Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

sábado, 14 de março de 2009

Uma exposição a não perder!

Imagem retirada da net

Esta semana fui ver a exposição da Fundação Calouste Gulbenkian " A Evolução de Darwin" e são as emoções lá vividas e algumas das aquisições em conhecimentos que agora deixo aqui...


Charles Darwin era filho de um médico conceituado de Inglaterra, viveu no séc. XVIII, numa altura em que era suposto os filhos seguirem as pisadas dos pais, sem tirar nem pôr! Foi portanto grande o espanto e desalento do pai, quando o filho manifestou a sua repugnância pela carreira de medicina, é que naquela altura, não existiam anestesias, pelo que Darwin decidiu que não estava para aturar aqueles espetáculos horrorosos de gentes em sofrimento quando era necessário intervir com o bisturi...


Desenvolveu a sua paixão pela natureza e conheceu J.S. Henslow de quem foi grande amigo e que o recomendou para a tripulação de um navio chamado Beagle, esta viagem durou 5 anos...e foi o ponto de viragem para este grande e nobre cientista.


Foram sobretudo "marcas" da personalidade de Darwin que me causaram impacto!


Quando juntou as peças do puzzle e descobriu as relações entre as espécies, desenhou uma árvore da vida e colocou por cima: "I Think", nada de certezas absolutas portanto, nada de: isto é assim e ponto final...a atitude dele foi sempre a de questionar: porquê? E que melhor atitude para a de um cientista?!


Quando regressou da viagem da sua vida, fez uma lista de prós e contras para...imaginem só...se casar!! De tão metódico e analista que era! Os prós ganharam e casou-se com Ema. Consta que foram felizes e que tiveram muitos rebentos, sendo estes também alvo de alguns dos estudos de Darwin:-)!


10 comentários:

Blue Eyes disse...

Amiga nem de propósito! Aqui em casa, ultimamente, o ZP só fala no Charles Darwin, descobriu 'esse senhor' que estudava os animais... e diz que quando for grande quer ser como ele! Se estivéssemos em PT íamos aí de certeza... vi uma reportagem na televisão acerca da exposição e de facto parecia muito interessante!

Bom fim-de-semana.

Beijos grandes aos 3.

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

B.E: Olá Blue Eyes! É uma exposição com imensa informação, talvez seja um pouco cansativa para crianças, mas existem exemplares vivos de animais (suricatas, uma jiboia e outros...) por isso acaba por conter partes que lhes chamam a atenção. Eu gostei imenso! Beijinhos tb para vós.

Blue Angel disse...

Não sei se consigo ir ver, mas que eu ia gostar, ia mesmo!!!

Um beijo e boa semana

Nivea

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Blue angel: se tiveres oportunidade não percas...penso que é até Maio!Bj e boa semana.

Anónimo disse...

Já fui e vale realmente a pena.

Mocho Falante disse...

Foi sem dúvida um HOMEM brilhante. Ainda não vi a exposição, mas está na minha lista

beijocas

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Carlos: Como está? Que bom vê-lo por aqui tb! Concordamos sim senhor, é daquelas exposições que me faz ter orgulho em ser portuguesa, afinal tb somos capazes de fazer coisas bem interessantes. Embora os módulos desta exposição já tivessem andado por outras partes do mundo:-).Bjs.

Mocho: eu tenho-a lá perto do meu local de trabalho, por isso foi fácil para mim:-)! Bjs.P.S: Brilhante homem sim, pela seriedade e empenhamento e, sobretudo, pelo encantamento que tinha pela vida animal e vegetal, o verdadeiro "ambientalista" hehehe!!

Marina disse...

Eu ja fui ver e tambem recomendei la pelo meu sitio!
Agora queria voltar la mas com os miudos... mas vai ser dificil...

Beijinhos girafa ;-)

Filoxera disse...

É uma ideia.
Beijos.

Fátima André disse...

Girafinha,
Passei para te deixar o meu novo sorriso primaveril e para te desejar um óptimo fim de semana
;)