Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Relações Humanas - Professor de Sucesso - Parte II






É óbvio que não venho para aqui lastimar-me e carpir mágoas, não faz nada o meu género, antes pelo contrário - já identificámos parte do problema...a sociedade, ou seja os seres humanos que a compõem precisam de tempo e espaço uns para os outros, precisam de afectos e relações construtivas, que os façam crescer....

Falemos então da minha área profissional - do ensino e dos professores.

Ser um Super-professor ou um professor de sucesso, passa muito pelos afectos...

Ora vejam só o que os autores do livro "educar para o optimismo" escreveram sobre este assunto:

Características de um professor de sucesso:

1. Partilhar um espírito alegre e entusiasmado

( eu falo por mim..às vezes entusiasmo-me de tal maneira que chega a hora da saída e não dei por ela:-) e trocamos muitos sorrisos dentro da sala de aula. É um prazer para mim estar com os meus alunos.



2. Saber que aprender é um processo afectivo, e que se deve dar prioridade às emoções envolvidas na aprendizagem.

( um dia destes, uma aluna daquelas difíceissssss, muito problemática, capaz de responder "torto" a toda a hora, uma miúda já crescida para a turma em que está, fazia uma composição em estudo acompanhado...dizia não ser capaz, que não fazia, que não queria, que se estava marimbando para tudo aquilo...sentei-me ao pé dela e conversei sobre como passava o Natal...percebi que tinha uma ligação muito forte com a irmã, com quem ia passar o Natal...começou a escrever como passava o Natal...foi bonita a composição que surgiu e eu, conheci-a mais um pouco e ela sentiu-se bem!).

3. Gostar daquilo que faz e ter prazer em estar com os seus alunos. (Já disse ali atrás!!).


4. Inspirar e motivar os alunos e colegas. (ui, nisto eu sou perita! é que sou uma "idiota" no bom sentido:-) estou sempre a inventar coisas que fazer com os alunos e depois gosto de enviar aos meus colegas por e-mail e dizer-lhes - olha o que eu fiz!! Não está giro?!). Pelo menos inspiro pela idiotice:-))!


5. Conseguir ligar o que ensina à vida real e aos interesses dos alunos. Eu tento, mas tenho que me lembrar disto mais vezes!


6. Conhecer cada aluno de forma individualizada. Isto leva o seu tempo...mas eu vou conseguindo.



7. Ter alunos com bom desempenho dentro das capacidades que possuem. Esta é que é mesmo complicada!!! É que temos alunos tãoooooo diferentes dentro da sala de aula, com necessidades tão diversas e estamos tão limitados em termos materiais e somos só "UM"!! Mas sim, há que tentar, sempre, e com força de vontade, conseguimos!!´


8. Ter alunos felizes que sorriem que brincam que têm sentido de humor e que gostam de estar dentro da sala de aula. Ahh...isto também tenho a certeza que acontece nas minhas aulas, sorrisos, até gargalhadas, bem estar e alegria...gosto por estarmos juntos a aprender.


9. Ter alunos que o/a admiram e que não têm medo de si nem o/a desrespeitam. Bem isto de respeitar o professor já não é o que era!! É complicado! ELes tratam-nos, por vezes, assim de qualquer maneira, mas quando mostramos que de facto nos preocupamos com eles...passa a existir um certo grau de consideração, o que é perto do respeito!


10. Ser um modelo positivo e credível, ou seja, alguém que os alunos e colegas gostam de imitar. Lá positiva sou:-))!

11. Conseguir um bom diálogo pais-professor-aluno-escola.


12. Gostar tanto de ensinar como de aprender, e ter vontade de saber sempre mais. E eu digo - SEMPRE.


13. Ter alunos que se entreajudam, tanto nos aspectos escolares como nas relações sociaias.
ISto eu acho que vai acontecendo mais ou menos, nas minhas turmas.


14. Ter turmas que não têm nenhum aluno "excluído" ou posto à margem.


15. Ter alunos reflexivos, participativos e criativos, que falam, expõem as suas ideias e o/a confrontam de forma saudável. Eu costumo alimentar os diálogos, as questões em torno dos temas e a reflexão à roda de outros assuntos que não propriamente o conteúdo directo. Mas é preciso muito mais, tenho a noção disso! Mas para isto é preciso muita reflexão e trabalho por minha parte antes de ir para a sala de aula...


In: "Educar para o optimismo" de Helena A. Marujo, Luís M. Neto e Maria de Fátima Perloiro
Imagens do clipart do microsoft office

Bem, os restantes pontos colocarei num outro dia, é que estou a aborrecer-vos com tanto texto e já estou cansadita também!

4 comentários:

Carla disse...

Vou já ver se consigo arranjar esse livro , bem interessante...

bj

Teresa Pombo Pereira disse...

adorei o post, fikei com vontade de copiar referindo a fonte: TU! Beijos e Bom ano!

sonia disse...

UFA!!!
Olha que me senti aliviada por ver que afinal sou uma EXCELENTE professora :)

Ansiosa de saber os proximos pontos!

A unica coisa que não é facil gerir a meu ver e segundo a experiencia das minhas turmas: o facto de eles excluirem alguns!

Beijinhos

Alexaa disse...

Como aluna que sou, adorava ter uma professora como você.
De certeza que seria um prazer.