Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

5 valores a transmitir


A Shakti do blogue "silêncio das palavras" desafiou-me a dizer 5 valores que eu considere importante transmitir aos meus filhotes...

É interessante este desafio, porque depois de pensar neles em "catadupa" tenho que seleccionar 5, o que se torna mais difícil... cá vai...

Humanidade: o valor de sentir a alegria e a dor dos outros...é tão importante estar na pele dos outros para conseguir compreendê-los em alturas em que, por vezes, é tão difícil...tanta gente se esquece de ser sensível e sentir os outros...é frequente lidarmos com vários "blocos de gelo" em vez de humanos!

Amizade: ser amigo, é sem dúvida das coisas mais importantes que a vida tem, e ter amigos e a capacidade de os fazer, é o sal e o alento, aquilo que nos permite encarar a vida de uma forma leve e sorridente;


Igualdade: desejo muito que os meus filhos olhem os outros na base da igualdade, não vendo credos, raças, estruturas físicas, ou outras quaisquer "diferenças" e respeitando a cultura e a maneira de ser e de estar de cada um, constituindo isso fonte de riqueza e não de desprezo e indiferença;


Crescer aprendendo constantemente (será que é valor?!:), lá estou eu a perverter isto tudo outra vez! eh pah, é que não consigo obedecer cegamente a estas coisas:-)): o gosto de aprender de forma contínua, até à velhice, colocando-se naquela postura de que: "ainda há tanto para aprender, ainda há tanto para saber...", o valor da busca constante, da procura pelo enriquecimento e crescimento pessoal, assumindo um certo grau de humildade.


Bom humor: ahhh ...como é importante um sorriso no rosto, uma partilha saudável, uma conversa entre risos...faz-nos sentir tão bem e recarrega baterias, é ou não é?!


Estes valores foram os que de imediato me vieram à cabeça, não sei se serão aqueles que tenho transmitido aos meus filhos, eu penso que sim, ou se serão de facto os mais importantes...mas foi o que senti agora.


Sei que por exemplo, o respeito pelo próximo é algo que para mim, também é muito importante e a honestidade também, mas eram só cinco! Escolhi aqueles.


E agora tenho que passar o desafio a 5 bloguistas...coisa complicada...












Bem...aos eleitos devo dizer que só respondem ao desafio se quiserem (mais que óbvio:-), aos que não foram eleitos...eh pahh, isto a vida tem coisas que sabe se lá porquÊ..uns dias uns outros dias outros, é por isso é que o planeta gira, gira, como uma bola colorida nas mãos de uma criança...é que a coisa equilibra-se (hehehehe)!






9 comentários:

Carla disse...

Penso que nós como mães temos os valores muito idênticos e atenção que aqui refiro-me a todas as mães não só a nós duas...mas como temos que eleger apenas 5 aqueles que primeiro nos aparecem na mente são aqueles que para aqui transportamos...não quer com isso dizer que sejam os mais importantes !!

Gostei imenso de ler este teu desafio !!

bjs

WOLKENGEDANKEN disse...

Parabens pela ideia ! muito interessante !

Blue Angel disse...

Gostei da parte do bom humor!!! É uma grande verdade e um valor que se está a perder bastante!!! OL

Um beijo

Nivea

(Eu também desafiei a Bigita... LOL)

1/4 de Fada disse...

Também tenho que responder a este desafio, a Shakti também me mandou! Os meus valores são parecidos com os teus, vais ver.

Filoxera disse...

Boas escolhas! São valores que também considero fundamentais.
Beijos.

João Torres disse...

Obrigado pela nomeação...

Já respondi!

Um abraço
João

O Profeta disse...

Fecham-se as janelas de poente
Acenderam-se os luzeiros no céu
A cidade desperta para o arraial
Uma noiva procura o perdido véu

Os acordes da Banda no Coreto
Uma tuba marca o compasso
O clarinete dança na calmaria
O Maestro solta gestos no espaço



Bom fim de semana



Mágico beijo

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Shaki: que bom que gostaste!! Foste tu que o proporcionaste, belo desafio:-)! Beijo.

Wolkeng...: antes de mais gostaria de saber o que quer dizer este nome!! :-) é de Alemão não compreendo nadinha!! Mas gostei imenso que aparecesse por aqui e quero que volte muitas mais vezes, será muito bem vinda! Beijo.

Blue Angel: pois eu penso que o bom humor é FUNDAMENTAL, e sente-se logo quando uma pessoa o tem, porque encara a vida de uma forma mais leve e descontraída, e isso, é extremamente importante. Beijo.P.S. - Ups...eu sou tãooo distraída (mas sou boa pessoa:-))!

1/4 de fada: já lá fui ver e sim, concordo contigo, sinto como meus os teus valores. Beijo.

Filoxera: são portanto "universais" (hehehehe). Beijo.

JVT: muito bem vindo ao meu cantinho! Não tem nada que agradecer, é com muito gosto que o faço!Beijo.

Profeta: continuas a escrever coisas lindas, beijo.

suruka disse...

Pois é.

" AMIZADE " eu destaco.

abraços