Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Relações Humanas - Professor de Sucesso - Parte I (Continuação)



Aqui vão os restantes pontos que ficaram por referir no post anterior...

16. Ter alunos que lhe oferecem uma flor, lhe dão um beijo/abraço, lhe mostram os seus poemas ou, de qualquer outra forma, consigo partilham o seu mais profundo sentir - Antes das férias de Natal tive direito a beijos e a postais de Natal...até uma prendinha recebi! Que bom, aqueceu-me o coração!!

17. Ter alunos que, já adultos, lhe vêm agradecer aquilo que lhes ensinou. - Ainda não dou aulas há tempo suficiente para que isto aconteça...ahhh...mas tenho esperança:-)!

18. Ter alunos que escolhem ser professores no futuro por causa da forma fantástica como desempenha essa sua função. - Meus queridos alunos, não vos aconselho nada serem professores, porque não está nada fácil!! É preciso muita dedicação, carinho, afecto, trabalho, aplicação, BOA VONTADE (TANTA)...e dinheirito nos bolsos, porque o que nos dão não chega!!!! - ele é tinta para a impressora, papel para imprimir e fazemos tanta coisa que não tem nada a ver com as nossas "competências"...depois, poucos são os que nos dão valor!!! Mas se gostarem de corpo e alma...sigam em frente!

19. Ter alunos que, daqui a muitos anos, num qualquer debate ou conversa, vão usar as memórias que guardaram de si como um dos mais positivos exemplos de doação pessoal e envolvimento profissional. - Ahh...isto sim, seria a cereja no topo do bolo, a excelência da nossa profissão, a nossa glória!! Digamos que se isto acontecer, eis que cumprimos a nossa missão enquanto educadores / professores. Tenho uma grande vontade que isto venha acontecer, no meu futuro.
Depois destes pontos todos, referidos neste e no post anterior, devo ainda referir que considero a competência em termos de conhecimentos ciêntíficos (dentro da minha área que é ciências e matemática), extremamente importante...

....ter um cuidado permanente com o que leio nos manuais (que por vezes têm erros);

....ir a fontes mais seguras (aos compêndios, mais profundos sobre o que estou a ensinar),

... actualizar-me de forma permanente e conversar com os colegas da mesma área para esclarecer um ou outro ponto que, para mim, possa levantar dúvidas (não acredito que hajam professores com certezas absolutas e se os houver...ponho em questão as suas competências...


10 comentários:

Carla disse...

O ponto 17 também eu espero ...sinceramente...era bom sinal !!

bj

- Moisés Correia - disse...

"A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus".

" UM FELIZ ANO DE 2009 "

sonia disse...

Jà recebi prendas, poemas, cartas bonitas...jà me vieram agradecer por ter sido "dura" numa altura da vida que hoje lhes fez pensar e mudar completamente de rumo para melhor claro!

E uma sensação de felicidade enorme :)

beijinhos

tsiwari disse...

e olhá-los nos olhos.

e trazer os olhares deles para os nossos olhos.



...



e repetir esses mergulhos de olhares, anos depois, qdo nos falam dos filhos que tentam educar.


-


bom 2009. ***

1/4 de Fada disse...

Passei para te desejar um óptimo ano de 2009.
Beijinhos.

BlueVelvet disse...

Venho deixar-te os meus votos de um FELIZ ANO NOVO.
Beijinhos

Blue Angel disse...

Uma Boa Passagem de Ano!!!

Beijos

Nivea

Anónimo disse...

Olá! Sem querer ser inconveniente, gostaria de te dizer que, no ponto 18, onde dizes qualquer coisa do género "fazemos tanta coisa que não tem nada haver com..." este "haver" que escreves está incorrecto. Deverá ser "a ver...", pois aqui não se trata da forma verbal haver/existir. Resolvi dizer-te isto porque percebi que gostas do que é cientificamente correcto. Espero que não leves a mal. Já agora aproveito para te dizer que o teu espaço é muito, muito agradável. A forma como escreves é sublime... Nota-se o prazer que depositas nas coisas que fazes. (Trato-te por tu, porque também sou docente, mas de uma variante linguística - português e francês).

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Anónimo: Muito obrigada:-) vou corrigir já!! De facto, volta e meia, tropeço e erro:-)))!! Obrigada tb pelos elogios.

Anónimo disse...

Os elogios são sinceros. O mérito é todo teu...
Desejo que sejas muito feliz, pois pareces uma pessoa de bem! Já me conquistaste: pela simplicidade, humildade e serenidade!

Já agora, chamo-me Sónia, apesar de continuar a ser uma "Sónia anónima".