Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Quais serão, de facto, as melhores escolhas?! Ou antes - Existem Melhores Escolhas???



Eis que me encontro novamente naquela fase da vida de professor contratado que mais me angustia...a dos concursos, outra vez!! Já fiz as minhas escolhas e a sorte está de novo lançada, no fim de submeter a candidatura, senti um aperto no peito, aquela pergunta de sempre...será que fiz as escolhas "acertadas"...e agora?? O que me espera???


Dúvido que seja em Setembro a sorte da colocação, não sei, a ver vamos...

Encontro-me agora em balanços e arrumações, organizações de papeis e tralhas que durante o ano não me foi possível organizar, a par disto, preencho aquela "maldita" ficha de auto-avaliação. Concluo sempre que dei o meu melhor, mas que há sempre mais qualquer coisa a fazer e a melhorar, ok, nada a dizer...

Apetecia-me que os pensamentos e as ideias que tenho para transmitir saltassem para esta tela sem grande esforço (ultimamente tem-me custado escrever e ler o que se vai fazendo por aí, acho que me encontro na vila moleza)...tenho muito para escrever porque saltitam aqui dentro ideias e emoções...quando ouvi esta notícia por exemplo, rapidamente veio um turbilhão de coisas para aqui escrever, do tipo...o que espera a sociedade portuguesa quando existir a escolaridade obrigatória até ao 12º ano?!! Não é fazer transitar os alunos de modo a "empurrá-los" para o próximo ano de escolaridade??? E veja-se que sinto ser a escola um espaço de aprendizagens muito importante...ou seja, quantos mais anos de ensino, TEORICAMENTE, melhor..., mas, na prática, Santo Deus...

E os Conselhos de Turma, esses, tentam sempre fazer o melhor do ponto de vista do aluno, da família e dos próprios professores. Quando só há oferta formativa ao nível do ensino profissional, portanto de caracter mais prático, a partir de dado nível, o melhor que se tem a fazer não é "empurrar" o aluno para esse tipo de cursos, mesmo "engolindo sapos"??? A mim parece-me que a resposta é óbvia.


Por isso repito...o ensino tem que dar uma volta gigantesca, começando por criar alternativas (muitas) reais, a jovens para quem a escola oficial "regular", nada significa, os quais nada fazem e pior - nada deixam fazer!!

A quem está a iniciar as férias, desejo que sejam excelentes! A mim apetecia-me arejar, mas infelizmente ainda não é desta, vale-me o facto de estar perto do mar que gosto de apreciar e cheirar ao pôr do sol, quando o maralhal de lá sai :-))!

12 comentários:

Carla disse...

Boa sorte !!

Que fiques logo colocada nas primeiras listas !!

BJ e descansa

caditonuno disse...

eu ainda nao concorri. ia ser ontem, mas passou-me. amanhã nao pode ser, pois é o último dia e nao quero deixar prá altura da confusao. vai ser hoje, portanto. vou só concorrer a horários 1 e 2 e até 60kms de distância.

vamos a ver se é em agosto ou em setembro que eu fico colocado. senao, no dia 1 de setembro lá terei que fazer cerca de 4 minutos a pé pra ir pró centro de emprego.

Storinha disse...

Espero que consigas a tão desejada colocação... sei muito bem como é esta fase. Uma pilha de nervos. Mas vais ver que consegues.
Até lá, boas férias!!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Sahkti: Obrigada! Bom descanso para ti também!! Eu ainda não acabei aquela história da auto-avaliação! Bjs.

Cadito: Boa sorte para ti, e que fiques pertinho de casa e que seja um horário completíssimo! Bjs.

Storinha: Obrigada :-)) ! Bom descanso para ti também! Bjs.

Mocho Falante disse...

ora viva

pois vida de professor está longe de ser fácil e estável, e vai-se agravando com esta politica de ensino...

Resta-me dar-te uma beijoca e dizer que fico a torcer por ti e que o concurso corra pelo melhor

beijocas

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

MOcho: obrigada pelas tuas palavras..realmente não é fácil ser prof, mas quem corre por gosto...beijinho para ti tb!

Anónimo disse...

O que aconteceu á girafa cor-de-rosa? Está com a gripe A? Mas também gosto de Nenúfar!
Abraço
Ana Magalhães

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Ana Magalhães: Não, a gripe A não afectou ainda a girafa!!:-)) Acontece que a imagem da girafa não era minha, e a fotografia do nenúfar é totalmente da minha autoria...assim sinto-me melhor. Eu expliquei isto no post em que troquei de imagem. Adorava a girafa cor de rosa, mas não era muito justo estar a utilizar algo que não era meu num local tão pessoal, como é este. Bjs, volte sempre!!

Cris disse...

Desejo-te muita sorte (como desejo para mim, que me encontro como tu - à espera!).

Agora esquece isso por umas semanas e descansa, diverte-te, aproveita as férias ao máximo!! Em Setembro há mais!!

Beijinhos

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Cris: Obrigada!! Um beijinho com votos de férias felizes e muita sorte tb!!

Fátima disse...

As melhores escolhas dependem de vários factores, entre eles as nossas necessidades e interesses, mas creio que fizeste as escolhas mais correctas e, também creio que ficarás bem colocada.
Beijinhos e boas férias :)

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Fátima: Assim seja!! :-)) Boas Férias! Bjs