Para além de outras raízes da indisciplina, existe uma que considero muito importante...a falta de motivação por parte dos alunos, a falta daquele "brilhosinho" nos olhos, quando os professores falam...é por isso que ando à procura de formas de estar e de ser dentro da sala de aula e mesmo fora dela, que CATIVE a vontade de aprender por parte dos alunos.
Por vezes, consigo ver o tal brilhosinho nos olhos dos meus alunos e quando tal acontece, chego ao fim do dia feliz e com a sensação de "dever cumprido"!!
Excertos do livro referenciado abaixo (opiniões de alunos do ensino básico):
Ana: "É um professor que explica a matéria usando ilustrações e histórias. Quando vê que estamos a ficar muito cansados e fazemos barulho, ele para um bocadinho e conversa connosco, como o Professor de Matemática."
João: "É um professor que seja nosso amigo e converse para saber os nossos problemas, não dê a matéria a correr e ajude a tirar dúvidas."
Raquel: "Gosto dos professores que nos tratem por "tu". Há disciplinas muito difíceis, porque é preciso estar com muita atenção e a maior parte de nós não consegue estar muito tempo sossegada."
Mafalda: "É um professor que nos deixe estar descontraídos na aula. Há professores que se vê que gostam de ensinar e outros que não gostam e estão sempre a pensar que os alunos estão a gozar com eles....Na disciplina de Físico-química fazemos experiências e isso torna as aulas mais vivas."
Sara: "Embora haja disciplinas em que é mais difícil motivar os alunos, penso que o bom professor deve provocar a interacção, promover a investigação e a participação activa de todos os alunos. "
in "Motivar os alunos - criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas." de Maria José Balancho e Filomena Manso Coelho.
11 comentários:
Girafinha!!!!!
Onde andas que não dás sinal de vida???
Que giras estas declarações das criancinhas.
Beijinhos
Por acaso eu ando a tentar isso de aulas práticas (embora no meu caso seja um pouco difícil) com os meus alunos do 12º... Tem corrido muito bem... Depois experimente com os do 11º e já correu mal... Nem penso em tentar com os do 10º, depois ainda me arrependo...
beijos
Gostei de ler estes comentários dos miúdos !!
bj
É sempre interessante e muito proveitoso pôr as crianças a colaborar a interajir, é importante
sentem-se importantes e então o tal brilho nos olhos aparece.
Beijo
Isabel
Professores, escutem estas opiniões!!! Valem ouro!
Um beijo
Nivea
Ai estas crianças...mas é verdade que não hà nada como AQUELE brilho para NOS motivar a nos também!
beijinhos
É importante escutá-los, mas não é tudo. Temos que saber quem somos e o que queremos da escola.
Espero que as coisas vão bem por aí.
Abraço,
~CC~
Não conheço esta obra, embora uma das minhas áreas de interesse e estudo seja a Motivação e Interesses dos Alunos.
É preciso estar atento aos sinais, à voz dos alunos, sem deixar de fazer a ponte com aquilo que nós consideramos ser os Valores importantes a transmitir, face à necessidade de uma educação integral.
Beijinhos e boa semana.
Gostei de ouvir as opiniões das crianças.
Ser professor não é fácil. E motivar os alunos também não. Mas há aqueles que se eforçam e acabam por ter bons resultados e os outros acho que uma minoria deixa andar e não se importa com o resultado de um ano de trabalho
Meu filho, aos 13 anos, assim como a grande maioria da sua classe, apresenta resistência para ser cativado.Felizmente este ano conheceu um professor de Lingua Portuguesa que está conseguindo quebrar a barreira, apenas com pequenas mudanças de atitude dentro da sala de aula.As crianças o adoram e o respeitam. E os pais, agradecem seu empenho!!! proferssor :o)
É alguém que os respeita, que os elogia quando se esforçam, e que os ouve. Se as aulas forem dinâmicas ainda farão uns quantos sorrisos :)
Enviar um comentário