Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Energias esgotadas





Sinto-me esborrachada contra a parede...hoje o dia foi complicado. Dois dos meninos da minha turma decidiram pintar uma colega com um marcador de feltro preto. Quando eu soube do que se tinha passado já a miúda estava a ser limpa e as lágrimas escorriam pelo rosto...

Eram meninos da minha Direcção de Turma, assim como a rapariga o era. Ia eu para uma aula de Estudo Acompanhado e desviei caminho para agir de imediato. Fui atrás deles, dirigi-lhes ordens para me acompanherem à Direcção ao que acederam muito a custo. Condiderei ser inadmissível e mandei chamar os Encarregados de Educação, tanto eu como a Directora da Escola falámos com eles.


Custa-me imenso ter de chatear os pais nos seus respectivos trabalhos, mas considero que se não existir persistência nas acções, exigência nas atitudes/comportamentos e marcação de limites firmes...não formamos bons profissionais e nem bons cidadãos de futuro...


Tenho imensa paciência com eles dentro da minha sala de aula, respondo-lhes com carinho, amor e afecto quando se dirigem a mim aos berros e com atitudes rudes...eles sentem que os respeito muito e que tenho por eles muita consideração, mas penso que também sabem que actuo de imediato, conforme as acções de cada um, penso que também sentem que procuro ser justa e correcta em todos os momentos que estou com eles e que gosto de cada um em particular e de igual forma. Defendo-os sempre em qualquer situação, são os "meus meninos" e por pior que sejam, foi entregue a mim a sua "Direcção" e eu aceitei!


A disciplina e correcção de comportamentos deve partir não só da Escola, mas principalmente de casa - das famílias. Enquanto estas não forem responsabilizadas, nada se conseguirá no sentido de um novo rumo nas futuras gerações! É obrigatório que as famílias se envolvam na educação dos seus filhos, que lhes dêem carinho e afecto, que conversem com eles, que se dediquem a perguntar-lhes: " como foi o teu dia?" é essencial que os governos sintam que têm que dar condições aos pais e às mães para passarem mais tempo com os seus filhos.


Cartazes publicitários de candidatos a dizerem " o futuro das escolas é estarem abertas das 7h às 19h" são uma perversão dos valores mais altos das sociedades. Desculpem, mas fui educada a dizer sempre a verdade (pelo menos àquela que eu sinto!!).

1 comentário:

Deia disse...

O 5ºparágrafo deveria ser neste momento o grito dos professores!
beijinhos