Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A utilização de software de geometria dinâmica nas aulas de Matemática

Imagem retirada do site:
Tive o primeiro contacto com o Geometer’s Sketchpad no curso que estou agora a finalizar, este é um software dinâmico que permite aos alunos realizarem construções
geométricas e depois manipulando as figuras construídas investigarem se as suas propriedades se mantêm, se as conjecturas inicialmente elaboradas estavam bem estruturadas ou não, etc.

Devo dizer que foi uma das coisas que mais gostei de aprender.

Numa das aulas de estágio tivemos a oportunidade de colocar os alunos a trabalharem com este software, cumprindo com o objectivo do programa de Matemática do 5º ano: "descobrir experimentalmente o valor da soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo" e outros à volta dos ângulos e triângulos.
Após uma breve introdução deste software aos alunos, estes foram convidados a construirem triângulos escalenos, equiláteros e isósceles, mediram os ângulos, somaram as suas amplitudes e depois foram convidados a modificar a forma dos seus triângulos. Verificaram assim, que por diferente que fosse o triângulo formado, a soma das suas amplitudes dos ângulos internos prefazia sempre os 180º.

A avaliação por parte dos alunos desta aula foi muito positiva. Penso que correu muito bem e eles tiveram activos e motivados.

Penso que no 6º ano também são inúmeras as possibilidades, dentro dos temas: triângulos, quadriláteros, simetria em relação a uma recta e áreas (pelo menos).
As potencialidades oferecidas por este programa são enormes, e vão muito na linha do "investigar", "descobrir fazendo", julgo eu que é o que se pretende cada vez mais. Se as actividades forem bem estruturadas podemos nos surpreender com as descobertas deles! O que para mim é excelente.

Sei que existem outros softwares do género, como é o caso do Cabri ou o Cinderella, este último ao que julgo saber, é o mais vulgarizado na escola. Seja como for, fica a sugestão - usem estas novas potencialidades!! Eu sei que dá trabalho requisitar com antecedência toda a parafernália de material de apoio - PC´s, projector multimédia, eventualmente PC para o Prof (se este ainda não foi "presenteado" com os novos PC´s a 150 eur!), extensões, etc. Mas a sério que vale a pena! São aulas onde reina a motivação, trabalho e interesse!


Ficam sites que falam do tema:

http://www.ipv.pt/millenium/19_ect6.htm : "O ABC do Geometer´s Sketchpad"

http://www.ese.ips.pt/nonio/cadernos/publicacoes/matnet/geom/index.htm#Ferramentas "Geometria dinâmica".

http://www.dynamicgeometry.com/


http://web.educom.pt/escolovar/mat_geometri_figuras.htm

http://www.cl-gaia.rcts.pt/matematica/geometer.htm (Manual de Actividades).

http://www.eb23-qta-marrocos.rcts.pt/2002/matematica/index.htm

Sem comentários: