Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Explosão de cores e coaching para docentes

Buganvilias, erva cidreira e esterlícias
Estas flores que vão aparecendo são para adocicar as palavras do texto.....



Alegrias do lar
...é uma explosão de cores que esta Primavera trouxe ao quintal da minha mãe...

Buganvilias outra vez
....resolvi deixar de ser preguiça, peguei na máquina e zás...

Romãzeira (Punica granatum L.)
...reportagem fotográfica e seria uma pena não as partilhar, ou só eu é que penso assim?!!:-))!

Ofereceram-me um livro que eu já estava a "namorar" há algum tempo, até já tinha falado dele, podem ver qual é aqui.

No perfácio, Paulo Guinote, autor do blogue "A Educação do Meu Umbigo" que muitos de nós conhecemos e visitamos com regularidade, diz uma coisa muitíssimo acertada, com a qual concordo a 100%:


" ...o bom docente é aquele que ensina através do exemplo. Do seu, antes de mais."


Portanto, começa bem, muito bem!!
E mais para a frente...


"Como diria Galllwey, e retomaria posteriormente Whitmore, no seu livro coaching: el método para mejorar el rendimento de las personas, a essência do coaching consistiria em libertar o potencial de uma pessoa para aumentar ao máximo o seu desempenho, ajudando-a a aprender em vez de a ensinar"

Como afirma O´Connor e Lajes, quem é coach é também líder, e um líder tem três atributos principais: capacidade, conhecimento e ser um exemplo a seguir. Com o termo capacidade, enquanto dimensão que lhe permite "saber fazer", queremos dizer ser capaz de actuar, de mudar as coisas. O conhecimento, enquanto dimensão que lhe permite "conhecer ", consiste na capacidade de aprendizagem e numa grande curiosidade por tudo o que o rodeia . E por último, ao ser o modelo a seguir para outras pessoas, desenvolve a dimensão do "ser". Converte-se cada vez mais na pessoa que quer ser, sente-se bem consigo próprio, tem sonhos, objectivos e valores e trabalha todos os dias com eles.
Espero ter despertado pelo menos a curiosidade porque acho que vale mesmo a pena interiorizarmos estas formas de ser e de se estar e principalmente nesta profissão de professor...então se quisermos motivar para o sucesso...muito mais!!
Parece-me mesmo e cada vez mais que no que à educação diz respeito (falo da minha área), vivemos sobre um cenário de estatísticas e artíficios, fantochadas pegadas e papeis e mais papeis que nos servem para sufocar. O que realmente deve ser feito não está a ser feito!! A escola tem mesmo que mudar senão isto dá um estoiro de todo o tamanho...é que estamos a formar gente que se devia querer competente, capaz, inovadora, com sentido crítico, autónoma...gente capaz de mudar o rumo fatalista e de desenrrasque permante...enfim, gente DIFERENTE...Mas isto é só uma opinião!!

2 comentários:

sonia disse...

Achei este post super interessante e deste-me vontade de ler o livro. Aqui tenta-se sempre servir de exemplo, mas deparo-me com uma geração nada desenrascada, sentido critico ZERO (ou raro)apenas virada para os bens materiais.

Paciência...sempre...muita!!E vontade de mudar aquela cabeçinhas!

beijinhos

Filoxera disse...

Estou fora do contexto, no que aos professores diz respeito. Quanto às flores, adorei as imagens.
Beijos.