Hoje, dia mundial do ambiente fiz uma aula diferente com os meus alunos.
Levei cartolinas e linhas orientadoras para seguirem, levei imagens, canetas e outros materiais.
Organizei grupos de trabalho com os elementos do grupo escolhidos por mim (porque eles andam muito barulhentos ultimamente!) e coloquei-os a construir cartazes sobre o ar, atmosfera, poluição do ar, propriedades do ar, etc, conteúdos que estamos a abordar.
Dei-lhes uma folha no princípio que constava mais ou menos do seguinte:
1. A professora escolhe os elementos de cada grupo, dado ao comportamento verificado nas últimas aulas. A qualquer momento a professora pode trocar elementos do grupo, se verificar que é necessário;
2. Cada grupo tem imagens e material que pode, e deve utilizar para a construção dos cartazes. No caso de quererem, podem recortar as imagens e colar nos cartazes (depois da leitura atenta das informações;
3. Na 2ª aula, os grupos vão ter 15 min. para terminar os cartazes e outros 15 min. para apresentarem à turma;
4. Na aula das apresentações dos trabalhos realizados, cada grupo tem que colocar 3 questões ao grupo que está a apresentar o cartaz;
5. Os grupos devem trabalhar de forma organizada, deverão fazer um plano do que querem realizar no cartaz e poderão desenhar esquemas ou outras imagens.
Para que corra tudo bem, devem trabalhar respeitando regras de trabalho de grupo, a saber - e aqui deixei espaço e pedi-lhes para que escrevessem as regras que eles próprios me iriam dizer!
2. Cada grupo tem imagens e material que pode, e deve utilizar para a construção dos cartazes. No caso de quererem, podem recortar as imagens e colar nos cartazes (depois da leitura atenta das informações;
3. Na 2ª aula, os grupos vão ter 15 min. para terminar os cartazes e outros 15 min. para apresentarem à turma;
4. Na aula das apresentações dos trabalhos realizados, cada grupo tem que colocar 3 questões ao grupo que está a apresentar o cartaz;
5. Os grupos devem trabalhar de forma organizada, deverão fazer um plano do que querem realizar no cartaz e poderão desenhar esquemas ou outras imagens.
Para que corra tudo bem, devem trabalhar respeitando regras de trabalho de grupo, a saber - e aqui deixei espaço e pedi-lhes para que escrevessem as regras que eles próprios me iriam dizer!
Devo dizer que os alunos não estão habituados a trabalhar um grupo, não conseguem distribuir tarefas uns pelos outros, não formulam um plano anterior à concretização do trabalho e raramente trabalham todos em conjunto. Ahh... e não conseguem aceitar a ideia de que têm que ler bem o manual e outras informações para depois fazerem resumos a colocar num cartaz.
É difícil também porque fazem um alvoroço desgraçado e brincam com tudo sentindo-se "livres" dentro da sala de aula.
ORa, o professor, o que tem vontade de fazer?? Nunca mais trabalhos de grupo (é a decisão mais fácil não é?!). Mas eu que sou teimosa, casmurra, não desisto, e até acho que se empenharam e gostaram. Para a próxima aula já vejo resultados e algumas apresentações...a ver vamos...
Penso que para dar aulas "construtivistas" os alunos têm que ser "educados" desde o jardim escola!!
4 comentários:
Calculo que sim. Mas a ideia é boa.
Beijos.
Engraçado miga, os meus adoram trabalhos de grupos. Mas hà sempre quem não escuta as instruções, o que me I-R-R-I-T-A profundamente lol
beijinhos
tens razão...às vezes é mesmo complicado fazer trabalhos de grupo, precisamente porque eles não conseguem coordenar tarefas...
bj
adorei
Enviar um comentário