Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Desconcertante!


Veio ter ao meu e-mail algo que urge partilhar convosco, nem que seja para rir (se não quiserem chorar)!


Segundo a nossa Ministra:


QUESTÃO PROPOSTA:6 + 7 =?


RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO: 6 + 7 = 18


ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
ANÁLISE :


A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;

O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;

Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.

O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente – repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!

Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.

AVALIAÇÃO:

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:

A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!

Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.

Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.

Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados – as simetrias – realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...

Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".










quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Afinal o zero absorve ou não absorve os resultados??


Conversa entre dois alunos do 5º ano e a explicadora:

- Professora, quanto é 0x7 (o produto de zero por sete)= ?

Responde de imediato a colega que está ao lado:

- fácil, 0x7 é 7!!

Fiquei das cores do arco - íris!

Questão que fica no ar: como é que estas criaturas chegam ao 5º ano? Pelo caminho ninguém lhes explicou que o produto de zero por qualquer número é zero?? É que ainda por cima já tinham "dado" o elemento absorvente da multiplicação!


Até tenho medo das respostas que vou ter quando alguém perguntar quanto é 1x7!!!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Recados e Imagens - Fadas - Orkut


Às vezes apetecia-me ter asas e voar por aí, ao sabor do Luar.

E com uma bola de luz fazia magia e deitava pós de prilim pim pim em todas as casas por onde voasse...

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Imaginar é o melhor que há!!


Um dos exercícios mais "construtivos" que se podem fazer com as crianças é fazê-las imaginar, contar histórias na pele de outras personagens que não eles próprios.


Esta semana que passou sugeri a um dos meus explicandos do 3º ano que fizesse uma composição como se ele fosse um ragato de água...e sonhei um pouco com ele!


António Mota faz muitos destes exercícios na sua colecção de livros "Se eu fosse...". Eu já conhecia um dos títulos: "Se eu fosse muito magrinho", esta semana veio-me parar às mãos outro livro desta colecção que normalmente encanta os mais pequenos...devo dizer que até as ilustrações estão engraçadas - simples mas deliciosas!


"Se eu fosse MUITO ALTO"


Transcrevo aqui uma parte para desafiarem também a vossa imaginação...


"Se eu fosse muito alto podia compor as antenas de televisão e limpar as chaminés.


Podia lavar as orelhas às girafas (gostei particularmente desta parte! Não que tenha as orelhas sujas:)) e colher com as minhas mãos os frutos das árvore mais altas da Terra.


Podia tirar os balões tristes que ficam presos no cima das torres e dar palmadas nos sinos gigantes.


Podia ver os aviões mais perto de mim e conversar com os meninos que ficam sozinhos nos andares mais altos.


Podia ajudar as cegonhas a construirem os seus ninhos."


In "Se eu fosse MUITO ALTO" de António Mota


E continua...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Angústias à parte...eles estão a aprender!!


A quantidade de coisas que tenho para escrever aqui vão-se acumulando e eu sem as escrever! Mas tenho que dizer que os dias vão passando e a partilha com os miúdos das explicações intensificam-se.


As esperanças de ficar colocada são quase nulas porque existe uma quantidade jeitosa de gente ainda por colocar à minha frente, os critérios das oferta escola também não me beneficiam grandemente, tenho que por vezes concorrer sem profissionalização e apenas habilitação própria, conferida pelo curso anterior, o que me coloca numa posição muito aquém.


As experiências relatadas pelos colegas já a leccionar há uma série de anos, são completamente desanimadoras...as histórias das avaliações de desempenho, as dúvidas que surgem à volta de inúmeras situações, a legislação que sai e em menos de nada os colegas têm de a "devorar" e quase contratar um advogado para marcar faltas aos meninos ou outra coisa do género. Estou convencida que daqui a uns anitos não há quem queira esta profissão nem à lei da bala! Depois chamem por nós!!


Nestas últimas semanas tenho ouvido de colegas já colocados que as reuniões acabam às 21, 22...e são imensas umas atrás das outras, outras que continuam (tipo cenas dos próximos capítulos). E papelada e mais papelada para preencher, para quê?? Vamos melhorar o sistema assim?? Tenho as minhas dúvidas...


Mas comecei com os meus meninos das explicações e é com eles que vou acabar porque tenho sempre a mania das utopias e do positivismo (louca podem-me chamar se assim o desejarem). Elas - as crianças que vão aprendendo e fazendo o seu percurso, com a ajuda dos educadores - pais, professores, explicadores e adultos em geral - valem tudo e é por elas que temos de caminhar para a frente.


Temos feito coisas giras. Com os meninos dos 3º e 4º ano têm surgido composições tão engraçadas que qualquer dia transmito aqui - coelhos da páscoa que aparecem em parques de campismo a oferecer ovos aos meninos, peixes e tubarões a brincarem num parque infantil subaquático para peixes, meninas que ajudam livros que falam, a organizarem-se por imagens numa biblioteca à noite...enfim é dar largas à imaginação. Com os do 5º nota-se evolução na Matemática (pelo menos em alguns), hoje fiquei satisfeita porque uma das meninas do 5º ano, com bastantes dificuldades, conseguiu explicar o raciocínio que tinha para chegar a determinada conclusão (PEQUENA GRANDE CONQUISTA). No 6º ano consegui fazer com que duas alunas passassem a gostar de um bocadinho assim:-- para um bocado assim: ------------- de Matemática!!


São estas coisas que fazem andar para a frente aqueles a quem insistem empurrar para trás. Aos colegas que andam nisto há muitos anos, deixo a minha compaixão, compreensão, solidariedade e votos de melhores dias!! Força:))

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Blog com boas energias...presentinho da MIMO-TE


Esta semana mal dei pelo tempo a correr, também confesso que não tive muita paciência para incrementar o meu cantinho, nem sequer para ler os blogues que gosto de espreitar, poucos li e comentei. Às vezes fico assim, um pouco desanimada, mas depois passa e volto logo a ter vontade de partilhar e ler e comentar aqui na blogosfera.

A semana que passaou a Mimo-te presenteou-me com um mimo maravilhoso...tão bonito..."blogue com boas energias", fiquei mesmo feliz com este prémio porque acho-o muito valioso e cheio de significado, não desvalorizando os restantes.
Coloco-o aqui com muito orgulho e fazendo uma grande vénia de agradecimento à Mimo-te (muito obrigada e mil sorrisos:)). A imagem é lindíssima!


Gostaria de partilhar mais...uma música para a vossa semana que vai agora começar e algumas histórias que foram acontecendo com os meus explicandos, mas por enquanto é tudo, estou cansada e tenho que acordar cedo amanhã.

Fiquem bem e que esta semana seja vivida com alegria e muita energia!

A propósito do dia dos namorados...

Sou daquelas pessoas que acreditam que não têm de existir dias específicos para nada, até porque "Natal é quando o homem quiser!", por isso o dia 14 de Fevereiro é apenas um dia no calendário, em que se "decretou" ser para os namorados, namorarem, celebrarem o seu namoro, congratularem-se por se terem conhecido e estarem juntos, etc, etc.

A minha filha, que é espertalhona, disse logo que o dia dos namorados não era só para os namorados, que era para todas as pessoas que se sentiam amigas, com laços de alguma forma, que era uma celebração da amizade, da ternura, do carinho...enfim dos LAÇOS que se criam entre os seres. É claro que logo a seguir vem a proposta maliciosa..."e por isso tens de nos oferecer uma prenda!!". Eu logo vi, cheirava a esturro!!

Ofereci um pequeno livrito na Mily e Molly a ele e a ela, ficaram felizes.

Mas, lembrei-me que nada melhor que aquele pedaço maravilhoso do livro "O Principezinho" e por isso, para celebrar este dia, embora já a maior parte o conheça, e o releia de vez em quando, vale a pena recordá-lo, porque nada melhor que isto, constantemente, para iniciar, manter e continuar FELIZ uma ligação ESPECIAL....
CATIVAR:


E foi então que apareceu a raposa:

- Bom dia, disse a raposa.

- Bom dia, respondeu educadamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.

- Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...

- Quem és tu? perguntou o principezinho. És bem bonita...

- Sou uma raposa, disse a raposa.

- Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...

- Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Ainda ninguém me cativou.

- Ah! desculpa, disse o principezinho.

Após uma reflexão, acrescentou:

- Que quer dizer "cativar"?

- Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?

- Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer "cativar"?

- Os homens, disse a raposa, têm espingardas e caçam. É uma grande maçada! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que fazem. Tu procuras galinhas?

- Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer "cativar"?

- É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa "criar laços..."

- Criar laços?

- Sim, laços, disse a raposa. Por enquanto, tu não és para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se me cativares, passamos a precisar um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...

- Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor... eu creio que ela me cativou...

in "O Principezinho" de Saint-Exupery

É tão bonito! É daquelas leituras que vale a pena ler e reler para interiorizar!

Imagens retiradas de:

http://sangha.blogs.sapo.pt/arquivo/778870.html

http://www.metade.com.br/amor.html

sábado, 9 de fevereiro de 2008

A Tua Sinfonia


Às vezes apetecia-me ter um baú, uma espécie de caixa, onde guardaria todas as coisas especiais para mim ao longo da vida...um sorriso, um nascimento de um filho, um momento importante, um encontro especial, um objecto significativo, uma relação especial, um texto que por algum motivo me marcou significativamente.

E se eu tivesse esse baú, este texto que vou transcrever dele faria parte, porque para mim é belíssimo e marcou-me em determinada altura da minha vida.

Penso que a minha mãe devia saber disto, porque há algum tempo atrás, enviou-me via e-mail, e ele que existia em papel (apenas) sem autor nem data, passou a existir sob a forma digital e convosco agora partilho:


A TUA SINFONIA

Em todo o Mundo não existe ninguém, ninguém igual a ti. Desde os princípios dos tempos nunca existiu outra pessoa igual a ti.

Ninguém tem o teu sorriso, os teus olhos, as tuas mãos, o teu cabelo. Ninguém tem a tua caligrafia, a tua voz. TU ÉS ESPECIAL…TU ÉS ÚNICO.

Ninguém é capaz de igualar as tuas pinceladas. Ninguém tem gostos iguais aos teus na alimentação, na música, na dança ou na arte. Ninguém em todo o universo vê as coisas como tu vês. Nunca ninguém riu exactamente como tu ris e o que te faz rir, chorar ou pensar, pode ter um efeito totalmente diferente noutra pessoa... portanto …TU ÉS ESPECIAL. Tu és diferente de qualquer outra pessoa que tenha vivido na história do Universo. Tu és a única pessoa em toda a criação com um conjunto de qualidades muito próprias que só tu tens.

Há sempre alguém que é melhor numa coisa ou noutra. Qualquer pessoa é melhor que tu em, pelo menos, uma coisa.

Ninguém no Universo pode atingir a qualidade da harmonia dos teus talentos, dos teus sentimentos.

Tal como uma sala cheia de instrumentos musicais alguns podem sobressair num aspecto ou noutro, mas ninguém consegue igualar a harmonia sinfónica quando todos tocam em conjunto. A tua Sinfonia.

Por toda a eternidade, ninguém jamais andará, falará, pensará ou fará alguma coisa exactamente como tu. TU ÉS ESPECIAL... TU ÉS ÚNICO…

Tu és raro e tudo o que é raro possui um valor imenso. Porque tens um grande valor, a necessidade de imitar alguém é completamente vã. Tu és especial e não é por acaso que tu o és. Foste criado para um fim especial. Tens uma identidade própria. E há uma missão para ti, que ninguém pode fazer tão bem como tu. Dos biliões de candidatos, só um tem a adequação correcta e única para o que é preciso, e esse único és tu. O mundo precisa de ti.

TU ÉS ESPECIAL

TU ÉS ÚNICO

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Toca a dormir mais!!



Como muitas criancinhas andam nas aulas e nas explicações a "dormir em pé" achei bom partilhar convosco a informação que recebi num e-mail:


Para quem tem dúvidas quanto às horas de dormir das crianças....tem aqui um estudo comprovativo: a falta de sono afecta a disposição da crianca, a atençao, a concentraçao, a capacidade de aprendizagem e o comportamento diário.

Pensem bem da próxima vez que os puserem na cama as 11 da noite.... (quem não tem filhos...sempre vai aprendendo umas coisas).


"According to experts at the Sleep Medicine and Research Center in St. Louis, the current estimates of the sleep needs of children for each 24 hours are as follows:


• One-year-old: 14 hours, including one or two naps
• Two-year-old: 11 to 12 hours at night plus a single, after-lunch nap of one to two hours
• Three-year-old: 12 to 12 1/2 hours
• Four-year-old: 11 ½ to 12 hours
• Five-year-old: 11 hours
• Six-year-old: 10 3/4 to 11 hours
• Seven-year-old: 10 1/2 to 11 hours
• Eight-year-old: 10 1/4 to 10 3/4 hours
• Nine-year-old: 10 to 10 1/3 hours
• Ten through puberty: 9 3/4 to 10 hours"
• Adolescent to adult: 9 ¼ hours

O Garfield afinal até tinha razão!!

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Cá em casa desenham-se veículos e toca-se flauta..

imagem retirada daqui: http://office.microsoft.com/en-us/clipart/results.aspx?qu=ears&sc=20

O meu filhote agora anda naquela fase da flauta...e os nossos ouvidos até doem quando ouvimos aqueles sons agudos de um buraco mal tapado no dito instrumento! Ai socorro!! Eu lembro-me bem quando andava nessa fase, ninguém me aguentava lá em casa!!

O rapaz quando não está a jogar playstation, a ler ou a ver um filme engraçado o que faz?? Desenha veículos e, modéstia à parte, o meu filhote com os seus 10 anitos até tem jeito...tentei colocar 1 aqui, mas não consigo, se calhar é "pesado" demais, não sei. Tenho pena não vos mostrar, acho que ainda sou muita "naba" nestas coisas.

O que é giro é que mete lá a mãe ao volante e a mana vai sempre assim num sítio desgraçado, tipo lá atrás escondida, ou em cima do capô no tejadilho e numa cadeira especial de corrida! Os manos quando são crianças, dão-se sempre assim?? Às vezes (como agora em que escrevo aqui) brincam que se fartam, os dois na maior, outras andam tipo cão e gato (mas daqueles que não se dão nada bem!). Vá-se lá compreender!!




Uma tablete de chocolate e os números decimais.

Estáva eu um dia destes a fazer um bolo , quando verifico que a tablete de chocolate (da Nestlé - publicidade à parte :)) era mesmo apropriada...para umas aulinhas de números decimais!!

Então vejam lá se não é verdade: está dividida em 20 pedacinhos exactamente iguais e dá para dizer 1 parte de 20...por aí adiante. Pois está claro que no final da aula os alunos iam querer devorá-la...o pior era se fossem mais que 20 alunos...mas aí mais uns raciocínios que eles poderiam fazer!! Conclusão: a Matemática também se come!)

Como oferta vou deixar o link para o bolo de chocolate que entretanto encontrei quando procurava esta imagem aqui de cima. A net tem destas coisas é uma verdadeira teia, a gente parte da matemática e vai até à culinária!!