Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

domingo, 27 de janeiro de 2008

"Eu não sei quem te perdeu" de Pedro Abrunhosa



Quando veio,
Mostrou-me as maos vazias,
As maos como os meus dias,
Tao leves e banais.
E pediu-me
Que lhe levasse o medo,
Eu disse-lhe um segredo:
«Nao partas nunca mais»

E dancou,
Rodou no chao molhado,
Num beijo apertado
De barco contra o cais.

E uma asa voa
A cada beijo teu,
Esta noite
Sou dono do céu,
E eu nao sei quem te perdeu.

Abracou-me
Como se abraca o tempo,
A vida num momento
Em gestos nunca iguais.
E parou,
Cantou contra o meu peito,
Num beijo imperfeito
Roubado nos umbrais.

E partiu,
Sem me dizer o nome,
Levando-me o perfume
De tantas noites mais.

E uma asa voa
A cada beijo teu,
Esta noite
Sou dono do céu,
E eu nao sei quem te perdeu

É linda esta música não?? Boa semana de trabalho!

27 de Janeiro ...um DIA MUITO ESPECIAL!

Imagem retirada daqui: http://stewiegriffin.weblog.com.pt/arquivo/adoro-te.jpg




No dia mais frio de 2007...



...encontrei uma pessoa muitooo especialll...



e por este ser um blogue também de desabafos, escrevo aqui...



...já passou um ano e sinto-me muitooo bem e a acreditar que afinal a vida dá-nos várias oportunidades de sermos felizes...



....e vivo o momento presente e apesar da distância que nos separa...



...temos muita coisa que nos une...



...E ESTÁ A SER TÃO BOMMMMMMMM...



PARABÉNS...



...A ti, a mim, a NÓS!!





domingo, 20 de janeiro de 2008

O tema ÁGUA e algumas ligações interessantes...


Estava hoje a pesquisar informações sobre a água e o seu ciclo, porque tenho uma explicanda do 4º ano com várias dificuldades no Estudo do Meio, quando pensei que teria muito gosto em partilhar aqui algumas ideias sobre o assunto.

O tema "água" é abordado em vários níveis de ensino e é uma excelente oportunidade para incutir determinados comportamente e interiorizações sobre o assunto.

Como todos sabem, apesar da água ser um recurso renovável, se for continuamente sujeita a fontes poluentes e maus tratos permanentes não há capacidade por parte da mãe natureza de voltar a repor indefinidadente e, como se nada fosse, este recurso INDISPENSÁVEL à vida.
Ora, o que acontece é que muitos ainda não se aperceberam que a protecção da água cabe a cada um de nós individualmente e que se não o fizermos de forma sistemática e CONSCIÊNTE, são as gerações vindouras bem próximo da nossa, que sofrem a falta dela, e de que maneira!! Aliás, também não é novidade para ninguém que este recurso escasseia em muitas partes do mundo, e que são verdadeiras obras de engenharia que muitas vezes permitem a utilização para todos deste liquído fundamental à vida.

Tem piada, sem graça nenhuma, que é em situações de seca que o país se lembra que são precisas tomar medidas para educar os cidadãos e consciencializar para a poupança de água! Mas é preciso fazê-lo SEMPRE e desde já.

Os professores são classe priviligiada para o fazer, como muitos sabem, porque estão à frente deles, de forma diária, muitas crianças e jovens, que depois, eles próprios, passam a informação lá em casa.

Por pensar que é assunto que envolve "pano para mangas" e um sem mundo de possibilidades na prática lectiva, deixo aqui o fruto das minhas pesquisas, isto é, os links mais interessantes que encontrei acerca do assunto, e olhem que bem interessantes...ESPREITEM:








Mais um mimo de uma amiga virtual ...



Esta coisa da net é bem engraçada, cheia de coisas boas, pois aqui sem darmos conta vamos criando laços e teias, tecendo diálogos e lançando ideias, que vão sendo comentadas e discutidas... é muito curioso porque não precisamos de nos ver, olhamos, sim, ao conteúdo das pessoas e não à forma. Isto é, também ficamos mais ou menos sensibilizados com cores, imagens, paisagens com o que os outros - esses amigos virtuais, mas bem reais, nos brindam, semana a semana ou diariamente ou apenas de vez em quando, sem pressas, quando calha e nos apetece! E assim é tão bom!

Não era assim que deviam ser todas as ligações humanas?

E é assim que hoje coloco aqui um mimo de uma amiga virtual , que tem coisas tão belas no seu blogue e passo e outros amigos...


Pérola

Oceano de Pensamentos

Serenidade

A Professorinha

Tulipa

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

REVOLTANTE!!

Quando um país não respeita o que de mais promissor tem - as crianças, algo vai tremendamente mal!

Imagem retirada de: http://elotopia.net/blog/?p=63
Hoje, a maioria de nós ouviu a horrível notícia de uma bebé que morreu nos braços da mãe, a caminho do Hospital, e não foi a primeira, parece que existiu outro caso de uma criança com dificuldades respiratórias que também não chegou a tempo ao Hospital. E eu pergunto - mas em que país estamos?? Então em vez de abrirem unidades de saúde cada vez mais perto dos cidadãos vão fechá-las??? As maternidades também a fechar!
Querem bebés, porque o país está com uma taxa de natalidade baixissíma e depois tratam-nos assim?? Mas o que é isto?? Um país do 3º Mundo? Sim porque ninguém me convence que é um país desenvolvido!

Ainda há bem pouco tempo o nosso Presidente da República estáva preocupado com a taxa de natalidade de Portugal, bolas (para não dizer coisas bem piores...!!) assim ninguém quer ter filhos!! Imaginam o sofrimento daquela mãe cuja filha faleceu nos seus braços, a caminho do hospital?! Nem queiram imaginar, pois a dor deve ser atroz!

Isto dá-me vómitos e faz-me sofrer por dentro. Assim não vamos a lado nenhum! Questiono-me se fossem crianças dos "senhoresimportantesdogoverno", se fossem deles, os seus filhos, morreriam a caminho do hospital?? Desculpem, mas por vezes temos que reflectir e chocalhar por dentro para de seguida ser capaz de dar um GRITO DE REVOLTA!

Que um anjo bom proteja aquelas crianças que hoje faleceram e as receba com muito amor e carinho, porque nós homens - Humanidade, não fomos capazes de o fazer!

domingo, 13 de janeiro de 2008

E os meus nomeados para os melhores blogs de 2007 são...




Ouvem-se o rufar dos tambores (trumpptrummp....) e o tapete vermelho estende-se:






Em resposta ao desafio lançado pelo cão que morde, cá estou, em cima da hora, a fazer as minhas nomeções.

Embora tudo isto seja muito subjectivo, mas enfim, são as minhas opiniões pessoais em pouco tempo de blogosfera...


Melhor Blog Individual:

- Sopro de uma Lua Branca;
- Dono de Casa Forçado;
- Memórias de uma Túlipa;

- Mimo-te;
- Gotinhas de Luz


Melhor Blog Colectivo:

- Aragem.

Melhor Blog Temático:

- A Professorinha
- Blogica_mente;
- Mat Teia;
- Profeta;
- Pai ideia

Melhor Blog:

- Mimo-te;
- Rafeiro Perfumado;
- Em banho Maria.


Melhor Blogger

- E se eu fosse puta…tu lias?
- mjf
- suruka;
- prof. Teresa
- João R.

Acima de tudo, o que interessa mesmo é que continuem a existir pessoas a quererem partilhar, desabafar, comentar, opininar, voar....neste imenso espaço virtual! Para todos um grande Bem Hajam e considerem-se nomeados!

Recados Para Orkut - RecadosOnline.com

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

E a vida assim corre....



As explicações aumentaram, os níveis de ensino são vários, os alunos crescem e as ofertas escola nascem como cogumelos (não esquecer que os professores que a elas concorrem são mais que muitos!).

A ver pela amostra não está mau, qualquer português diria: poderia ser pior..., mas hoje quero relatar um pouco da minha experiência destes últimos tempos...

Em geral noto grande dificuldade na compreensão dos números decimais (relativamente aos alunos do 5º ano), coloquem os numeros 6,143 e 6,44 à frente de uma criança dos seus 9 - 10 anos e rapidamente vos vai dizer que 6,143 é maior que 6,44! Porquê? Tem mais algarismos...depois quando comparamos o número em questão algarismo a algarismo já a criança começa a pensar que se calhar não é bem assim e que afinal o 6,44 é maior que o 6,143. Por isso, acho que esta compreensão dos números deve ser bem esclarecida e que eles "apalpem" os números e COMPREENDAM o que dizem...porque muitas vezes não percebem nada do que se trata e muitas vezes respondem ao acaso...

Também queria dizer que muitas crianças que estão incluídas nas Necessidades Educativas Especiais têm é uma grande falta de afecto e uma vida muito complicada lá atrás!! De resto, cá para mim, não têm qualquer problema cognitivo que as diferencie de outras...(é claro que muitas vezes não é isto que acontece e de facto há os que têm dificuldades grandes cognitivas), mas suspeito que se estão a colocar muitos alunos no mesmo saco (NEEs), oxalá eu não tenha razão.

Outra coisa que me irrita profundamente e que me faz verde, amarela e de outras cores do arco-irís é quando dizem:

- Sabe... é filha de pais separados (divorciados)...como se esta fosse a causa para todos os problemas da criança!!

Quantos filhos de pais separados/divorciados não vivem com afecto, apoio de ambos os pais, tranquilidade dentro do lar, paz de espírito, etc??!! E quantos filhos de pais "casados" vivem debaixo de um clima péssimo, em que as discussões se multiplicam, tranquilidade não abunda...etc, etc?!

Quando me dizem estas coisas eu penso assim: os meus filhos são filhos de pais divorciados, vivem com muito afecto e atenção de ambos os pais e o ambiente em casa é pacífico e de carinho e atenção!

Portanto, por favor, uma coisa não tem a ver com a outra, um divórcio muitas vezes é positivo para o ambiente familiar, não tentem convencer-me que os filhos de pais divorciados são sempre uns desgraçadinhos!!




E por hoje é tudo...e não há cenas de próximos capítulos porque a vida é uma surpresa constante :))

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A minha princesa está com febre!



Hoje vou passar a noite em sobressalto...a minha filhota está com febre e entre o Benuron e o Brufene lá vou eu alternando para que a febre não chegue àqueles valores assustadores!
É impressionante como os miúdos mudam quando estão doentitos! Ela que é tão conversadora, sempre animada, refilona, brincalhona, agitada que até cansa! Quando está doente nota-se logo a falta do piolho eléctrico! E nestas alturas é que sentimos como é bom que estejam alegres e bem dispostos - cheios de saúde!
Eu sei que isto vai passar, mas enquanto não passa é sempre um sobressalto e o coração fica apertadinho e aflito, corro para o quarto vezes sem conta para medir a febre e saber se está bem.
Enfim..coisas de mãe, era só para desabafar! Hoje que o dia me tinha corrido tão bem tinha que ter este final amargo.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Os filmes que vi na tela do cinema, em férias...


Entre o Natal e a passagem de ano fui ao cinema por duas vezes. Fui ver a Abelha e o Call girl.

Um gostei, o outro, nem por isso! Advinhem qual....pronto eu digo! A vida de uma abelha é um filme engraçado e como todos os outros para crianças, há piadas que só os adultos conseguem perceber, transmite várias mensagens, gostei!


O outro - Call girl, fui ver só porque os amigos com quem ia insistiram várias vezes, porque achavam que ia ser bom. É pá, não me atirem com um sapato à cabeça, coisa que esta realidade virtual ainda não permite (graças a Deus!!), mas que me desculpem os seres do sexo oposto o filme não presta para nada. Às tantas tem piadas com as quais a gente ainda se ri, mas depois enjoa!


Passa uma noção da polícia judiciaria portuguesa do pior que se imagine, só dizem asneirolas cabeludas e têm um certo grau de incompetência (recuso-me a acreditar que são todos assim!). De resto, a Soraya lá aparece no seu melhor (ainda não conheço filmes dela em que não faça de boazona) e a figura de um autarca que em princípio até nem era corrupto, mas que afinal e por atracção pela jeitosa da Soraya lá passa a ser corrupto e vende-se a si e à Terra amada. Conteúdo, espreme-se muito pouco! Quer dizer, o essencial é que todos se vendem, todos têm um ponto fraco, se não for por dinheiro é por...enfim, é triste! Já não tenho pachorra para este tipo de coisas, ou vale a pena e paga-se o bilhete mas sai-se de lá com a alma bem disposta ou se for para vir a pensar que tudo é podre na sociedade então mais vale não entrar!!


Será que os filmes portugueses têm que ter muito sexo e corrupção à mistura para encher as salas de cinema?? É que a ver pelos últimos filmes portugueses...


Estou um bocadito amarga hoje! Desculpem qualquer coisinha...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Eu tenho um blog de elite?? !! IIUPPI


Recebi esta prenda do amigo do Lado reverso (Obrigada J.R!) já há algum tempo, mas tenho-me desleixado um bocado...isto agora está a começar a exigir responsabilidade da minha parte, um blogue de elite?! Que bom!! Como brevemente vou publicar um poste com as minhas nomeações para o melhor blogue promovido pelo cão que morde, não vou atribuir este prémio aos amigos bloguistas, porque seria um pouco repetitivo, mas em breve surgirão aqui as minhas nomeações!

Pergunta difícil...


A minha filhota questionou-me:

- Mãe, quando for crescida, posso ser cabeleira de manhã e dona de uma loja à tarde? É que eu queria fazer duas coisas...

Perguntas difíceis estas, e ainda dizem que são os adultos que fazem perguntas complicadas!!