imagem daqui: http://www.fortunecity.com/greenfield/eco/813/microscopio_hooke.jpg
imagem retirada daqui: http://www.electrargen.com.ar/fei/tem/f20cfrontergo.jpg
É já por aqui...
Pois é, 3ª feira lá correu com toda a normalidade possível, dentro da fantástica oportunidade de estar a dar aulas outra vez!
Aquela minha impressão inicial dos sorrisos escassos, desvaneceu-se, as pessoas foram muito simpáticas e dentro dos possíveis, acolhedoras.
Tive a sorte de encontrar colegas, que me acolheram de braços abertos e prontamente me explicaram promenores do funcionamento "geral" das coisas, uma delas foi uma querida e tem-me ajudado a inteirar-me de tudo o que preciso para a minha integração total na escola.
Agora, os meninos, a turma propriamente dita...
Fiz um jogo de apresentação com eles, pedi-lhes para que dissessem o nome e uma característica a eles associada, começada pela primeira letra do nome deles...surgiram bonitos, humildes, jogadores, malandros, amigos...e muitos mais.
Turma simpática e motivada, olhinhos bem atentos e alguns espertalhões vivaços, mas nada demais.
Já mais para o fim, depois das apresentações, expliquei-lhes que as ciências eram bem mais do que vinha no Manual, disse-lhes que gostava que eles contribuíssem, sempre que assim entendessem, com conhecimentos adquiridos de outras fontes, que questionassem sempre que quisessem e partilhassem informações que considerassem pertinentes. Expliquei que um professor não é detentor da verdade e que por isso nem sempre eu poderia dar respostas imediatas a questões que fossem "extra", mas que iria procurar e traria as informações que me pedissem.
Despertei-os para a evolução das ciências e cientistas, que o que se conhece hoje não é o mesmo que os cientistas consideravam como verdades absolutas, que existiu evolução, e que foi tudo uma sucessão de tentativas - erros. Até o que conhecemos hoje e aceitamos como verdades científicas, poderão não o ser num futuro próximo!
Sugeri que um dia podiam ser eles, em grupos de trabalho, a prepararem uma ou outra aula, para dar aos colegas...
Na aula de hoje, entreguei-lhes uma vinheta histórica sobre o microscópio, fi-los associarem legendas aos constituíntes do microscópio e a obsevarem, ao microscópio, preparações contendo células vegetais e animais. Por fim desenharam o que viram e mais faria se tivesse tido tempo!
Um deles veio-me dizer no fim que eu era muito "fixe" e que a aula tinha passado muito depressa!!
Esbocei um sorriso, disse-lhe que era bom sinal! Foi a cereja no topo do bolo!
Dar aulas e estar com as futuras gerações é o que de facto gosto mesmo de fazer!
imagem retirada daqui: http://www.electrargen.com.ar/fei/tem/f20cfrontergo.jpg
8 comentários:
Parabéns senhora professora. De facto a melhor maneira de ensinar é cativando a atenção...os exemplos práticos são de facto a melhor forma de aprendizagem.Até para nós, adultos, só teoria é uma seca!
Fico feliz que tudo tenha corrido bem.
Fico à espera da visita...ou combinamos um cafézinho em Coimbra.
Fica bem amiga.
*** para os três.
olá! :-) fico muito feliz por teres sido colocada. Há meninos com sorte! Felicidades!
PS: tenho passado por cá mas não tenho comentado. Desculpa. Beijoca.
Até fiquei com saudades das aulas de ciências......
BJS
Segui uma pista até este mundo colorido. São fantásticos os livros de ciências, costumo achá-los muito poéticos...falo a sério :)
É bom dar aulas...tantos anos passaram e ainda o sinto.
~CC~
Gostei muitissimo deste post. Desejo de todo o coração que no final do ano lectivo possas voltar a escrever um outro com o mesmo sentimento.
Se assim fôr... ou tiveste sorte ou és daquelas pessoas que consegue captar o que há de melhor dentro das pessoas (neste caso alunos), e transformar possiveis adversidades em momentos proveitosos e felizes.
Em qualquer dos casos... os meus sinceros parabéns.
Óptimo! O que é preciso é haver muitos professores que o sejam por gosto.
Beijos.
Enviar um comentário