Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Imaginar é o melhor que há!!


Um dos exercícios mais "construtivos" que se podem fazer com as crianças é fazê-las imaginar, contar histórias na pele de outras personagens que não eles próprios.


Esta semana que passou sugeri a um dos meus explicandos do 3º ano que fizesse uma composição como se ele fosse um ragato de água...e sonhei um pouco com ele!


António Mota faz muitos destes exercícios na sua colecção de livros "Se eu fosse...". Eu já conhecia um dos títulos: "Se eu fosse muito magrinho", esta semana veio-me parar às mãos outro livro desta colecção que normalmente encanta os mais pequenos...devo dizer que até as ilustrações estão engraçadas - simples mas deliciosas!


"Se eu fosse MUITO ALTO"


Transcrevo aqui uma parte para desafiarem também a vossa imaginação...


"Se eu fosse muito alto podia compor as antenas de televisão e limpar as chaminés.


Podia lavar as orelhas às girafas (gostei particularmente desta parte! Não que tenha as orelhas sujas:)) e colher com as minhas mãos os frutos das árvore mais altas da Terra.


Podia tirar os balões tristes que ficam presos no cima das torres e dar palmadas nos sinos gigantes.


Podia ver os aviões mais perto de mim e conversar com os meninos que ficam sozinhos nos andares mais altos.


Podia ajudar as cegonhas a construirem os seus ninhos."


In "Se eu fosse MUITO ALTO" de António Mota


E continua...

3 comentários:

... disse...

Desuclpa limpar as orelhitas á girafa e ajudar as cegonhas a fazer o ninho..... derreti-me

beijinhos e bom fim de semana

tsiwari disse...

olha que às cegonhas não falta já quem ajude!!!!

Elas estão a ficar cansaditas das viagens iniciadas em Paris! ;)***

. disse...

Por acaso tem piada. O exercício e o livro. Luz