Um cantinho para sonhar, desabafar, partilhar, divulgar, voar, sorrir, emocionar...o meu cantinho secreto!

Foto tirada pela girafa antes de se transformar em Nenúfar...na vida real - Lago de Jardim em Mafra.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Às portas de 2010...


Em final de ano há sempre a necessidade de renovarmos as nossas esperanças e intensificarmos a nossa vontade de concretizar os nossos desejos e desejar mais ainda...ou não fossemos nós assim uma espécie de centelhas divinas capazes de criar e re-criar mais e mais...

Este ano que está quase a passar teve coisas muito boas para mim, foi muitíssimo construtivo, cresci imenso (não em altura, isso foram os meus filhotes), mas sabem quando por dentro dão um salto enorme?! Aconteceu comigo...

Tornei-me mais tranquila, mais serena e muito bem comigo própria. Se antes sentia que queria ter alguém para partilhar a vida, hoje sinto que devo estar bem só ou acompanhada e que a felicidade existe no agora, e sinto-a a toda a hora.

Também estou numa fase em que me comovo com coisas que se passam ao meu lado, ou que chegam até mim de alguma forma...isto foi-se apurando, talvez a maternidade tivesse sido a rampa de lançamento, mas tem vindo a intensificar-se.
Tenho orgulho em sentir-me em pleno, quando algo não me agrada, a luz vermelha surge de imediato e a voz interna acusa que devo evitar esse caminho...

Eventualmente, poderei mexer com algumas susceptibilidades, mas neste momento, nem me interessa muito que tal não aconteça, de facto até é positivo. Penso que temos que olhar mais para aquela parte invisível e não tão palpável, quanto a mim, urge desenvolver a parte espiritual e sentir as emoções, SENTIR e OUVIR o que nós próprios andamos a gritar lá por dentro (se nos ouvissemos mais vezes, não fariamos tantas "asneiras").

Esta talvez seja a mensagem que deixo para o próximo ano...mais do que escrever aqui a minha lista de desejos (quero uma casa de campo com lindo jardim e uma cozinha em tons de amarelo ou verde limão, bem grande...quero um armário com muitas prateleiras e gavetas, quero montanhas de viagens, quero um carrito novo, quero...)...quero continuar a ser feliz e a proporcionar sorrisos aos outros como penso fazer volta e meia (nem que seja só aos meus filhos e alunos, os meus fãs incondicionais - coitaditos).

Quero que 2010 seja um ano de crescimento por dentro e de caminho para uma maior felicidade, porque, meus queridos, mais do que ter é bom SER!!

FELIZ ANO NOVO!!



quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Votos de Boas Festas de um Nenúfar agirafado :-)


Para todos os bloguistas, vizinhos da blogosfera, internautas e amigos virtuais e reais também, desejo um Natal cheio daquele espírito de amor e fraternidade, com muito calor humano e muita neve cá fora (para os que estão no Norte do País ou perto do Alasca ou coisa do género, incluído o Pai Natal e renas) ou um sol do caraças para os que estão nos Trópicos (nesse caso que o Pai Natal tenha uma prancha de surf e uns calções à maneira e um saco para os presentes que seja impermeável).


Que este seja de facto o momento em que famílias e amigos se juntem partilhando o presente (talvez o mais importante) para além dos presentes...


Que este seja o momento em nos damos verdadeiramente àquele que se senta na nossa mesa e aos outros todos também.....


Que este seja o momento para pensar que o que está longe pode estar perto e o que é Russo ou da China ou do Iraque, eventualmente podia ser nosso irmão...


Os acasos às vezes podem-nos surpreender e aquilo que achamos não ser connosco, de repente pode vir a tocar-nos como se afinal fossemos nós ou um dos nossos...


Afinal, HUMANIDADE é esta e UMA só aqui e agora


FELIZ NATAL!!!


Feliz Natal


Espírito Natalino

O que uma festa no andar de cima é capaz de fazer...



Este ano o Natal entrou quase que sem pedir licença e os dias passaram por mim com enorme voracidade (ou velocidade?!). Fiquei a trabalhar, de forma intensiva, na escola até à última. Foram dias penosos com papéis e mais papéis para a avaliação, planos de recuperação, avaliação de planos de acompanhamento e mais isto e mais aquilo, folhas atrás de folhas que dizem isto e aquilo e mais não sei o quê e na verdade os meninos cada vez sabem menos e cada vez passam mais sem saber nada...
Se a frase não existia eu pensei nela nos últimos dias...Quanto mais papel, mais ineficiente é o sistema...por outras palavras: escreve-se muito para se esconder a ineficiência da coisa...assim, como se quem não quer a coisa e à laia de conclusão: o sistema educativo português vai de mal a pior (ai desculpem lá mas não dá para esconder a verdade..).
Era para fazer um post de Boas Festas, bolas (para enfeitar a árvore:-))!!!...É já a seguir....


P.S - a má disposição deve-se ao facto de ter uns vizinhos de cima que acham ter o prédio por conta deles e estavam a fazer uma tal barulheira que fui lá acima, a minha conversa:


- têm a consciência que não estão sozinhos no prédio? (mal me abre a porta um rapaz com ar de engatatão que deve ter sido empurrado para abrir a porta com ar de Cloney)


- pois tem razão (tentando lançar aquele olhar, diz o rapaz convencido que é giro pra caraças)


-é a segunda vez que cá venho avisar, estava a resistir vir cá a cima, mas a música tem vindo a aumentar de som..tenho crianças a dormir lá em baixo!! ( o nível da minha voz subiu de súbito e o rapaz ficou a modos que atrapalhado)

Aparece a rapaziada toda da casa, a amiga da dona da casa e restantes amigos...


-pois pois tem razão, desculpe, festa de aniversário e blá blá blá..´

- querem vir cá abaixo ouvir o vosso estardalhaço?? Venham ouvir o que eu estou a ouvir.. (digo eu meia descontrolada já, de pijama vestido e pantufas calçadas). Se as minhas crianças acordarem eu chamo a polícia (continuo eu..)

- nós paramos já (diziam todos inclusivé os que cheiravam a alcool que tresandavam)

Vim para o meu quartinho, ouvi cantar os parabéns e blá blá blá, ouvi sairem de casa e pronto.


domingo, 13 de dezembro de 2009

Curto Circuito :-)

Vi o filme "Electric Dreams" na minha adolescência (creio eu) e aquilo me pareceu tudo muito engraçado e animado. A música entrou-me nos ouvidos e permaneceu durante muito tempo. Ontem ouvi-a na rádio e resolvi partilhá-la.




E eis-nos no final do 1º Período, àqueles que estão a entrar naquela fase das grelhas de avaliação e preparação de reuniões de final de período...bons balanços e bom trabalho....
Neste post eu iria refilar sobre várias coisas que me parecem estar muito mal...ao invés, deixo um video que traduz algumas das reflexões que acho serem importantes e desculpem lá o mau jeito!

Nota: este video tem várias partes, coloco a 1ª e quem quiser segue o link para ver as restantes no youtube.




Boa semana!!!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Bolero de Ravel

Fadas

Caio no erro de ser repetitiva e por isso vou tentar voar para outras paragens onde o cansanço e a loucura do dia a dia não insistam em permanecer. Neste preciso momento, estava eu a elaborar um relatório para enviar urgentemente ainda hoje...trata-se de um relatório sobre a aplicação de um determinado applet no âmbito da aprendizagem da Matemática (chinês para alguns). Ok, voemos daqui e acompanhe-me quem quiser...estava eu - dizia - em frente ao meu PC, elaborando o tal escrito e blá blá blá. Tenho o hábito de trabalhar ao som do MEZZO (canal da TV cabo) que inclui música clássica e outras que me apetecem quando quero estar concentrada e respirar a tranquilidade que me entra na casa durante a noite. E começo a ouvir o Bolero de Ravel, meu Deus, que maravilha!! Partilho agora e aqui para quem quiser voar ao som desta música.

Fechei por momentos os olhos e esqueci a carrada de coisas que tenho ainda a fazer e de alguns pensamentos chatos que não me largam...
Parei e senti os violinos e os tambores a entrarem cá dentro,
E o compasso, a acelaração, o ritmo em crescendo. Senti-me fluir, senti-me eu, senti-me viva!
Consigo perceber que a humanidade afinal faz coisas magníficas quando deixa fluir a criatividade...
...sabe bem parar por momentos, instantes e refaz-se a energia que andava esgotada...


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Soltam-se as conversas...


Gosto do cheiro deste perfume, quando fica na pele e não é vulgar gostar logo de imediato dos perfumes que vou experimentando...comuniquei à minha mãe este desejo de o ter. Um dia destes, no telefone, dizia ela do outro lado:

- Então já compraste o perfume?
- Humm? Não!
- Então compra, pagas, mandas embrulhar e trazes para cá para casa para eu te oferecer no Natal!


-ok!


Está feito!! Um dia destes vou comprar as minhas prendas :-)




Numa aula de Matemática desta semana levei fitas métricas e réguas. Os alunos seguiriam uma ficha de trabalho (cedida por uma amiga e colega de estágio) que começava por pela frase: "hoje na aula do João vai uma grande azáfama, é só réguas e fitas por todo o lado...", pergunta um aluno:

- Professora o que é "azáfama"?

- Alguém sabe o que é? (pergunto eu);

- é uma grande confusão e baralhada! (B a responder)

- é mais ou menos isso...trata-se de uma aula em que os alunos andam muito atarefados em grande agitação a medir e a utilizar instrumentos de medição...

Passado uma meia hora, o que estava escrito na ficha aconteceu na nossa aula...a azáfama dos alunos era muita, mediam-se uns aos outros, palmo, pé, altura e envergadura...faziam comparações entre uns e outros e até a professora mediram. Um deles disse:

- Professora, a minha envergura (comprimento que vai da ponta dos dedos à outra ponta com os braços esticados) é igual à minha altura!!

- Olha o que tu foste descobrir! Muito curioso!! Vamos ver se nos outros alunos isso também acontece...

Lembrei-me logo da figura das proporções do Leonardo Da Vinci...


Um dia à mesa durante o almoço:

- Andas com um rico vocabulário (avô Xico para a minha S.)

- Sim, até já aprendi o significado das palavras: povoação, cercado e avido sem assento....!

Sonora gargalhada dos presentes

- Então se tem assento porque não lês com assento? Ávido!!! (mãe da S. que por acaso sou eu)

domingo, 6 de dezembro de 2009

Christmas Carol de Charles Dickens

A
Se tivesse que eleger um conto que representasse o espírito de Natal e que me tivesse marcado na minha infância/adolescência eu escolheria este que hoje partilho....

Há muitos anos atrás, ainda era eu menina e moça, ofereceram-me um livro de banda desenhada que se chamava "Um Conto de Natal", tratava-se de uma adaptação do Christmas Carol de Charles Dickens). Talvez tenha sido o livro mais lido por mim ao longo dos anos...adorava o livro, perdi a conta ao número de vezes que o li, encantava-me a história dos espíritos que visitavam o velho avarento, mau e rabugento Scrooge. Delirava com a caracterização do espírito do presente, folião, tremia com a presença do espírito do futuro...

Perdi (não sei como) o rasto ao livro, tenho pena porque queria passar testemunho aos meus filhos...

Já tinha falado da história ao meu filho de 12 anos, transmiti-lhe o gosto que tinha pela história. Assim que apareceu nos cinemas quisemos os dois ir vê-lo, juntaram-se a minha mãe e a minha filhota.

O filme é passado em Inglaterra, séc. XVIII, em plena época Natalícia, com neve que nos entra pelos olhos dentro (já que só se pode ver a 3D). Tive que ir explicando à minha filha o que iria acontecendo, pois não considero que seja muito infantil, é um filme para gente mais crescida e há partes que podem assustar os mais novos. Ouvi crianças a choramingar no cinema porque apareciam fantasmas representantes da dor e martírio das maldades que fizeram durante a vida...não eram imagens bonitas e entravam pela sala de cinema tal o realismo das imagens a 3D.

O conteúdo da história é para mim a imagem que todos deveriamos ter do Natal: uma época em que a alegria e amor pelo próximo deve prevalecer e em que podemos reflectir nos caminhos que desejamos escolher, tendo sempre presente de que, a qualquer altura, podemos refazer as nossas escolhas e opções, porque nos são dadas as oportunidades que forem necessárias para o fazer...

O filme nada é de especial, até porque já tinha lido o livro, mais rico para mim. Agora o "inside", esse sim é significativo, por isso, convido-vos, pelo menos, a lerem a história e eventualmente, depois, verem o filme.

Pedaço da história tirado daqui:

"Scrooge é um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.

Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e por isso três espíritos o visitariam."





terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Ainda os Marretas, uma Raposódia e os Queen

Uma amiga fez-me chegar isto por e-mail e eu não resisti...



Obrigada Chicha Bananica!