Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Angústias à parte...eles estão a aprender!!


A quantidade de coisas que tenho para escrever aqui vão-se acumulando e eu sem as escrever! Mas tenho que dizer que os dias vão passando e a partilha com os miúdos das explicações intensificam-se.


As esperanças de ficar colocada são quase nulas porque existe uma quantidade jeitosa de gente ainda por colocar à minha frente, os critérios das oferta escola também não me beneficiam grandemente, tenho que por vezes concorrer sem profissionalização e apenas habilitação própria, conferida pelo curso anterior, o que me coloca numa posição muito aquém.


As experiências relatadas pelos colegas já a leccionar há uma série de anos, são completamente desanimadoras...as histórias das avaliações de desempenho, as dúvidas que surgem à volta de inúmeras situações, a legislação que sai e em menos de nada os colegas têm de a "devorar" e quase contratar um advogado para marcar faltas aos meninos ou outra coisa do género. Estou convencida que daqui a uns anitos não há quem queira esta profissão nem à lei da bala! Depois chamem por nós!!


Nestas últimas semanas tenho ouvido de colegas já colocados que as reuniões acabam às 21, 22...e são imensas umas atrás das outras, outras que continuam (tipo cenas dos próximos capítulos). E papelada e mais papelada para preencher, para quê?? Vamos melhorar o sistema assim?? Tenho as minhas dúvidas...


Mas comecei com os meus meninos das explicações e é com eles que vou acabar porque tenho sempre a mania das utopias e do positivismo (louca podem-me chamar se assim o desejarem). Elas - as crianças que vão aprendendo e fazendo o seu percurso, com a ajuda dos educadores - pais, professores, explicadores e adultos em geral - valem tudo e é por elas que temos de caminhar para a frente.


Temos feito coisas giras. Com os meninos dos 3º e 4º ano têm surgido composições tão engraçadas que qualquer dia transmito aqui - coelhos da páscoa que aparecem em parques de campismo a oferecer ovos aos meninos, peixes e tubarões a brincarem num parque infantil subaquático para peixes, meninas que ajudam livros que falam, a organizarem-se por imagens numa biblioteca à noite...enfim é dar largas à imaginação. Com os do 5º nota-se evolução na Matemática (pelo menos em alguns), hoje fiquei satisfeita porque uma das meninas do 5º ano, com bastantes dificuldades, conseguiu explicar o raciocínio que tinha para chegar a determinada conclusão (PEQUENA GRANDE CONQUISTA). No 6º ano consegui fazer com que duas alunas passassem a gostar de um bocadinho assim:-- para um bocado assim: ------------- de Matemática!!


São estas coisas que fazem andar para a frente aqueles a quem insistem empurrar para trás. Aos colegas que andam nisto há muitos anos, deixo a minha compaixão, compreensão, solidariedade e votos de melhores dias!! Força:))

1 comentário:

mjf disse...

Olá girafinha!
Que saudades...
A vida dá muitas voltas, sermos positivos, optimistas e alegres ajuda-nos a conquistar o nosso dia a dia.
Esperança num dia melhor, amiga

Beijos