiga que me disse: "Heee mulher valente, só te falta apanhar o barco e o avião!!" :-)!!


Tenho PCAs - Percurso Curricular Alternativo, o que me pareceu um desafio interessante, agora o que me parece é que poucos acreditam que estes meninos possam aprender alguma coisa..."é aguentá-los", nada mais atrofiante para a minha pessoa. Eu acredito em cada um daqueles seres, cada um daqueles indíviduos pode dar muito mais e portanto há que TRABALHAR com eles e ACREDITAR que conseguem. Há que capacitá-los para aproveitarem o que poderem aproveitar da vida.

Muitos deles têm um grande problema: baixa auto-estima, frases do tipo:


"eu sou burro", "eu não sou capaz", "eu não consigo" são muito frequentes. Também há muitas desistências de pequenas tarefas que vamos realizando, ao minímo erro surge logo: "Professora e agora?? Eu não sou capaz de fazer isto, agora não faço!!!"


São doses enormes de compreensão, amizade e paciência que tenho que ter.

Um dia destes, ao ler umas avaliações de anos anteriores, que tinha dos próprios alunos às minhas aulas e à minha postura enquanto professora (faço sempre questão de lhes perguntar e pedir-lhes por escrito, ao fim do ano lectivo), li uma coisa que me agradou imenso...a maior parte deles tinha escrito: "A professora é muito divertida, fazemos muitas coisas engraçadas e gostei muito das aulas de Ciências..."


É isso que sinto dever ser para estes meninos...divertida e tornar a aprendizagem em algo que eles gostem profundamente.


Ahhhh, quando algum dos colegas me diz: "entrei a matar, fiz uma cara de má e correu bem", eu sorrio para dentro, mostro um sorriso amarelo para fora e penso: caramba, não tenho nada, mas mesmo nada a ver com isto!!!! Se ainda há gente a pensar que o distanciamento a frieza e a cara de má conquistam alguma coisa, lamento informar...mas não estão lá muito bem encaminhados...é urgente que comecem a acreditar nos alunos que têm à frente e a "esquecer" os passados "negros" que tenham atrás, algures no seu percurso escolar.

Este é um ano novo, apaguem tudo para começarem a acreditar que eles vão conseguir aprender coisas importantes para a vida deles, e mais que isso - é urgente ensinar a gostar de aprender, se conseguirem isso, conseguem os mais nobres resultados.



Tenho uma turma "regular" do 6º ano - Ciências da Natureza. Fizemos um jogo de apresentação, conversámos bastante uns com os outros para nos conhecermos um pouco mais. Pedi-lhes que cada um deles me fizesse uma pergunta, ao que um deles me colocou a da idade...tinha que ser!!!


Perguntei palpites...nenhum deles me disse a idade correcta...alguns deram 10 anos a menos :-)) ahhh, como fiquei feliz!!!

Bom ano lectivo para todos os que estão agora a começar!! Vou tentar ser regular nas minhas partilhas porque afinal também me sinto bem a fazê-las.