Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

segunda-feira, 1 de Novembro de 2010

E se existisse um dia para as fadas?


Deve ter sido das primeiras vezes em que chegou perto ao Halloween e eu não fiz nada com os meus alunos, a propósito do tema, pelo menos, costumo colocar um ou outro desenho para eles pintarem no final de uma qualquer ficha de trabalho. No caso de Estudo Acompanhado, é habitual (se a colega lecciona Inglês) fazer atividades que recorram à terminologia associada à época (pumpkin, graveyard, witch, mummy...and so on) e faz-se umas coisas engraçadas, decora-se a sala, etc...

Fez-se isso numa turma, porque se proporcionou, nas outras turmas, a angustia de "correr" no programa de Matemática é cada vez maior. Sabem qual é aquela sensação do "estou nas expressões numéricas, mas já deveria estar nos múltiplos ou outra coisa qualquer??" e cai-se no domínio do programa sobre as aprendizagens efetuadas e na angustia do tempo que passa e "temos que seguir que já estamos atrasados...". A perversão total, o mundo a girar ao contrário...

Imaginem agora um lugar onde os ritmos fossem aqueles que acompanhassem os alunos, onde o programa fosse adaptado às necessidades e desejos de aprendizagem de cada um, onde cada qual "desenhasse e planificasse" o seu plano de trabalho, e trabalhasse os seus específicos conteúdos, onde o professor, fosse apenas, e tanto, o seu guia-orientador, que contribuísse para ampliar os seus conhecimentos e servisse como uma porta que o aluno poderia abrir quando assim estivesse apto?!

Sou só eu que sonho nestas coisas?? Serão assim tão despropositadas? Estará a escola da atualidade a formar o tipo de adultos que se desejam para sociedades autónomas, auto-sustentáveis e criativas, capazes de gerarem bem estar??

Mas, em família, deu para comemorar o dia das bruxas, vai daí a prima lembrou-se de fazer uma little festa lá em casa e em que todos nós colocámos fatos e carantonhas a condizer com dia...riram-se muito quando eu espreitei, na porta da cozinha, com olhos carregados, baton preto na boca e verruga ao canto do nariz, o chapéu, pois está claro, bicudo, preto com abóboras e uma cabeleira loira de encantar, um verdadeiro espetáculo.

À noite, vimos um filmezito que encaixava com o dia (noite), do Sr. Realizador Tim Burton, que me parece ser fulano criativo q.b.!! ...Gostei!! Vale a pena ver!

Reparem também nas borboletas...qual o significado delas no filme?! Hummm?? Desafio...vejam e respondam apenas com uma frase ou palavra!!



E aqui está uma das cenas mais melodiosas do filme, que aliás, tem uma banda sonora muito engraçada e bem interessante.

Já agora...e se existisse também um dia para as fadas??

4 comentários:

Fátima André disse...

hummmmmmm nã, nã, nã isto dos dias comemorativos disto e daquilo deviam de acabar... não está o país em crise?
Todos os 365 dias devem ser dias de tudo o que é BEM! Não será assim tão difícil se cada ser humano decidir somente praticar o BEM. Será assim tão difícil?

Luísa disse...

Interessante!
Vou ver o filme que ainda não vi...
Beijinho terno

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssima amiga,

Sem dúvida, faz falta um dia das fadas, porque nas nossas infâncias era esse o lema que nos fez crescer na bondade. Hoje o Halloween é um tema importado de uma tradição estrangeira que entrou via auto-estradas da Globalização.

Os automatismos que estamos a criar nesta educação para a econometria não irá potenciar nem seres humanos criativos, nem capazes de sonhar e de serem felizes, mas tão-somente a capacidade de produzir e consumir. Estamos numa sociedade que necessita urgentemente de mudar de paradigma para rumarmos a um mundo melhor. Infelizmente o peso da tecnocracia e os sistemas de oligopólios não irão facilitar a mudança para paradigmas Humanistas rumo a mundo melhor em que todos possam ser mais felizes.

Saudações cordiais e fraternas, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Dani disse...

Olá!

Obrigada pela visita e pelo comentário! Tb gostei do que li por aqui até "roubei" o texto sobre a solidão!

Fadas... no início deste ano a direcção da minha escola contratou uma professora que quando se apresenta acrescenta: "Eu sou uma fada!" (",)

Escusado será dizer que me apaixonei logo por ela e que ela traz muita cor e magia à sala dos professores!!

Vivam as fadas!!