A apresentação, pelos alunos, de cartazes sobre o ar correu muito bem!
Foi uma aula intensa, em que senti que estavam a ser desenvolvidas outras competências, como: oralidade em público, capacidade de resumir os assuntos abordados, trabalho em equipe, respeitando todos os elementos do grupo, autonomia, desinibição perante os colegas, intrusão no tema abordado, etc, etc...
Os restantes colegas foram capazes de respeitar quem estava a apresentar o cartaz, uma vez que também eles tinham apresentado ou iriam apresentar. Após cada apresentação os colegas da turma fizeram questões que considerei bem pertinentes. Quando os que estavam a apresentar não sabiam responder, intervinha eu.
Embora estejam muito faladores e irrequietos neste final de período, nota-se bastante interesse por parte deles quando lhes falo de algumas coisas, por exemplo, quando lhes falei das chuvas ácidas, alguém me questionou se as águas do mar não ficavam afectadas...lembrei-me de um programa que tinha visto há pouco tempo, abordando precisamente este assunto... referi que também as águas do mar estavam a ficar com muita acidez (coisa que eles ainda não percebem bem o que é, mas que tento explicar dizendo que é algo que corroi), e que isso afectava toda a vida marinha e consequentemente o próprio homem, porque somos todos parte de uma grande cadeia...
Surgiram muitas coisas que os alunos já tinham ouvido falar. Notei que existiam alguns pré-conceitos mal formados na cabecinha deles, muitas confusões, pelo que tentei esclarecer algumas coisas.
Gostaram também de saber o que eram líquenes e que funcionavam como indicadores de um ar pouco poluído. Falámos de energias renováveis, efeito de estufa com o consequente aquecimento global, da subida do nível das águas. Penso que eles vibraram com tudo isto porque o tempo foi passando (voando) e todos se atropelavam querendo falar e participar.
Nos últimos dias, queria mostrar-lhes o filme do Al Gore - verdade inconveniente, ou outros que ainda vou analisar com cuidado. Penso que vão gostar.
Fiz alguns apontamentos que achei serem importantes após cada cartaz, para que eles registassem nos cadernos.
Na aula seguinte à dos cartazes, entreguei uma série de trabalhos pendentes entre eles um sobre uma visita de estudo ao museu zoológico e ao jardim botânico de Coimbra. Disse que em geral estavam muito engraçados e que gostaria de ler um que achei deveras bem feito.
Li e a turma ficou de olhos arregalados e em silêncio. Penso que gostaram do facto de ter sido relevante para mim os trabalhos que me entregaram, era giro um deles estar a ser lido pela professora... e gostaram da história, porque de facto estava com muita criatividade.
A propósito dos cartazes, destaquei o grupo que se tinha saído melhor tanto na construção como na apresentação dos mesmos. Acho bom começar as aulas a fazer um balanço de trabalhos realizados e do empenhamento deles. O resultado gráfico foi muito interessante e afixei-os numa das salas de aula, assim eles orgulham-se sempre que por lá passam
Ando com ideias de criar um blogue para as ciências e outro para a matemática (ensino básico). Sou uma verdadeira idiota!
Uma verdade inconveniente
Este aqui em baixo encontrei-o por acaso e achei que vocês também iam gostar...hehehe! Ora vejam lá...
O Urso Polar e o aquecimento global
1 comentário:
Fazes bem em sensibilizar os teus meninos!
E tu como estás?Mais animada?
Bom fim-de-semana amiga.
*** grandes.
Enviar um comentário