Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Leituras de cabeceira


Ainda não estou oficialmente de férias, mas sem dúvida mais relaxada.

A minha casa precisa que o caos seja substituído pela ordem urgente, mas não estou a dar conta do recado de forma célere, seja como for, para célere já bastou o ano lectivo transacto, um dos mais loucos que tive até agora!!

Bem, mas este post servia para partilhar convosco um dos livros que comecei a ler (sim, sou daquelas pessoas que volta e meia tem vários livros a meio para se ir entretendendo nas letras..), e o livro que agora me acompanha nas minhas viagens de comboio é "1 km de cada vez" de Gonçalo Cadilhe, e sim estou a gostar imenso!

A razão deste gostar é difícil de explicar, talvez porque também goste de viajar e raramente tenho oportunidade para o fazer, talvez porque ele escreve de forma acessível e sabe bem ler, talvez porque escreve transbordando sensações e impressões, talvez porque desta forma viajo também um pouco...

Fica um pedacinho, um cheirinho que me encantou...

"...quando o autocarro arrancou, uma passageira inglesa, recebeu uma chamada intercontinental no telemóvel. Respondeu, disse onde estava e acrescentou, rindo, forte, que nunca se tinha sentido tão vida na sua vida. A sua alegria era profunda e misteriosa. Nunca lhe perguntei porque se senti assim em Kaikoura. Mas apontei num caderno a sua frase, e nunca mais a esqueci_ "I have never been so alive in my live"

4 comentários:

Filoxera disse...

Não basta estarmos vivos; é preciso que nos sintamos vivos.
Curioso: também tenho um post referente a um livro sobre viagens...
:-)
Beijos.

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Querida amiga Paula,

Sem dúvida a literatura de ficção e a literatura de viagens fazem-nos viajar, permitindo-nos a desejada evasão do nosso quotidiano tantas vezes espinhoso.

Disseram-me também muito bem do livro do Miguel Sousa Tavares feito a propósito da recordação da sua travessia do deserto do Sahara.

Quanto a mim estou a ler "A caminho de San Giovanni" de Italo Calvino, que é o meu escritor predilecto. Esta obra trata de umas breves memórias autobiográficas. Calvino, não sendo um autor de literatura de viagens, tem livros que pelo seu poder criativo, simbolismo e sentido de humor nos transportam a outra esfera mais bela da Humanidade, fazendo-nos viajar por um mundo de sonhos.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Já fui Elfo disse...

Há dias assim... julgamos estar vivos, corremos, corremos... queremos acreditar em paraísos que só existem na nossa imaginação.
Batemos a porta... e o silêncio recorda-nos todas as viagens inúteis que fizemos...

Deia disse...

Espero um dia tb poder dizer essa frase!
bjs