Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

domingo, 25 de novembro de 2007

Quero fazer um brinde convosco!

Agora, no silêncio e calma da noite, ao som de uma música da minha play list do PC (ABBA!!), confesso-vos que esta foi uma semana importante e decisiva na minha vida!
Nos últimos 5 - 6 anos posso dizer que a minha vida deu uma volta de quase 360º (não foi 360º porque voltaria ao mesmo ponto, e não voltou!).
Nestes últimos 5 anos decidi profissionalizar-me e escolhi a única forma, nas minhas condições de o fazer - tirando uma nova licenciatura, ou seja voltei a estudar no ensino superior para conseguir concretizar um sonho - dar aulas!
Estava eu insatifeita a trabalhar na área do meu primeiro curso, trabalho onde aprendi imenso, confesso! Quando surgiu a hipótese de dar aulas num curso via profissionalizante de Ambiente, eu tremia, e chovia a potes, lembro-me como se fosse hoje! Cheguei lá e senti-me tão bem à frente dos alunos, miúdos de 14 - 15 anos, que disse para mim própria - é isto que quero fazer na minha vida - ensinar, comunicar, dar aulas! Ontem, dia 23 de Novembro poderei ter encerrado um capítulo - o fim (finalmente) da minha licenciatura via ensino! Porque ontem fiz o meu último exame no meu curso de Professores do 2º Ciclo de Ensino Básico, que graças à GRANDE ajuda da minha mãe consegui tirar.

Também há coisa de 2 anos, o meu casamento foi por água abaixo, fruto de uma série de problemas complicados, com ele foi o sonho de uma menina que ao casar gostaria de viver um conto de fadas...para toda a vida!! O conto de fadas tornou-se numa espécie e pesadelo e conquistei a paz e tranquilidade com o final que para mim foi mais feliz. Há decisões que sendo as mais difíceis de se tomarem são as mais acertadas. Neste momento, em termos pessoais estou a recomeçar a voar, com poucos sonhos e não pensando muito em futuros, apenas no presente..para não correr o risco de me desiludir! Mas estou feliz, muito feliz.

Continuo a concorrer em oferta escola, ainda sem a profissionalização, o que limita muito as possibilidades, vou procurar emprego seja no que for nos próximos tempos, mas sinto-me muito bem porque, embora não saiba resultados das disciplinas que fiz agora, estou quase a encerrar este capítulo e mais próximo daquilo que muito desejo...dar aulas, ensinar! Um brinde ao meu, nosso e vosso futuro...TCHIMMMM TCHIMMMM...façam o favor de serem MUITO FELIZES porque eu continuo a tentar e posso dizer que já sou!


glitters para orkut
Confira mais figuras para Felicidade em RecadosOnline.com

10 comentários:

Teresa Pombo Pereira disse...

Ora bem! adoro posts assim, de quem não se esquece que é humano e o partilha na blogosfera. Não inventa histórias e sentimentos e escreve como se fosse outro. Em primeiro lugar, muitos muitos parabéns pelo final do curso. Precisamos de profs que o sejam por vocação como é o teu caso. Isto não é uma profissão, um emprego, muito menos. É uma missão e, pelos vistos, tu sabes como abraçá-la! As maiores felicidades para a tua carreira. Quanto ao outro acontecimento, fala-te alguém que passou pelo mesmo, com a agravante de na altura da separação, termos uma linda criança de 4 anos e meio. Foi o período mais complicado da minha vida. Lutei muito para manter a independência e a dignidade e, não fossem as mazelas que a situação acabou por deixar na criança - dir-te-ia que foi o que de melhor aconteceu. Se pensasse só em mim, foi. A verdade é que sou mais e melhor mulher agora. E a criança de 4 anos e meio transformou-se num belo rapagão de 11 anos e meio que agora exulta de alegria com o seu irmãozinho de sete meses. Um é morenissimo e o outro muito loiro. Adoram-se de paixão e havias de os ver juntos. Fazem de mim a mulher mais feliz! E isto só para te dizer que recomeçar é SEMPRE possível. Não é fácil, mas também, que piada têm as coisas fáceis? Desejo-te de todo o coração o melhor! Basta que nunca te esqueças dos teus valores, de quem és, do que desejas e que faças o teu caminho sem nunca pisar os outros e com um sorriso nos lábios. É a minha receita. Resulta! Um abraço!

cacau disse...

Espero que corra tudo bem, e que consigas alcançar a nível profissional e pessoal tudo o que ambibionas! Escolher caminhos e formas de viver pode não ser simples, mas é o que nos permite crescer no mundo e em nós próprios!
beijinho

;) ficou a brilhar a brilhar :) liiindo

LurdesMartins disse...

Se tu soubesses...
Ando com vontade de fazer o mesmo que tu! Ando, ando! (tenho é uma porcaria de vida profissional complicada, que não me tem deixado ser livre...)
Mas também porque raio sendo eu formada numa área que não tem via ensino mas que precisa de professores não posso conseguir uma profissionalização para dar aulas nessa mesma área?!??!

Os meus mais sinceros parabéns! Espero um dia conseguir fazer o mesmo... ter essa coragem de virar a vida em quase 360 graus.

Beijinhos

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Prof. Teresa: as tuas palavras souberam-me tão bem!! Sabes eu tb tenho dois filhotes que são o sol da minha vida - um tem 10 anos e outra tem 6, o pai continua a ser presente na vida deles o que acho óptimo (desde que me deixe em paz!!)! Mas a tua experiência de vida, o saber que há várias hipóteses de ser feliz e recomeçar esse teu testemunho é muito bom ! Obrigada por ele, obrigada pelas tuas palavras. Beijos adorei o teu comentário!!

Cacau: obrigada! Que bom ter vizinhos assim que nos põem o carro a brilhar (advinhei então, he he he)! Beijo.

Lurdes: se queres realmente dar um giro na tua vida, arranja forma de o fazeres e dá! é difícil mas nem sempre os caminhos fáceis são os melhores!! Eu tb acho ridículo ter que voltar ao ensino superior para fazer uma profissionalização qdo se tem um curso que não é via ensino! Deviam existir´outras formas de o fazer! E sinceramente acho que este país precisa de profissionais com vocação!!Beijo.

Rafeiro Perfumado disse...

Fico contente por ti, mas sabes onde te estás a meter? Olha que nem todos os alunos são assim tão desejosos de aprender. Em todo o caso, parabéns e felicidades!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Rafeiro perfumado: sei sim! Sei bem onde me estou a meter porque já dei aulas! Sei bem que existem alunos que não querem aprender porque já fui prof numa turma de PIEF que é o pior que pode existir! Alunos que já são adolescentes retirados de trabalho infantil sujeitos ao pior que possas imaginar - até e principalmente da própria família! Já tive contacto com várias histórias tristes é mesmo por isso e não só que mais desafiante se torna! Eles - alunos do PIEF ensinaram-me tanto! Cresci muito a dar-lhes aulas, e descobri que a melhor maneira de ensinar/educar é pelo afecto, pelo respeito pelo ser humano, o que muitos não tiveram!! Beijo! Obrigada pelas tuas palavras.

A Professorinha disse...

"Somos felizes os pequenos momentos em que fechamos os olhos". José Eduardo Agualusa...

Venho também agradecer as tuas palavras de conforto.

Beijos

A Túlipa disse...

Nem tudo o que escrevo é reflexo do que penso ou sinto.
Muitos parabéns =]

Eumesma disse...

E o brinde está feito e devolvido...:-)

Admiro sinceramente quem dá a volta por cima, quem luta por mais adversidades que tenha e consgue realizar os seus sonhos...
Infelizmente não sou asim, e bem que precisava de o ser, com tanta treta que me chateia na minha vidinha...

Parabêns por essa força e que continues assim!

Bjs

suruka disse...

Tchimmmmm

Parabens.
Grande lutadora.

bjs