Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

domingo, 9 de novembro de 2008

A UNIÃO faz a FORÇA!!

Foto daqui

Ontem lá estive na manifestação de professores....foi para mim, em momentos, arrepiante. O facto de termos conseguido juntar tantos professores, de forma ordeira, correcta e em ambiente de respeito e de amizade pelo colega que estava ali ao nosso lado, fosse de que escola fosse, é no mínimo SIGNIFICATIVO e deverá colocar as cabecinhas dos Srs. Governantes a pensar...

Confesso que sou pouco de multidões, de manifestações e de "dizer mal de tudo e de todos". Confesso que pensei em não ir, porque comecei a dar aulas em Outubro, fui colocada agora novamente, nem salário ainda tive!! O dinheiro, esse, tenho que o contar muito bem contado, porque muitas vezes não estica...mas de imediato tomei a decisão de ir, quando ouvi no dia anterior ao da manifestação:


- "Não é do conhecimento do M.E. a suspensão do processo de avaliação, por parte de qualquer escola...tudo está a decorrer dentro da normalidade!"


Ui.........subiu-me um calor pela espinha acima!!! É impressão minha ou existe um certo grau de autismo no M.E.??? Respeito imenso as pessoas, incluindo os governos e as suas equipas...mas, confesso que isto é um pouco abusador!! Para respeitar é necessário ser respeitado!! Eu respeito - tu respeitas!! E será que alguém lá da equipa da Srª Ministra tem e-mail?? É que se tiver eu ofereço-me para enviar a quantidade enorme de cartas de várias escolas, que recebi no meu e-mail, a explicarem porque tomaram a decisão de suspender o processo de avaliação!!


De uma vez por todas, é necessário que a sociedade sinta que OS PROFESSORES NÃO QUEREM DEIXAR DE SER AVALIADOS!!! A AVALIAÇÃO deve ser feita a professores, trabalhadores de forma geral (incluindo médicos, ministros, advogados, juízes, jornalistas, pedreiros, senhoras da limpeza...., mas não é só atribuir 8 e 9 numa escala até 10, porque sim e está bem, pronto!!), alunos, todos nós...agora...há formas e processos que fazem a diferença.


Este, em que existem "n" papeis (elevado a n), em que coisas ridículas como:


- o professor é responsável pelo abandono escolar (e o resto da sociedade?? Os antecedentes do aluno?? A família?? Bem, há falta de bodes expiatórios o professor pode servir!!);

- o professor é responsável pelo sucesso dos alunos (e eu que até sou professora de matemática, estou feita ao bife, porque o colega de EVT ou Educação Física consegue melhores resultados...);

- os conteúdos do programa devem ser TODOS dados;

- devo preencher o que dei, como dei, quando dei, porque não dei...


E mais particularidades como: o Professor Titular, que de repente se vê com este nome, tem que avaliar os colegas, que também poderiam ter sido Professores Titulares, e tem que avaliar um prof. de TIC quando lecciona Físico-Química; e mais aquela em que o desgraçado do avaliador, que deixa os seus alunos e as suas aulas para avaliar, se vê na embaraçosa tarefa de comparar planificações e estratégias, como ? Tipo - a minha é melhor que a tua porque ...(quem diz?? alguma Escola Superior de Educação?? Ou entidade competente para o efeito?? Terão os Professores Titulares, por se chamarem assim, competências e capacidades científicas maiores do que o colega que também o poderia ter sido, mas não foi por "dá cá aquela palha"??), ou Tipo - essa estratégia que utilizaste não deverida ter sido assim (porquê?? Será que a tua que propões é a melhor?? Queres experimentar com esta turma que conheço melhor que tu????).


E aqueles que (como eu) contratados, desgraçados, sem carreira muito menos progressão, que até fizeram a sua profissionalização há pouco tempo (eu já tenho duas licenciaturas - engª florestal e professores de ensino básico, mat/ciências), ainda vamos ter que fazer mais um exame??????????!!!!!! Para entrar na dita cuja carreira? e se não tivermos "x" valores, estamos inibidos de concorrer??!

É impressão minha ou algo vai mal?? Não haverá outro tipo de trabalhos interessantes para fazerem??


Porque não lançam formação profissional "decente" para os professores?? Em ciências existe uma evolução enorme, há desactualizações, há erros nos manuais...(é só um exemplo). Temos alunos com necessidades especiais, dentro da sala de aula, e muitas vezes não sabemos como chegar até eles, como motivá-los, que tipo de actividades...E um curso com pessoas da área da psicologia e afins, acerca do controlo de comportamentos e manter a disciplina dentro da sala de aula??? Como motivar alunos de bairros problemáticos e famílias complicadas???...tantos professores poderiam dar tantas sugestões aos Srs. do Governo...mas caso não as aceitem, proponho que passem uma (só uma) semana com os meus alunos (ou de qualquer outro professor)...surgiriam imensas questões e acções!!


Qual é o objectivo? Tirarem aos professores a PAIXÃO de dar aulas, de estar com os seus alunos, de partilhar ideias, de transmitir conhecimentos, valores?


Desculpem, isso pelo menos a mim não tiram!! Eles - os alunos - serão sempre o que vem em primeiro lugar, é por eles que me movimento na minha profissão, gastarei sempre mais tempo a planear tarefas, pensar estratégias, pensar em como motivar e mobilizar saberes, fazer fichas e elaborar experiências, imaginar visitas de estudo e mobilizar ideias...sempre muito mais do que preencher grelhas que não nos levarão a lado nenhum!!


Duvido muito dos resultados da avaliação de professores feitos desta forma. Lembrem-se sempre, Ex.mos Srs. Importantes Aí de Cima, que as coisas mais simples são quase sempre as mais eficientes e lembrem-se também que existe muita gente competente, a lutar de corpo e alma e a fazer sempre as coisas com muito amor, porque muitos de nós sabemos que temos na nossa mão as futuras gerações, nós conhecemos as crianças que serão o futuro de Portugal, por isso, não será a altura de nos darem um pouco de atenção??? Podiam-nos ouvir?? Uma vez que fosse?? Obrigada!


Aos colegas posso dizer que tenho ORGULHO de pertencer a esta classe de profissionais, no meio de tanta gente, vi colegas de escolas onde já tinha passado, vi colegas a abraçarem outros por não se verem há algum tempo, vi colegas que não esperava encontrar e encontrei...vi cartazes com dizeres inteligentes, em geral, respeitadores e engraçados, vi e senti CALOR HUMANO, vi na cara de muitos, descontentamento, mas sempre consegui sentir sorrisos de esperança e acolhimento - A CLASSE, ontem esteve UNIDA. E quando se pediu silêncio, fizemos aquilo que os nossos alunos, por vezes não conseguem fazer - obedecemos ao silêncio, e sentiu-se o vazio de uma classe mal tratada, mas que continua a ser uma das bases de um país, senti VALOR HUMANO. PARABÉNS aos excelentes professores que este país tem.


Fica um excerto do Livro de Augusto Cury "Pais Brilhantes, Professores Fascinantes":


"Os Professores de todo o mundo nunca desejaram ser mais poderosos nem mais importantes do que os membros das forças armadas. Desejamos apenas ser importantes no coração das nossas crianças. Almejamos levá-las a compreender que cada ser humano não é apenas um número na multidão, mas um ser insubstituível, um actor único no teatro da existência".

12 comentários:

Blue Eyes disse...

Estou uns dias sem net e chego aqui é só novidades!

Sim senhora professora fez muito bem em ir à 'manif'...mesmo sabendo que tudo fica igual...pelo menos fica o direito à indignação.Fica sabendo que se algum dia te candidatares a algum cargo político, pelo discurso que li, olha que convences o eleitorado.

Espero que na nova escola tudo corra pelo melhor e que te deixem levar o barco a 'bom porto'...porque de facto nem se pensa no quanto se desestabilizam as crianças.

Fica bem amiga.

WOLKENGEDANKEN disse...

BRAVO ! Excelente texto. Mas deixou-me um pouco pensativa para nao dizer triste que presentaste como algo fora do comum que se sentia soliedaridade , calor humano e respeito entre os colegas.
Mando boa energia e o optimismo que sim, que as coisas mudam .....

Carla disse...

Nem assim...nem com os mais de 120 mil em Lisboa...a ministra vai vergar...viste a entrevista que foi dada no jornal da noite do canal 1 por aquela senhora?
Por favor ....Greve dia 19 de Janeiro...mesmo para quem está no privado...Não consigo entender está senhora...juro que não ...agora só quero ver o que o senhor M.S.T: irá dizer na sua rubrica semanal num jornal da noite ...

bj

José António disse...

Até parece que não fez estragos... mas fez. Ui se fez... no mínimo, um tiro no porta-aviões!

1/4 de Fada disse...

Também lá estive e vi a importância de tudo o que aqui referes. Só ela é que continua cega e surda. Só nos resta continuar sem desistir, para bem dos nossos alunos.

Fátima André disse...

Também lá estive... gritei, fiz silêncio, rezei, emocionei-me e até chorei...
Verdadeiramente acredito que "a união faz a força" e CREIO... dias de luta nos esperam, mas o bem dos alunos vencerá!
Beijinhos, boa semana e coragem para a nova etapa.

BC disse...

Eu vi na televisão, estive no Alentejo este Fim de Semana.
Realmente foi impressionante a manifestação.
Esperemos,que consigam o que querem, mas penso que a ministra está irredutível na decisão.
Beijos
Isabel

sonia disse...

Puseste-me a chorar miga!Senti toda a injustiça que se està a ababter sobre vos em Portugal. Tà mal, tà mal, cada vez pior. Somos licenciados, mas parece que a nossa licenciatura, dedicação e o nosso profissionalismo é e serà sempre criticada, espezinhada, desdenhada pelos outros!Ninguém reconhece o nosso mérito, somos culpados de tudo. Bolas!!!

Fizeste bem em ter ido.Serà que alguma coisa vai mudar?
beijinhos grandes com muita esperança

Rafeiro Perfumado disse...

Enquanto subias a Avenida, viste um rafeiro jeitoso a descer? Eu ia atrás!

caditonuno disse...

peço desculpa, mas nao li o teu post todo. tenho que me ir embora prá escola e ainda falta fazer a comidinha pra levar e fazer a barba (ou desfazer).

só queria perguntar se conseguiste safar-te no meio de tanto povo.

o que vale é que tu és alta e com esse pescoço todo deves ter visto bem onde metias as patinhas...

Filoxera disse...

Há que fazer sentir o descontentamento e, sobretudo, as razões que levam àquele, como aqui fizeste e muito bem.
Força!
Beijos.

Blue Angel disse...

Eu achei vergonhosas as declarações da ministra...

Nivea