Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Vocês conhecem-me??

Imagem algures da net (prometo que me vou portar bem e retirar os links todinhos de onde retirei as imagens - daqui para a frente, é que sou muito trapalhona :-))

Ganhem coragem e respondam a este desafio, que encontrei no: http://cronicasdorochedo.blogspot.com/.

1) A minha escova de dentes é branca e...
a — Laranja
b — Vermelha
c — Azul
d — Roxa
e — Nem eu própria sei pq não olho a pormenores desse género.

2) Qual destas era a minha personagem favorita das revistas Disney?
a — Tio Patinhas
b — Zé Carioca
c — Minie
d — Margarida
e — Pateta

3) Não me convidem para uma refeição de...
a — Gosto de todas
b — Comida Mexicana
c — Sardinhas assadas
d — Lasanha
e — Rodizio brasileiro

4) Que cidade que mais gostaria de visitar?
a — Roma
b — Cairo
c — Madrid
d — Veneza
e — Londres

5) De qual destes filmes gostei mais?
a — E tudo o vento levou
b — Suspeita
c - Mulheres à beira de um ataque de nervos
d — Up Altamente
e — A saga do Senhor dos Anéis

6) Sonho com...
a — Tom Cruise
b — Nada de especial
c — Viver até aos 100 anos
d — Viajar pelo mundo fora
e — Tornar-me famosa

7) Os meus piores pesadelos são com:
a — Cobras, lagartos ou crocodilos
b — Aranhas
c — Acidentes
d — Crimes contra a humanidade
e — Monstros

8) Nos canteiros dos jardins gosto de ver...
a — Hortênsias
b — Flores silvestres
c — Violetas e amores perfeitos
d — Rosas vermelhas
e — Petúnias

9) Dos escritores que se seguem, de quem li quase toda a obra?
a — Agatha Christie
b — Laura Esquivel
c — Günter Grass
d — José Saramago
e — Torey Hayden

10) A minha música preferida é...
a — Blues e jazz
b — Céltic and New Age
c — Clássica
d — Rock and roll
e — Heavy metal

11) Qual é o meu jogo favorito?
a — Playsation
b — Monopólio
c — Sueca
d — Pictonary
e — Scrabble

Bom Fim de Semana!



Gosto imenso da maior parte das músicas deles - dos Police. Hoje ouvi-os no carro, e partilho agora convosco, desejando-vos um excelente fim de semana!!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Energias esgotadas





Sinto-me esborrachada contra a parede...hoje o dia foi complicado. Dois dos meninos da minha turma decidiram pintar uma colega com um marcador de feltro preto. Quando eu soube do que se tinha passado já a miúda estava a ser limpa e as lágrimas escorriam pelo rosto...

Eram meninos da minha Direcção de Turma, assim como a rapariga o era. Ia eu para uma aula de Estudo Acompanhado e desviei caminho para agir de imediato. Fui atrás deles, dirigi-lhes ordens para me acompanherem à Direcção ao que acederam muito a custo. Condiderei ser inadmissível e mandei chamar os Encarregados de Educação, tanto eu como a Directora da Escola falámos com eles.


Custa-me imenso ter de chatear os pais nos seus respectivos trabalhos, mas considero que se não existir persistência nas acções, exigência nas atitudes/comportamentos e marcação de limites firmes...não formamos bons profissionais e nem bons cidadãos de futuro...


Tenho imensa paciência com eles dentro da minha sala de aula, respondo-lhes com carinho, amor e afecto quando se dirigem a mim aos berros e com atitudes rudes...eles sentem que os respeito muito e que tenho por eles muita consideração, mas penso que também sabem que actuo de imediato, conforme as acções de cada um, penso que também sentem que procuro ser justa e correcta em todos os momentos que estou com eles e que gosto de cada um em particular e de igual forma. Defendo-os sempre em qualquer situação, são os "meus meninos" e por pior que sejam, foi entregue a mim a sua "Direcção" e eu aceitei!


A disciplina e correcção de comportamentos deve partir não só da Escola, mas principalmente de casa - das famílias. Enquanto estas não forem responsabilizadas, nada se conseguirá no sentido de um novo rumo nas futuras gerações! É obrigatório que as famílias se envolvam na educação dos seus filhos, que lhes dêem carinho e afecto, que conversem com eles, que se dediquem a perguntar-lhes: " como foi o teu dia?" é essencial que os governos sintam que têm que dar condições aos pais e às mães para passarem mais tempo com os seus filhos.


Cartazes publicitários de candidatos a dizerem " o futuro das escolas é estarem abertas das 7h às 19h" são uma perversão dos valores mais altos das sociedades. Desculpem, mas fui educada a dizer sempre a verdade (pelo menos àquela que eu sinto!!).

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Há vinte anos era eu uma cachopa...



Foi mais ou menos há vinte anos que nos conhecemos - "cócó, ranheta e facada", eramos uns jovens universitários em Trás os Montes e ALto Douro...exilados no Norte, frio de rachar, mas com belas montanhas a rodear... (desse frio hoje tenho saudades!).

A ela, à facada, encontrei-a encostada num qualquer cesto de papeis, junto a um dos anfiteatros onde tinhamos aulas, talvez no Geociências, não sei. A ele - ao "Cócó" já não sei onde o vi pela primeira vez! Sei que ficámos os três juntos, ligamo-nos numa amizade que dura até hoje. Era o nome de código - eu era a ranheta pois está claro!!

A ela vejo-a muitas vezes, pois vive perto e pode-se dizer que é a minha "best friend", casou, tem um filhote lindo e viu crescer os meus filhotes. Almoçamos e jantamos em casa uma da outra para por a conversa em dia.

A ele, não o via faz uns 8 anos, ainda a minha filha mamava!! Foi excelente revê-lo, uma tarde bem passada, com conversa fiada, de sol em pleno e convidativa ao passeio ao ar livre (no sábado). Tirou um segundo curso (tal como eu) e está igual - S-e-m u-m c-a-b-e-l-o branco!!!

Sei que não conheces este meu espaço, mas fica o registo...foi bom rever-te e quero que sejas FELIZ!!

Quanto à escolha da música, já não é novidade, eu gosto bastante deles - Alan Parson´s Project, esta, estou sempre a ouvi-la :-). Uma noite boa e uma excelente semana!!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Namorados à venda!

Imagem daqui
Hoje à espera do comboio, vi um, do outro lado da linha com os seguintes dizeres:

Uma carruagem - próxima paragem: sapatos
Outra carruagem - próxima paragem: camisola de Inverno

Outra carruagem - cinema + pipocas

Uma das últimas carruagens que vi - próxima paragem: namorado + ténis
A minha cabecinha ficou baralhada, de imediato pensei que exixtiam lojas onde se vendiam namorados...se as existem quais são? E como os arrumam? Prateleiras, estantes ou gavetas???Para que ordem de valores?? E dá para alugar um agora para o próximo dia 14 de Fevereiro???




Devaneios de quem espera pelo comboio:-)

O rapaz da lancheira


Imagem daqui

Cruza-se comigo quando pela manhã subo as escadas do metro, já perto da minha escola.

Mal olho para ele, sei que a tiracolo traz a sua lancheira, azul.

Funciona como relógio, eu saio do meio subterrâneo e venho para a luz do dia, ele sai da luz do dia e entra para o subterrâneo. Sei que àquela hora, naquele momento o rapaz da lancheira cruza-se comigo, mais ou menos a meio das escadas, ele a descer eu a subir.

Vidas que se cruzam, com algumas das mesmas rotinas. Como se chamará e o que fará na vida? Sei que tem uma lancheira, sei que é azul, mal olho para ele...

Às vezes apetecia-me dizer-lhe olá, como está? Ou apenas sorrir...

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Deixa o mundo girar...




Estes últimos dias não têm sido nada fáceis para mim, imensas dúvidas têm surgido cá dentro...inside. Surgem-me questões de como proceder melhor dentro da minha sala de aula e também, como proceder melhor dentro do meu próprio coração com coisas que cá dentro, parece-me a mim, ainda não estão bem resolvidas.

Esta luta interior, por um lado relacionada com questões profissionais, por outro, com questões da minha vida pessoal, tem-me colocado em silêncio e reflexão interior..

E assim, caída do céu, surge esta música logo pela manhã, ia eu de carro para apanhar o meu transporte matinal. Sorri dentro do carro. Este é um grupo musical (Pólo Norte) que aprecio muito, tanto pela sua musicalidade como pelas letras que compõe.

E quantas vezes vou ser eu capaz de deixar o passado para trás, e será que alguém por engano entrou? (Não acredito muito em "enganos"). E agora, se por engano entrou, como sai?? Será que também por engano sai?!

E devo eu impor ordem dentro da sala de aula, mandando meia dúzia cá para fora? E fazem o quê na rua?? Até onde deve-se estender a "paciência" do Professor?? O que deve ou não admitir e aceitar? E que tal termos todos um cursito de pedopsiquiatria e psicologia infantil mais a de adolescentes?? Deveria a escola/agrupamento, ter estruturas, formas de estar e proceder que acolhesse todos os casos um por um, de forma eficaz e resolutiva...estamos a pensar em gerações de futuros profissionais ou antes de futuros marginais (de toda a forma e feitio).

Queria...

Que a minha sala de aula ACOLHESSE verdadeiramente,

Fosse um espaço agradável com multiplas funcionalidades, e a um cantinho tinha materiais/livros/jogos e outras coisas...queria COR muita cor...queria aquecedores e um projector, queria também um computador e mais ESPAÇO, menos atolhimento. QUeria mais SORRISOS e menos gritos...

Estou a sonhar muito? OLhem, pelo menos deixem-me querer...

Por isso, esta música caiu que nem ginjas...o melhor mesmo é deixar o mundo girar, afinal estás de passagem para outro lugar :-)! E o sorriso, esse é o melhor remédio.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Uma Canção na Rádio...


E retomei de novo as aulinhas...os meninos, estavam agitadíssimos...o Natal, o Ano Novo, as prendas e as festas e blá blá blá, Matemática que é boa, isso nem pensar...


Notei em alguns olhares tristes, questionei:

- E o Natal?


- "Normal" - obtive de resposta.



Receio bem que o "normal" seja igual a um dia tão complicado como os outros...nem tive coragem de perguntar pelos presentes destes meninos. É que há bairros complicados, famílias complicadas, zonas complicadas, traduzem-se em amargura no olhar das crianças (nuvens cinzentas, pensei eu)

...o meu olhar, de qualquer forma, brindou-os a todos com a alegria de estarmos todos juntos outra vez a aprender!



De regresso a casa ouvi esta música dos Clã que agora vos deixo. Gostei, partilho-a, portanto:






sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Happy New Year

Centro de mesa criado por mim e colocado na mesa do nosso Natal - Foto minha


Bem sei que é quase um clássico, nada original, mas antes desta loucura toda de reviver os ABBA já eu gostava muito deles (nunca aliás deixei de gostar deste que nos anos 80 os ouvi pela primeira vez).

Não imaginam a quantidade de vezes que eu cantei esta música, tentando acompanhar a letra que vinha com o disco de vinil comprado na minha adolescência!

Não seria meu este blogue se não tivesse este clássico. Cá fica então, neste primeiríssimo dia do ano de 2010:

Happy New Year dos ABBA:




No more champagne
And the fireworks are through
Here we are, me and you
Feeling lost and feeling blue
It's the end of the party
And the morning seems so grey
So unlike yesterday
Now's the time for us to say...

Happy new year
Happy new year
May we all have a vision now and then
Of a world where every neighbour is a friend
Happy new year
Happy new year
May we all have our hopes, our will to try
If we don't we might as well lay down and die
You and I

Sometimes I see
How the brave new world arrives
And I see how it thrives
In the ashes of our lives
Oh yes, man is a fool
And he thinks he'll be okay
Dragging on, feet of clay
Never knowing he's astray
Keeps on going anyway...

Happy new year
Happy new year
May we all have a vision now and then
Of a world where every neighbour is a friend
Happy new year
Happy new year
May we all have our hopes, our will to try
If we don't we might as well lay down and die
You and I

Seems to me now
That the dreams we had before
Are all dead, nothing more
Than confetti on the floor
It's the end of a decade
In another ten years time
Who can say what we'll find
What lies waiting down the line
In the end of eighty-nine...

Happy new year
Happy new year
May we all have a vision now and then
Of a world where every neighbour is a friend
Happy new year
Happy new year
May we all have our hopes, our will to try
If we don't we might as well lay down and die
You and I