Sobre a sexualidade, tema abordado em área de projecto:
Aluna X:
- Quando sabemos que encontrámos o nosso príncipe, o homem dos nossos sonhos?
Resposta escrita pelas professoras no quadro, para gerar discussão e reflexão:
- Quando fizer 17 anos, exactamente um dia depois do meu aniversário, às 17 horas, na padaria.
Reacção geral:
Risos e gargalhadas...
Análise geral:
É uma experiência tão pessoal, ninguém sabe...não há encontros pré-marcados nem "pessoas certas", momentos ideais exactos, horas e locais marcados..., depende só dos nossos sentimentos, dos nossos afectos, que são tão pessoais...
Aluna X:
- Quando sabemos que encontrámos o nosso príncipe, o homem dos nossos sonhos?
Resposta escrita pelas professoras no quadro, para gerar discussão e reflexão:
- Quando fizer 17 anos, exactamente um dia depois do meu aniversário, às 17 horas, na padaria.
Reacção geral:
Risos e gargalhadas...
Análise geral:
É uma experiência tão pessoal, ninguém sabe...não há encontros pré-marcados nem "pessoas certas", momentos ideais exactos, horas e locais marcados..., depende só dos nossos sentimentos, dos nossos afectos, que são tão pessoais...
No entanto, a sexualidade tem que ser vivida sempre integrada na vida afectiva, e o adolescente ainda mal se conhece a si...há que nos inteirarmos do nosso corpo, compreendermos as nossas mudanças...nada de precipitações, nada de consumo dos outros como se fossem barras de chocolate (nem estas deveriam ser consumidas assim :-)) do super-mercado, consumo irresponsável desenfreado...
Ainda sobre reprodução humana:
- Aluno: Ó Professora...esqueceu-se do "l" nas regiões "púbicas"!
- Professora: É mesmo assim, não são regiões "públicas" são regiões "púbicas" (com um sorriso e pronta a lançar uma gargalhada que tive que conter).
Ainda sobre reprodução humana:
- Aluno: Ó Professora...esqueceu-se do "l" nas regiões "púbicas"!
- Professora: É mesmo assim, não são regiões "públicas" são regiões "púbicas" (com um sorriso e pronta a lançar uma gargalhada que tive que conter).
Outro pequeno diálogo:
- Professora: qual é a diferença entre óvulo e ovo?
- Aluno: óvulo é da mulher, ovo é da galinha e é para comer!
Bem, eu já tinha explicado isto antes, mas parece-me que são tantas as vezes que temos que repetir o mesmo para lhes entrar naqueles neurónios!!
Outra ainda:
- Aluno: ...e as bolinhas ...
- Professora: não são "bolinhas" são "testículos"!
É por isso que eu não sei como se consegue permanecer sério do princípio até ao final de uma aula!! Não sei nem quero...eles são tão engraçados e ao fim ao cabo, também têm imenso para nos contar!
Boa semana!!
2 comentários:
Afinal, de vez em quando a tua profissão é divertida.
Ainda bem.
Beijinhos, linda
E quem queria permanecer serio ?? Dar aulas é muito divertido. nao so de vez em quando, Bluevelvet :))
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