Numa altura em que mais uma notícia de más relações entre professores e alunos vem a lume, não obstante a época de união familiar, que, deveria acontecer pelo menos nesta altura em que se vive o Natal...queria deixar algo para reflexão.
Estou em crer que muitas das coisas que se passam dentro das escolas têm haver com o reflexo da sociedade em geral - se a sociedade como um todo, não está bem, como poderão estar as nossas crianças e adolescentes? Como poderão estar as mães, os pais, os maridos e as mulheres, os irmãos e os amigos, os avós, etc?!
E, quanto a mim, uma boa dose destes problemas ficam a dever-se a carências em termos afectivos e de tempo/espaço, a verdade é que não temos tempo uns para os outros e, muitas vezes, já não nos reconhecemos...
Não reconhecemos os alunos, os nossos filhos, os nossos maridos e mulheres, os nossos familiares, os colegas...enfim, pois se não estamos com eles (verdadeiramente) será que alguma vez os chegámos a conhecê-los(verdadeiramente)?!
Vou fazer isto por partes para não custar tanto a ler:-))!
1 comentário:
Amiga é bom ver/ler o entusiasmo com que te entregas à tua profissão! Continua assim, com vontade de chegar mais perto dos teus alunos... porque de facto tanta rebeldia mais não (muitas vezes) é que desleixo e falta de afecto/acompanhamento em casa! Acredito que ser professor é cada vez mais uma profissão de risco e que muitas das vezes o entusiasmo inicial seja vencido pelo cansaço... mas isto é um problema de todos nós enquanto educadores, enquanto sociedade civil...
Volto ao início para desejar mais uma vez que nunca percas o entusiasmo!
Fica bem amiga.
Enviar um comentário