Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Que te transformes em tudo em que queiras transformar..voa querido amigo!

ilustração de Sam Weber, escolhida por Rolando Palma para ilustrar o poema à árvore, criado por ele



Pensei muito antes de fazer esta despedida, ao mesmo tempo homenagem a um querido amigo brutalmente assassinado no Rio de Janeiro, pensei, porque na verdade acredito que quanto mais escrevo, penso e digo (e todos nós) mais ele se prende à matéria, menos capacidade terá de voar...e subir - que é o que mais desejo, pois acredito piamente que ele agora é energia em direção a uma luz brilhante algures noutro plano de existência. Mas..escrevo agora, porque se não o fizesse, algo ficava em mim por dizer e partilhar com todos os outros que também partilhavam com ele, que também o achavam um ser lindo!

O Rolando era para mim um elfo, um duende mágico, um ser com qualidades e sensibilidade muito muito afinadas. Muitas vezes troquei com ele opiniões sobre músicas, filmes, escritos, ditos...enfim, e foram pequenas magias..diziamos muitas vezes que a vida era repleta de pequenas magias/milagres que era só estarmos atentos, "colecionávamos" momentos que nos tinham acontecido para partilharmos estes pós de prilimpim pim...era um ser (é e será sempre) criativo, polivalente porque amava a vida e as suas coisas..senti que queria muito encontrar um amor verdadeiro grande ..enorme, para dar tanto, tanto, que emanava pelos poros (parece que o tinha conseguido e estava feliz...)...um sonhador maior que eu (e o que eu sou de sonhadora é muito!!).

Um dia eu estava à procura de poemas sobre árvores, era o dia da árvore, e ele em menos de nada, do outro lado do PC, on line, lança-me um poema lindo cuja a autoria - dele - queria que ficasse a minha!!! Recusei, disse que colocaria o seu nome, que era dele - mas mais uma vez mostrou o grande que ele era!! Deixo esse poema e a imagem que ele escolheu para o ilustrar...disse-lhe eu assim: se tivesses que escolher a imagem para este poema qual escolherias? Disse ele - esta - e enviou-me - porque é alguém que agarra no seu rebento como uma leoa agarra as suas crias - com amor, cuidado e muito carinho!! Fiquei surpreendida! Mas, não muito, porque ele já me tinha habituado a estes sublimes modos de estar e ser...

Era um ser, também ele com um carinho e cuidado enorme pela sua família, pelas suas filhas, que neste momento devem estar ainda tentando acreditar em tudo o que aconteceu...pela sua querida mãe de quem falava com tanto amor! À sua família transmito o desejo que tenho que alcancem paz dentro dos seus corações e acreditem que ele está de regresso a uma luz que também o ama muito, sintam por favor que é preciso deixá-lo "voar" em paz e que transmitiu e deixou muitas coisas bonitas a tantos de nós por ter um coração do tamanho do mundo e isto deverá ser importante para não lamentarmos mais o que nos parece ser uma coisa tão cruel!! Deixo-vos também um sentimento de enorme compaixão e de ligação com o vosso sofrimento....fiquem bem.

À familia da sua querida namorada e a ela própria, deixo também um sentimento de muito carinho, ligação e compaixão e também gratidão porque o Rolando estava feliz!!

Adeus meu querido amigo e até sempre!!

"Eu não sou só uma árvore,
sou também a cadeira onde descansas,
a cama onde adormeces,
a moldura onde te revês,
o lápis com que aconteces.

Sou tão viva como tu, choro seiva e grito de dor.
E tu – sim tu – que és humano
Fecha os olhos e toca-me, sente-me.
Não sou gente, é certo – mas tenho alma.

E a alma das árvores é a alma da terra, a alma dos mares e dos céus que desconheces,
Somos as vozes que existem mas que não escutas,
Somos o chão que pisas e desdenhas.
Eu não sou só uma árvore, sabias?"

Rolando Palma (Obrigada por tão magnífico texto!!:-))

Eu sou a fadinha do lago dos nenúfares cor de rosa, um grande kissplim para ti! Muito Muito Grata pelas tuas partilhas :-))

20 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado por tão lindo post, nesta COLETIVA em HOMENAGEM ao amigo da blogosfera ROLANDO PALMA! Certamente esta feliz com tudo que leu aqui, e seus amigos e familiares contentes com com esta lembrança no sétimo dia de sua morte!

Compondo o olhar ... disse...

unidos na saudade!!! fique em Paz, amigo e companheiro Rolando...

Anónimo disse...

Muito bonita a tua homenagem.

Beijinhos

lis disse...

Belíssima Homenagem Nenúfar-cor- de rosa ! de cor singela e delicada como era também a escrita , as mensagens e o carisma do doce e eterno Rolando Palma.
O espírito é indestrutível e ele já voa entre os duendes mágicos.
Que voe bem alto e livre amigo é que queremos todos .
Obrigada Nenúfar pela escrita tão brilhante que me encantou tal a escrita do nosso amigo.
Voce também é especial!
um abraço

Jacinto Palma disse...

Fantástico! Retrata bem a personalidade do Rolando.

De arrepiar ...

Obrigado por este momento.

Jacinto Palma

Filoxera disse...

Hoje molho os olhos. As palavras tornam-se insignificantes.
Um abraço amigo.

Sandra disse...

Um encontro cheio de amoções para homenagear aquele que tanto contribuiu e participou da vida de minhas pessoas, na blogsfera. Muitas vezes não encontrasmos palavras para expressar este sentimento, então deixamos o silencio guardado no coração.É com muito carinho que nos reunimos neste dia para prestar esse último carinho a uma grande Pessoa chamada Rolando Palma.

"A morte é só uma mudança de estado.
Depois dela, passamos a viver em outra dimensão"

Sandra

Luma Rosa disse...

Uma perda irreparável!! Como Emily Dickinson bem escreveu: "A Dor tem um Elemento de Vazio" e essa homenagem pode não suprir a lacuna que ficou, mas por agora, o encontro de amigos, trará algum consolo. Bjs,

Paula Raposo disse...

Uma lágrima com esta belíssima homenagem! Um beijo.

Cartas de Julieta disse...

Gostei demais dessa tua homenagem ao querido amigo Rolando e, como tu, também tive a preocupação de que o prendessem aqui nesse plano.

Penso muito nele, mas sem dor, apenas com uma saudade doce e terna. Bjs

Fatima Cristina disse...

Belíssima homenagem.

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Eduardo P.L. - Viva! Tentei responder no seu cantinho, mas perdi-me porque constatei que tem imensos blogues!! Seja como for...muito obrigada pelas suas palavras a a homenagem a Rolando tinha mesmo que ser deixada aqui é sim um tributo a um homem especial! Volte sempre!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Compondo o olhar: faço minhas as suas palvras e obrigada por deixá-las aqui registadas!

JOana: Obrigada Joana!

Lis: Obrigada pelas suas belas palavras, fiquei babada (ehhee) beijinho, volte sempre!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Jacinto Palma: obrigada! Volte sempre!

Filoxera: já deixei umas palavrinhas no escrito a quente, obrigada!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Sandra: às vezes o que sentimos não pode ser mesmo posto em palavras, ultrapassa a escrita, outras vezes conseguimos fazer transparecer um pouco outras vezes, alguns de nós ( o Rolando é um deles..) conseguem, através das palavras, fazer-nos sonhar :-)). QUanto a tristezas..mais vale não escrevê-las..temos é que senti-las para poder ultrapassá-las!Volte sempre! Obrigada!

Luma Rosa: sim, o encontro entre amigos é bonito e reconforta sim! Obrigada! Volte sempre!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Paula Raposo: Obrigada pelas suas palavras...eu deitei várias lágrimas e ainda permanece alguma dor..beijinho, volte sempre.

Cartas de Julieta: Obrigada pelas suas palavras..confesso que penso sim bastante nele e sinto alguma dor ainda..vai passar ! Beijinho e volte sempre!

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Fátima Cristina: obrigada! Volte sempre, beijinho.

Gislene disse...

Olá!

Lindo teu blog.

Também era amiga do Rolando.
Que deixará muita saudade em mim.

Te sigo com alegria.
Um abraço,

Gislene.

Nenúfar Cor-de-Rosa disse...

Obrigada Gislene..vou espreitar o seu!! Beijinho

Graça Vasconcelos disse...

Lindo texto, muito lindo mesmo!Beijo grande "girafinha", não te esqueci, apesar de já fazer muito tempo que não passava por aqui. Boa Noite.